Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Émile Durkheim: Principais Ideias

Émile Durkheim: Principais Ideias

Categoria: Biografias
Visitas: 175
Émile Durkheim: Principais Ideias

Nasceu em 15 de agosto de 1958, em Epinal, França, e era filho de judeus. Formou-se em Direito e Economia, mas todas as suas obras são dedicadas à sociologia. Acredita-se que sua morte, ocorrida em 15 de dezembro de 1917, tenha relação com a tristeza pela perda do filho na guerra do ano anterior. Foi com Durkheim que, na segunda metade do século XIX, a sociologia passa a existir com objeto, método e objetivos claros e definidos. (PAULIN; SILVA, 2004).

Conforme Paulini e Silva (2004), Durkheim destaca que a compreensão da sociedade deve ser feita como um conjunto de ideias, que são alimentadas pelos homens que fazem parte dela. Durkheim defende que a sociologia deve ser um instrumento científico da busca de soluções para os desvios da vida social, tendo uma dupla finalidade: explicar os códigos de funcionamento da sociedade e intervir nesse funcionamento por meio de antídotos que possam amenizar os males da vida social.

Em resumo podemos afirmar que, para Durkheim, o modo como o homem age é sempre condicionada pela sociedade. Para melhor explicar esse assunto os fatos sociais possuem três características fundamentais, conforme Paulini e Silva (2004):

- Coerção social: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, e estes se conformam com as regras ditadas pela sociedade em que vivem, não levando em consideração suas vontades e escolhas. São exemplos as forças quanto ao idioma, tipo de formação familiar ou códigos de leis;
- Exteriores: força relacionada a aquilo que já existe ou atua sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou adesão consciente. As regras sociais, os costumes, as leis, os sistemas de moedas, os instrumentos de créditos, as práticas profissionais existem antes do nascimento das pessoas;
- Generalidades: todo fato social deve ser geral, ou seja, se repetir em todos os indivíduos ou na sua maioria. Neste sentido, referem-se a um estado comum de um grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral.

Durkheim é visto como um “evolucionista”, pois defendia que a sociedade seria mais justa e o indivíduo mais feliz se houvesse o sentimento da solidariedade, assim como uma nova ordem mundial.


Kizua Urias

Título: Émile Durkheim: Principais Ideias

Autor: Kizua Urias (todos os textos)

Visitas: 175

427 

Comentários - Émile Durkheim: Principais Ideias

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios