Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > Dornes – relaxar nas margens do rio Zêzere

Dornes – relaxar nas margens do rio Zêzere

Categoria: Viagens
Visitas: 2
Comentários: 1
Dornes – relaxar nas margens do rio Zêzere

Dornes é uma vila do concelho de Ferreira do Zêzere que, para além das paisagens fascinantes, é detentora de uma mensurável carga monumental e histórica e de uma grande devoção a Nossa Senhora do Pranto, padroeira, provavelmente decorrente da lenda que se disseminou pela região e de onde deriva, igualmente, o nome da terra, que inicialmente era Vila das Dores.

A torre templária de Dornes é um dos seus cartões de visita, sobretudo pela originalidade da forma. As cinco faces fazem dela uma raridade da arquitectura militar dos tempos da reconquista. No século xvi, e com um ambiente de maior paz, a torre tornou-se sineira, função que mantém até hoje.

Perto da torre nasceu a igreja, que data do século xii, e que desde o tempo da rainha Santa Isabel se encontra ligada à lenda e ao culto de Nossa Senhora do Pranto. No interior deste templo, encontram-se um órgão de tubos da segunda metade do século xviii (restaurado há pouco tempo e usado nos concertos que aproveitam a excelente acústica da igreja) e um revestimento de bons azulejos dos séculos xvi e xvii. Esta igreja e a torre encimam um cabeço elevado sobre o Zêzere, de onde se podem, eventualmente a partir dos bancos existentes no átrio, apreciar as fantásticas panorâmicas em redor.

Aliás, Dornes é dona de uma cobiçável magnificência paisagística. Forma uma península banhada pela albufeira de Castelo de Bode, e, com a construção da barragem, esta albufeira converteu-se no maior lago artificial da Europa. Deste modo, o rio Zêzere não constitui somente um dos mais relevantes recursos hídricos do país, como desempenha um papel de enorme responsabilidade pela beleza natural da vila.

Na estrada que liga Paio Mendes a Dornes encontra-se, ao longo de aproximadamente três quilómetros, uma via-sacra composta por catorze cruzeiros. Junto ao primeiro, uma lápide justifica a sua razão de ser: «Pára e pensa. As catorze cruzes que vais visitar lembram-te o maior acto da História da Humanidade: Um Deus-homem morreu por ti.»

A freguesia conta anualmente com cerca de quarenta cortejos religiosos em honra de Nossa Senhora do Pranto, com início na segunda-feira de Pascoela e estendendo-se até ao mês de Setembro, sendo o ponto mais alto o dia 15 de Agosto, que corresponde à grande festa de Dornes.

Desde 1999, e com uma periodicidade bianual, o último domingo de Agosto acolhe uma iniciativa designada Cirius, que relata a história da Paixão e Morte de Jesus Cristo, baseada nos Evangelhos, repartida pelos catorze cruzeiros. Trata-se de uma recriação com personagens reais, de forma inovadora e dinamizadora das actividades de teatralização e cultura de toda aquela zona. Esta acção termina ao anoitecer com a partilha de comida e bebida e com um espectáculo pirotécnico nas margens do rio Zêzere.

Depois disto, resta apenas desfrutar da serenidade da vila de Dornes, aproveitar para descansar e contemplar a imensa beleza envolvente, quer seja de carácter natural ou arquitectónico. Venha daí!


Maria Bijóias

Título: Dornes – relaxar nas margens do rio Zêzere

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 2

687 

Imagem por: 07janeka

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • SophiaSophia

    14-06-2014 às 05:45:03

    Que encanto! Dornes parece ser bem interessante para conhecer!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Comentários - Dornes – relaxar nas margens do rio Zêzere

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Imagem por: 07janeka

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios