Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Alimentação > Os benefícios do tomate

Os benefícios do tomate

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Alimentação
Os benefícios do tomate

O tomate é um fruto de pouco açúcar provindo do tomateiro, com origem do povo inca no Peru e sendo comercializado internacionalmente com a colonização espanhola nas Américas. Usado em saladas, molhos, temperos, e no auxilio geral de vários pratos, o tomate está presente desde refeições populares às de elaboração mais refinada.

Consumir tomate pode trazer vários benefícios à saúde. O suco de tomate é constantemente usado em tratamentos para pacientes anêmicos, juntamente com os sucos de cenoura e berinjela. O tomate é um alimento depurativo, ou seja, que ajuda na manutenção e limpeza do organismo (pele, pulmões, figado, etc.), assim como o sol, a água, berinjela e uvas. Alimentos depurativos são agentes auxiliadores no processo de digestão, na umidade interna, na limpeza e na desintoxicação.

O fruto contém potássio, mineral que preserva a água das células e fornece elasticidade aos vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial, e fósforo que é responsável por várias funções cerebrais, e na regulação do equilíbrio hormonal. Contém hidratos de carbono, também conhecidos como glicídios e são necessários para a nutrição; e carboidratos que ajuda no processo de recuperação corporal. Os tomates são fonte de ácido fólico, popularmente conhecido como vitamina B9, que é fundamental na formação de fetos, e reduz as chances de ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o derrame cerebral. E, por fim, é a fonte mais abundante de licopeno, que proporciona sua cor vermelha viva. Oxidante, o licopeno combate os radicais livres, protege de vários cânceres, retarda o envelhecimento e auxiliar na circulação sanguínea.

As espécies de tomate são comumente divididas em:

-Santa Cruz, ou tomate tradicional, o mais usado na culinária. Geralmente em saladas e molhos;

-Cereja, também ainda conhecido como “mini tomate”, servido como aperitivos e em saladas;

-Saladete, usado em saladas;

-Caqui, forma arredondada, utilizado em lanches.

Sejam em lanches, molhos, saladas, ou até mesmo receitas caseiras para limpeza de pele, consumir tomates é muito bom. O sabor especial, a versatilidade e a contribuição para a saúde deixa o fruto irresistível, mas é claro, não se deve exagerar. Ao verificar os valores nutricionais diários, encaixar a quantidade de tomate correta pode equilibrar as refeições e controlar as calorias.


Wallace Randal

Título: Os benefícios do tomate

Autor: Wallace Randal (todos os textos)

Visitas: 0

625 

Comentários - Os benefícios do tomate

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios