Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Motas > Os capacetes são funcionais e eficazes

Os capacetes são funcionais e eficazes

Categoria: Motas

O capacete pode deixar de ser tudo, menos algo que proteja. É talvez o equipamento de protecção mais importante que se pode usar durante a condução de motociclos. Não é a cura milagrosa para todos os problemas de segurança, mas no caso de acidente é bom não esquecer que é ele quem protege o crânio, o rosto e o queixo; em suma protege a vida.

A qualidade dos materiais usados no seu fabrico só pode ser avaliada com a realização de testes. Só estes tornam possível perceber até que ponto os capacetes são realmente capazes de sofrer e passar incólumes, no que diz respeito à sua estrutura principal e de protecção face a impactos fortes.

Os acidentes são idênticos numa única coisa: envolvem sempre forças que actuam sobre os equipamentos de protecção. O cálculo dessa capacidade de resistência é do conhecimento mais elementar da física e é ela que em boa parte decide e com grande precisão quais as probabilidades de escapar com vida após um hipotético acidente. Portanto é importante que os compradores tenham em conta e verifiquem as designações standard correctas, senão arriscam-se a criar confusões no que diz respeito ao nível de certificado do produto que estão a adquirir ou poderão estar a adquirir produtos obsoletos. O mais importante é saber o que procurar antes de gastar o dinheiro para não confundir a mais recente tecnologia, no que diz respeito à segurança, com o que em boa verdade é apenas um barrete. O que se deve verificar em primeiro lugar é a camada exterior; normalmente fabricada com um composto de fibras reforçadas ou resinas sintéticas da família dos policarbonatos caracterizados pela sua resistência a forças de grande impacto, leveza e flexibilidade. Estes materiais foram concebidos para se contraírem sempre que sofram um qualquer impacto forte. Esta contracção absorve as ondas de energia do choque diminuindo a força antes que ela atinja a cabeça. Mas esta absorção não actua sozinha. No interior desta camada existe uma outra linha igualmente importante de absorção do impacto, fabricada num polímero expandido, uma espécie de espuma dura normalmente utilizada como isolante em frigoríficos e aparelhos de ar condicionado. Esta camada densa absorve o choque à medida que o capacete pára e a cabeça como que ainda mantém um certo movimento de arrasto.

Quanto maior for a energia absorvida menores serão os danos causados pelo impacto.

Um bom capacete torna a condução mais divertida em grande parte pelo conforto que oferece. Reduz a fadiga provocada pela condução, a captação do ruído e a instabilidade provocada pelo vento nos ouvidos, alivia o choque constante das rajadas de ar no rosto e nos olhos, e, desvia os insectos e outros objectos voadores. Contribui também para a protecção na adversidade e mudança constante das condições climatéricas.

O seu uso mostra que os motociclistas são pessoas responsáveis, independentemente daquilo que diz a lei. Uma protecção da atitude perante a condução.


Rua Direita

Título: Os capacetes são funcionais e eficazes

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 0

625 

Comentários - Os capacetes são funcionais e eficazes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Um sinal de compromisso

Ler próximo texto...

Tema: Jóias Relógios
Um sinal de compromisso\"Rua
Exibir uma aliança de compromisso é, frequentemente, motivo de orgulho e, quando se olha para ela, vai-se rodando-a no dedo e fica-se com aquela expressão ridícula na cara.

Uma questão se coloca: qual a razão de estas alianças de compromisso serem tão fininhas: será porque os seus principais clientes, os jovens, são sujeitos de poucas posses (tendendo as mesadas a emagrecer ainda mais com a crise generalizada) ou porque esse compromisso, não obstante a paixão arrebatadora, é frágil e inseguro?

Sim, porque aqui há que fazer cálculos matemáticos: x compromissos vezes y alianças…com um orçamento limitado sobre um fundo sentimental infinito…

Depois, importa perpassar os tipos destas alianças. Há as provisórias, que duram em média quinze dias; há as voadoras, que atravessam os ares à velocidade da luz quando a coisa dá para o torto; há as que insistem em cair do dedo, sobretudo em momentos em que ter um compromisso se revela extremamente inoportuno; e depois há as residentes, que uma vez entradas não tornam a sair.

Os pombos-correios usam anilhas onde figuram códigos que os identificam. Talvez não fosse completamente descabido fazer umas inscrições deste género em algumas alianças de compromisso por aí…

Só para ajudar os mais esquecidos a recordarem a que “pombal” pertencem.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Um sinal de compromisso

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Luene ZarcoLuene

    22-09-2014 às 05:46:10

    Um sinal de amor e lealdade perpétua! Adoro ver os vários modelos de aliança! Vale a pena escolher uma bem bonita!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios