Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Biografias > Kafka

Kafka

Categoria: Biografias
Kafka

Nascido em Praga, capital da República Checa, a 3 de Julho de 1883, Kafka foi sempre um homem atormentado. Seguiu uma carreira na área dos seguros, que nunca o realizou a nível profissional. A única coisa que lhe dava prazer era a escrita, como tal, todo o tempo livre que tinha era para escrever.

Ficou conhecido como escritor checo, que usava a língua alemã nas suas obras. Foi um dos romancistas mais singulares do século XX. Todas as suas obras estão marcadas por uma ruptura interior. Nunca conseguiu atingir a fama nem enriquecer com os seus livros. Curiosamente, hoje, mais de oitenta anos após a sua morte, é tido como um escritor de referência a nível mundial. Faleceu a 3 de Junho de 1924, num sanatório perto de Viena, onde se tinha internado por padecer de tuberculose.

Proveniente de uma família judia de classe média. Posteriormente tem dois irmãos que acabam por falecer. Alguns psicólogos, depois de analisarem as obras de Kafka, revelam que estas mortes o fizeram ter um sentimento de culpa que está presente nos livros. Tem ainda uma irmã, com quem cria uma relação de grande afinidade e com quem viria a viver já em adulto.




Tem uma educação assente em três culturas: judaica, checa e alemã. Em 1902 conhece Max Brod, que se tornaria seu melhor amigo e a quem pediria, vinte anos depois para destruir as suas obras quando morresse, desejo que o amigo acabou por não concretizar. A sua primeira relação sexual surge em 1903.

Sentiu-se toda a vida inseguro a este nível, sendo que teve vários casos amorosos, mas todos mal resolvidos. Esteve três vezes para se casar, entre 1914 e 1924, mas acabou sempre por desistir.


Bruno Jorge

Título: Kafka

Autor: Bruno Jorge (todos os textos)

Visitas: 0

603 

Comentários - Kafka

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios