Repercussão Do Turismo No Havaí
Em 2006, o Havaí registrou 7,5 milhões de turistas, fluxo próximo ao limite da sua capacidade de recepção de visitantes, que realizaram gastos de 12,6 bilhões de dólares durante sua permanência nas ilhas.
O turismo é o principal gerador de empregos no Havaí. Em 2003, o turismo gerava um em cada cinco empregos, sendo a principal fonte de renda da comunidade. O turismo vem operando em um ambiente de intensas transformações. A economia global e tendências emergentes mudaram a estrutura competitiva para o turismo no Havaí.
O crescimento do turismo no Havaí causa variados impactos no estado, em cada ilha e na população. As ilhas do Havaí possuem limitações no uso dos seus recursos. De acordo com a pesquisa sobre os sentimentos da população do Havaí em relação ao turismo, leia abaixo:
* 50% dos pesquisados disseram que é bom (menos que uma pesquisa similar feita em 1999 com 58%);
* 80% expressaram o sentimento de que o turismo é positivo por contribuir com empregos;
* 67% reconheceram que favorece o padrão de vida e a mesma percentagem aponta para o benefício de melhorar a qualidade de vida.
* 54% tráfico de drogas;
* 41% aumento da criminalidade;
* 35% custo de moradia.
Também ocorre muitos congestionamentos e perdas da qualidade nos serviços pelo número elevado de turistas.
O crescimento populacional e o desenvolvimento econômico no Havaí exigirão maior coordenação no planejamento para criar equilíbrio entre objetivos econômicos e a sustentabilidade dos recursos humanos, culturais, físicos e naturais do estado.