Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Viagens > A inclinação da famosa Torre de Pisa

A inclinação da famosa Torre de Pisa

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Viagens
Visitas: 18
Comentários: 7
A inclinação da famosa Torre de Pisa

A Torre de Pisa é um dos monumentos mais famosos de Itália, e uma das atrações turísticas mais conhecidas desse belo país. Pesa 14,5 mil toneladas, é revestida de mármore branco e tem 60 metros de altura.

A Torre começou a construir-se em 1173, sob a direção do arquiteto Bonanno Pisano. Por essa altura, Pisa era um centro comercial muito importante, tendo sido uma grande vergonha para os seus habitantes, quando se começaram a dar conta que a sua torre de mármore branco, com apenas três andares, estava a ficar inclinada. Nessa altura, a sua construção foi interrompida, numa tentativa de resolver o problema.

A inclinação ficou a dever-se ao facto de existir pouca profundidade das fundações e de terem feito a construção sobre terreno arenoso, onde já tinha passado um lençol de água.

Os trabalhos foram suspensos, reatados noventa anos. Depois da morte de Bonanno Pisano, Giovanni Di Simone tentou endireitar a torre alterando a sua inclinação a partir do terceiro andar. Para disfarçar a inclinação, à medida que a obra ia avançando, os engenheiros tentaram endireitar a inclinação, construindo os andares um pouco maiores do lado mais baixo. Contudo, o material adicional só fez com que a torre afundasse mais. Na parte superior do campanário, o peso dos sinos fez com que a estrutura se inclinasse ainda, devido ao excesso de peso. Também ele não conseguiu terminar os trabalhos e não obteve sucesso na sua tentativa.

Foi o arquiteto Giovanni Pisano em 1350 que terminou a obra depois de 177 anos.
Apesar de tudo, foi precisamente a inclinação que tornou a torre tão famosa.

Nos últimos anos do século XX, a torre esteve encerrada, por se temer que as visitas constantes aumentassem ainda mais ainda a sua inclinação. Foram então iniciadas importantes obras de reforma dirigidas por arquitetos e engenheiros de todo o mundo. Estes trabalhos decorreram de 1990 até 2001 e foram supervisionadas pelo Comité Internacional para a Proteção da Torre de Pisa.

Atualmente, uma equipa de engenheiros e arquitetos trabalha para parar as variações da pendência que se conseguiu reduzir a um milímetro por ano.

Hoje em dia a Torre pode já ser visitada.


Catarina Bandeira

Título: A inclinação da famosa Torre de Pisa

Autor: Catarina Bandeira (todos os textos)

Visitas: 18

805 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 7 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    29-09-2014 às 14:13:58

    Muito interessante essa inclinação da Torre de Pisa. Uma das coisas que queria entender e conhecer o porquê! Obrigada.

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    20-04-2014 às 17:00:06

    Maravilhoso texto, a Rua Direita agradece!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    11-09-2012 às 12:25:00

    eu adorava conhecer a torre de pisa, talvez mesmo pela sua inclinação. já ouvi várias histórias que ela cede alguns milímetros por ano. tenho algumas dúvidas mas pode ser verdade. assim como dizem que o mar está a consumir Veneza. gostei muito seu texto, revela pesquisa e domínio do conhecimento. gostei de conhecer a história da torre de pisa. vou contar aos meus amigos e eles vão adorar saber. continue colocando textos interessantes.

    ¬ Responder
  • natalia pereiravolpi@hotmail.comnatalia [email protected]

    08-09-2010 às 00:01:42

    eu amo isso

    ¬ Responder
  • beatriz araujo isidorobeatriz araujo isidoro

    06-06-2010 às 20:44:21

    Tem que deichar esse texto menor,ne!

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãopaulo lopes

    23-10-2009 às 14:59:31

    O pai tasben a cadela já vaio se ospitale e ja ta bem em casa do paulo beijinhos.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoRuizinho

    14-04-2009 às 18:24:55

    Catarina , aprendi muito com teu texto. Despertaste-me muito desejo de visitar a Torre de Pisa . Quem sabe se na minha proxima viagem vá a Italia.
    Obrigado

    ¬ Responder

Comentários - A inclinação da famosa Torre de Pisa

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios