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Roupas de croché

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Vestuário
Visitas: 2
Comentários: 1
Roupas de croché

Há muito tempo atrás não havia muito dinheiro e as pessoas viviam daquilo que faziam com suas próprias mãos. Senão vejamos, foi no tempo do homem primitivo que se fez já a distinção social; cada comunidade trabalhava atividades diferentes. A mulher cuidava da casa e fabricava as roupas em lã e linho. O homem fazia outros trabalhos para seu sustento e da família. Não admira pois que já as nossas avós fizessem o seu próprio vestuário. Como os recursos eram poucos faziam tudo com o que existia na época.

Deste modo, no caso das roupas, era muito frequente o vestuário em croché, desde camisolas a calças e vestidos. Esta roupa adequava-se a crianças, jovens e adultos. Eram feitas em vários materiais desde a lã , o linho e o algodão.

O algodão e lã eram utilizados não só para fabrico de vestuário mas também para fazer colchas, mantas, tapetes, carpetes e outras utilidades domésticas.

Apesar de ainda haver muita gente a trabalhar em croché já não é com o mesmo significado de ausência de recursos monetários. Ou seja, este fabrico de peças de roupa ou outras destina-se mais a lojas artesanais . Não é propriamente um fabrico de subsistência como dantes.

Atualmente há mais o hábito de comprar o vestuário em lojas  porque os recursos são diferentes e o consumo em massa.

No entanto ainda há quem goste de passar os seus tempos livres a fazer o tão conhecido croché de outrora. podemos ver as pessoas mais idosas a fazer casaquinhos, sapatinhos e mais para crianças e adultos. Este hábito não está ainda posto de lado, apesar de muito antigo.

A diferença está que nos primórdios era executado como uma necessidade e hoje é por gosto ou moda. Isto porque as belas peças feitas em croché ainda se usam e de todos os feitios, cores e materiais. Não é raro vê-los em casaquinhos de bebés, camisolas e o famoso cachecol em adultos. Como há uma grande variedade de feitios e cores, enfeitam bem, ornamentam e aquecem, no caso das lãs no inverno. O linho é finíssimo, elegante e muito fresco no verão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Roupas de croché

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 2

806 

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Comentários     ( 1 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    23-08-2014 às 20:22:47

    Um estilo bem fofo para usar em qualquer momento são essas roupas de crochê! Adoro usá-las e o melhor é que podemos variar as cores, super recomendo! Também penso ser muito feminino, elegante e que deixa a mulher com um verdadeiro charme!!!

    ¬ Responder

Comentários - Roupas de croché

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Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

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Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: DVD Filmes
Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.\"Rua
Este texto irá falar sobre o filme Ex_Machina, nele podem e vão ocorrer Spoillers, então se ainda não viram o filme, vejam e voltem depois para lê-lo.

Impressões iniciais:

Ponto para o filme. Já que pela sinopse baixei a expectativa ao imaginar que era apenas mais um filme de robôs com complexo de Pinóquio, mas evidentemente que é muito mais que isso.

Desde as primeiras cenas é possível perceber que o filme tem algo de especial, pois não vemos uma cena de abertura com nenhuma perseguição, explosão ou ação sem propósito, típica em filmes hollywoodianos.
Mais um ponto, pois no geral o filme prende mais nos diálogos cerebrais do que na história em si, e isso é impressionante para o primeiro filme, como diretor, de Alex Garland (também roteirista do filme). O filme se mostrou eficiente em criar um ambiente de suspense, em um enredo, aparentemente sem vilões ou perigos, que prende o espectador.

Entrando um pouco no enredo, não é difícil imaginar que tem alguma coisa errada com Nathan Bateman (Oscar Isaac), que é o criador do android Ava (Alicia Vikander), pois ele vive isolado, está trabalhando num projeto de Inteligência Artificial secreto e quando o personagem orelha, Caleb Smith (Domhnall Gleeson), é introduzido no seu ambiente, o espectador fica esperando que em algum momento ele (Nathan) se mostrará como vilão. No entanto isso ocorre de uma forma bastante interessante no filme, logo chegaremos nela.

Falando um pouco da estética do filme, ponto para ele de novo, pois evita a grande cidade (comum nos filmes de FC) como foco e se concentra mais na casa de Nathan, que fica nas montanhas cercadas de florestas e bastante isolado. Logo de cara já é possível perceber que a estética foi pensada para ser lembrada, e não apenas um detalhe no filme. A pesar do ambiente ser isolado era preciso demonstras que os personagens estão em um mundo modernizado, por isso o cineasta opta por ousar na arquitetura da casa de Nathan.

A casa é nesses moldes novos onde a construção se mistura com o ambiente envolta. Usando artifícios como espelhos, muitas paredes de vidro, estruturas de madeira e rochas, dando a impressão de camuflagem para a mesma, coisa que os ambientalistas julgam favorável à natureza. Por dentro se pode ver de forma realista como podem ser as smart-house, não tenho certeza se o termo existe, mas cabe nesse exemplo. As paredes internas são cobertas com fibra ótica e trocam de cor, um efeito que além de estético ajuda a criar climas de suspense, pois há momentos onde ocorrem quedas de energia, então fica tudo vermelho e trancado.

O papel de Caleb á ajudar Nathan a testar a IA de AVA, mas com o desenrolar da história Nathan revela que o verdadeiro teste está em saber se Ava é capaz de “usar”, ou “se aproveitar” de Caleb, que se demonstra ser uma pessoa boa.

Caleb é o típico nerd introvertido, programador, sem amigos, sem família e sem namorada. Nathan também representa a evolução do nerd. O nerd nos dias de hoje. Por fora o cara é careca, barbudão com uns traços orientais (traços indianos, pois a Índia também fica no Oriente), bebê bastante e ao mesmo tempo malha e mantém uma dieta saudável pra compensar. E por dentro é um gênio da programação que criou, o google, o BlueBook, que é um sistema de busca muito eficiente.

Destaque para um diálogo sobre o BlueBook, onde Nathan fala para Caleb:
“Sabe, meus concorrentes estavam tão obcecados em sugar e ganhar dinheiro por meio de compras e mídia social. Achavam que ferramenta de pesquisa mapeava O QUE as pessoas pensavam. Mas na verdade eles eram um mapa de COMO as pessoas pensavam”.

Impulso. Resposta. Fluido. Imperfeição. Padronização. Caótico.

A questão filosófica vai além disso esbarrando no conceito de “vontade de potência”, de Nietzche, mas sobre isso não irei falar aqui, pois já há textos muito bons por aí.

Tem outra coisa que o filme me lembrou, que eu não sei se é referência ou se foi ocasional, mas o local onde Ava está presa e a forma como ela fica deitada num divã, e questiona se Caleb a observa por detrás das câmeras, lembra o filme “A pele que habito” de Almodóvar, um outro filme excelente que algum dia falarei por aqui.

Talvez seja uma versão “O endoesqueleto de metal e silicone que habito”, ou “O cérebro positrônico azul que habito”, mesmo assim não podia deixar de citar a cena por que é muito interessante.

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Jhon Erik Voese

Título:Ex-Machina e a máxima: cuidado ao mexer com os robôs.

Autor:Jhon Erik Voese(todos os textos)

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Comentários

  • Suassuna 11-09-2015 às 02:03:47

    Gostei do texto, irei conferir o filme.

    ¬ Responder
  • Jhon Erik VoeseJhon Erik Voese

    15-09-2015 às 15:51:02

    Que bom, obrigado! Espero que goste do filme também!

    ¬ Responder

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