Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Flash Read > Figura De Linguagem: Uso De Pleonasmo

Figura De Linguagem: Uso De Pleonasmo

Categoria: Flash Read

Na língua portuguesa nos deparamos com algumas figuras de linguagem. Dentre elas, temos o pleonasmo e será abordado aqui a sua origem, o significado e como usá-la.

É uma palavra de origem grega: “pleonasmós”; que significa superabundância. É o emprego de palavras redundantes, de igual sentido; redundância. Há o pleonasmo vicioso, decorrente da ignorância da língua e que deve ser evitado, e o pleonasmo estilístico, usado intencionalmente para comunicar à expressão mais vigor, intensidade, ou clareza.

1 – São exemplos de pleonasmos viciosos: a brisa matinal na manhã, biografia da vida de alguém, bonita caligrafia, breve alocução, conviver junto com, decapitar a cabeça, descer para baixo, entrar para dentro, hábitat natural, monopólio exclusivo, partir em metades iguais, repetir de novo, sair para fora, sua autobiografia, subir para cima, surpresa inesperada, produtos produzidos pela fábrica, sobrevoar sobre a cidade, etc;

2 – Pleonasmos usados como figuras de estilo: O seu leito era a pedra dura, a pedra fria; Isso eu vi com meus próprios olhos; “Entraram no coche, carruagem sua especial dele” (Camilo Castelo Branco, aput Aurélio); “Que me importa a mim a glória? (Alexandre Herculano, Eurico, pg. 69); “Sorriu para Holanda um sorriso marcado de pavor” (Viana Moog, Toia, p. 294).

Vicente Silva

Título: Figura De Linguagem: Uso De Pleonasmo

Autor: Vicente Silva (todos os textos)

Visitas: 0

517 

Comentários - Figura De Linguagem: Uso De Pleonasmo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios