Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Impacto Sociocultural do Turismo

Impacto Sociocultural do Turismo

Categoria: Viagens
Visitas: 4
Impacto Sociocultural do Turismo

O turismo é uma atividade que produz e sofre impactos em todas as áreas. Aqui será abordado o impacto sociocultural do turismo levando-nos a uma pequena reflexão tanto como turistas/visitantes do destino turístico quanto dos moradores/residentes do local.

De acordo com Kant (apud OMT, 2001, p.215), o encontro entre turistas e moradores ocorre em três contextos principais:

• Quando o turista compra um bem ou serviço do residente;
• Quando ambos compartilham o mesmo espaço físico (praias, passeios, etc);
• Quando ambos trocam informações / ideias.

Já Doxey (apud OMT, 2001, p.219) sintetiza as relações entre turistas e moradores em fases que podem servir para medir o nível dos impactos socioculturais que podem ocorrer no local do turismo:

• Fase da euforia: fase das primeiras aparições do turismo, quando ele desperta entusiasmo da população residente, que o vê como uma boa opção para o desenvolvimento;
• Fase da apatia: uma vez que a expansão já está concretizada, o turismo é visto como um negócio lucrativo. O contato formal é intensificado;
• Fase da irritação: à medida que alcançam níveis de saturação do local, os moradores necessitam de algumas compensações para poderem aceitar a atividade turística;
• Fase do antogonismo: o turismo é considerado como a causa de todos os males do lugar;
• Fase final: durante todo o processo anterior, o destino perdeu todos os atrativos que obrigatoriamente atraíram os turistas.

Para a OMT (2001), o turismo pode ajudar a estimular o interesse dos moradores pela própria cultura, por suas tradições, costumes e patrimônio histórico, uma vez que os elementos culturais de valor para os turistas são recuperados e conservados, para que possam ser incluídos na atividade turística.

Esse despertar cultural pode constituir uma experiência positiva para os moradores, dando-lhes certa conscientização sobre a continuidade histórica e cultural de sua comunidade, que, por sua vez, pode evidenciar aspectos que potencializem o atrativo turístico do lugar.

O turismo contribui para a preservação e a reabilitação de monumentos, edifícios e lugares históricos como também pra a revitalização dos costumes locais: artesanato, folclore, festivais, gastronomia, etc.

Percebe-se que o turismo provoca transformações na cultura local, sob o ponto de vista da transformação cultural e aculturação.

Por fim, estas reflexões nos mostram o desafio dos gestores de turismo perante a minimização dos efeitos negativos e a maximização dos efeitos positivos referentes aos impactos socioculturais do turismo.


Adriana Santos

Título: Impacto Sociocultural do Turismo

Autor: Adriana Santos (todos os textos)

Visitas: 4

10 

Comentários - Impacto Sociocultural do Turismo

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios