Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Conhecendo Kubrick

Conhecendo Kubrick

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Biografias
Comentários: 2
Conhecendo Kubrick

Obras clássicas, com histórias densas e cheias de simbolismos. Stanley Kubrick é o diretor que pode ser considerado completo, com seu currículo recheado de filmes sensacionais, para o público que não se contenta apenas com efeitos especiais ou reviravoltas extremas(comum aos filmes atuais).

Kubrick nasceu na urbana Nova York em 26 de junho de 1938, tendo iniciado sua carreira como diretor no filme Medo e Desejo, em 1953 e concluindo seu último, De Olhos Bem Fechados, em 1999, ano de sua morte. Entre elas, uma ficha de filmes geniais, carregados do que há de melhor em sua personalidade: críticas ácidas, épicos grandiosos, minimalismo, simetria, humor negro e densas tramas.

Dentre tal filmgrafia, há algumas obras que merecem a honra de destaque. 2001: Uma Odisseia no Espaço(lançado em 1968), adaptação homônima do livro de Arthur C. Clarke, impressiona por ser fiel ao livro, conter uma fotografia impecável e refletir toda a sensação de desconforto e reflexão que o tema proposto pode provocar.




Laranja Mecânica(1971) também não fica atrás. Também adaptado de um livro(autor Anthony Burgess), acompanha a história de Alex, um garoto que muito poderia ser qualquer pessoa. Gosto apurado para música e violência, passa a por um tratamento que tira toda sua liberdade.

O Iluminado(1980), amado por uns e odiado por muitos, adapta o livro de mesmo nome do escritor Stephen King. Mas são visivelmente obras opostas, sendo ambas de grande valor. Atuações impecáveis, e situações pesadas criadas habilmente marcam este clássico do terror.

Finalizando no melhor estilo Kubrick, há o filme De Olhos Bem Fechados, com Nicole Kidman e Tom Cruize escolhidos especialmente para o papel de casal principal. Relata a história de um relacionamento perturbado, de como a verdade age como uma ferramenta de construção e desconstrução, e também sobre como as máscaras libertam o que há de profundo na natureza humana.

Stanley Kubrick também tem seu dedo em A.I. - inteligência artificial(2001). Fruto de sua imaginação, mas não chegando nem a sair do papel enquanto em vida; Steven Spielberg assumiu o projeto, mesclando suas características e gerando um filme único.

Mas não menos importantes são as demais obras do diretor e roteirista. Lolita(1962), Dr. Fantástico(1964), Nascido Para Matar(1987) e outros também são imperdíveis, grandes clássicos que toda pessoa que julga conhecer de cinema deveria assistir.


Wallace Randal

Título: Conhecendo Kubrick

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 0

602 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 2 )    recentes

  • SophiaSophia

    24-04-2014 às 22:09:48

    Muito boa abordagem de Kubrik, nota-se que ele se esforçava muito para apresentar os melhores filmes ao público. Um homem merecedor de sucesso!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaiany Nascimento

    13-09-2012 às 13:52:19

    Gostei muito deste texto. Wallace você é um grande autor do site ruadireita.com, pois seus textos são de ótima qualidade e conteúdo, além dos assuntos interessantes de que trata aqui. Particularmente, eu ainda não conhecia este diretor chamado Stanley Kubrick, mas conheço o famoso filme redigido por ele: Laranja Mecânica. Conhecer um pouco de sua história foi muito interessante e fico aguardando por novos artigos produzidos por você! Obrigada por ajudar a promover o conhecimento.

    ¬ Responder

Comentários - Conhecendo Kubrick

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios