Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Antiguidades > Serviços de restauração

Serviços de restauração

Categoria: Antiguidades
Visitas: 10
Comentários: 1
Serviços de restauração

A memória cultural de um povo, de uma nação, depende do acervo, dos objetos que são guardados e catalogados que compõe a história. Não importa quais os tipos de objetos, podem ser livros, quadros, esculturas, peças de artesanato, documentos, edifícios, monumentos, etc, são verdadeiros bens culturais que ajudam a contar e a entender a história e a cultura dos povos que viveram no local onde foi encontrado o acervo ou construído o patrimônio.

O serviço de restauração tem como prioridade, conservar e restaurar através de técnicas, parte da história cultural. As técnicas utilizadas pelos restauradores variam de acordo com objeto a ser restaurado, trabalho que exige muita cautela para não danificar e alterar a identidade do objeto a ser preservado.

Quando vem a mente o serviço de restauração, se pensa primeiramente em patrimônio cultural mas o patrimônio também pode ser pessoal. Se a pessoa tem livros, quadros ou quem sabe; uma escultura de cunho familiar que é passado de geração em geração, o serviço de restauração executa esse trabalho com a mesma presteza que por exemplo, em grandes patrimônios, o que conta é tratar da coservação e para isso fazer a restauração.

Para executar o serviço de restauração, é necessário antes, o restaurador fazer uma análise do que será preciso recuperar, verificar e identificar qual o material utilizado na matéria prima da obra.

As condições do ambiente estão diretamente ligada a conservação de cada obra, livros e quadros tendem a sofrer muito com o ataque de fungos e umidades. O restaurador zela para que a obra não sofra interferências pessoais durante a restauração e com isso venha a alterar sua originalidade.

É importante ter como base que tais critérios para que a autenticidade não seja adulterada e passe a prevalecer a escolha estética de quem estiver restaurando, por isso, embora algumas pessoas possam ter algum conhecimento de conservação e restauração, não é o mais recomendável, fazer por conta própria seria fazer da mesma forma que era feito tempos atras em que a pessoa habilidosa nas artes manuais, era contratada por se acreditar que tratando-se de um artista, digamos assim; entederia outro artista e recuperaria o objeto em questão. Mesmo sem a intenção de alterar a originalidade, ao contrário, o objetivo era restaurar, muitas obras sofreram alterações devido ao tratamento destinado durante o processo de restauração.

O serviço de restauração, nos tempos atuais, além de utilizar técnicas específicas e mais confiáveis de restauração, não se limita a um pequeno grupo, tratando da memória cultural tangível e intangivel do enriquecimento cultural.


Sílvia Baptista

Título: Serviços de restauração

Autor: Sílvia Baptista (todos os textos)

Visitas: 10

666 

Imagem por: billfromesm

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Adriana

    07-04-2014 às 17:10:27

    Sou restauradora e concordo plenamente com o que esta sendo dito. Restauração e preservação cultural e respeito ao artista que o fez.Temos que juntar técnica e sensibilidade para podermos fazer belos trabalhos.

    ¬ Responder

Comentários - Serviços de restauração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Imagem por: billfromesm

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios