Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Motas > Os capacetes são funcionais e eficazes

Os capacetes são funcionais e eficazes

Categoria: Motas

O capacete pode deixar de ser tudo, menos algo que proteja. É talvez o equipamento de protecção mais importante que se pode usar durante a condução de motociclos. Não é a cura milagrosa para todos os problemas de segurança, mas no caso de acidente é bom não esquecer que é ele quem protege o crânio, o rosto e o queixo; em suma protege a vida.

A qualidade dos materiais usados no seu fabrico só pode ser avaliada com a realização de testes. Só estes tornam possível perceber até que ponto os capacetes são realmente capazes de sofrer e passar incólumes, no que diz respeito à sua estrutura principal e de protecção face a impactos fortes.

Os acidentes são idênticos numa única coisa: envolvem sempre forças que actuam sobre os equipamentos de protecção. O cálculo dessa capacidade de resistência é do conhecimento mais elementar da física e é ela que em boa parte decide e com grande precisão quais as probabilidades de escapar com vida após um hipotético acidente. Portanto é importante que os compradores tenham em conta e verifiquem as designações standard correctas, senão arriscam-se a criar confusões no que diz respeito ao nível de certificado do produto que estão a adquirir ou poderão estar a adquirir produtos obsoletos. O mais importante é saber o que procurar antes de gastar o dinheiro para não confundir a mais recente tecnologia, no que diz respeito à segurança, com o que em boa verdade é apenas um barrete. O que se deve verificar em primeiro lugar é a camada exterior; normalmente fabricada com um composto de fibras reforçadas ou resinas sintéticas da família dos policarbonatos caracterizados pela sua resistência a forças de grande impacto, leveza e flexibilidade. Estes materiais foram concebidos para se contraírem sempre que sofram um qualquer impacto forte. Esta contracção absorve as ondas de energia do choque diminuindo a força antes que ela atinja a cabeça. Mas esta absorção não actua sozinha. No interior desta camada existe uma outra linha igualmente importante de absorção do impacto, fabricada num polímero expandido, uma espécie de espuma dura normalmente utilizada como isolante em frigoríficos e aparelhos de ar condicionado. Esta camada densa absorve o choque à medida que o capacete pára e a cabeça como que ainda mantém um certo movimento de arrasto.

Quanto maior for a energia absorvida menores serão os danos causados pelo impacto.

Um bom capacete torna a condução mais divertida em grande parte pelo conforto que oferece. Reduz a fadiga provocada pela condução, a captação do ruído e a instabilidade provocada pelo vento nos ouvidos, alivia o choque constante das rajadas de ar no rosto e nos olhos, e, desvia os insectos e outros objectos voadores. Contribui também para a protecção na adversidade e mudança constante das condições climatéricas.

O seu uso mostra que os motociclistas são pessoas responsáveis, independentemente daquilo que diz a lei. Uma protecção da atitude perante a condução.


Rua Direita

Título: Os capacetes são funcionais e eficazes

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

625 

Comentários - Os capacetes são funcionais e eficazes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios