rua-direita rua-direita publicou: Tabuada de multiplicação
É um facto que precisamos tanto dos números, como precisamos da linguagem e de uma consciência histórica mundial, para sabermos quem somos e qual é a nossa identidade. Desde os primórdios da humanidade, os homens já encontravam formas de contagem, de separação e de ordenação de objetos. Os números fazem parte da nossa história e a tabuada de multiplicar faz parte do nosso dia a dia, contribuindo e enriquecendo nosso meio de sobrevivência a partir do momento em que conseguimos interagir com as histórias matemáticas que se apresentam a nós a todo instante e solucioná-las eficazmente. Desde pequenos na escola nos deparamos com a interação necessária com os números.

Eles cercam a nossa vida independente de fazerem parte de uma disciplina específica ou não. Na escola vemos e lidamos com os números diretamente na área da lógica, nas disciplinas de matemática, física e química. Mas na vida eles norteiam o nosso dia a dia e são fundamentais, não só nas ciências exatas, como nas humanas. Eles pertencem ao tempo e ao homem. Dependemos dos números para tudo. Para determinar quantidades, para entender e compreender o conceito de tempo, para localizar a posição de objetivos, para multiplicar valores e dividir esperanças, para sobreviver diante de um mundo capitalista e consumista.

Aos valores monetários, assim como às definições concretas e abstratas de contagem devemos nossa sobrevivência. Os números estão diretamente ligados ao modo como vemos o mundo, como interagimos com ele, como sobrevivemos e como comunicamos. Os números são imprescindíveis. Quem não lembra das tabuadas de multiplicar, aprendidas na escola dos antigos, com sabatinas quase musicais das multiplicações memorizadas e na escola dos jovens com abstrações lógicas e cálculos mentais?

A tabuada foi criada pelo homem para suprir a necessidade de representar por meio de tabelas a definição de um produto adquirido através de dois números naturais, gerando um terceiro, denominado produto. Existem alguns tipos de tabuadas de multiplicar. Um deles é a tabuada de multiplicação tradicionalmente conhecida pelas repetições e memorizações de antigamente. Decorava-se o produto de números entre 1 e 10 por sucessivos números entre 1 e 10. Hoje fala-se mais em tabela de multiplicação por coordenadas cartesianas.

A certeza da educação atual, destacando a área do conhecimento matemático, mais especificamente a tabuada de multiplicação, é a importância de se aprender os fatos e o processo de multiplicação para após partir para a memorização que é sim necessária, para facilitar a resolução de problemas e realizar cálculos mentais com maior facilidade, em menos tempo e com mais eficácia. O que é fato no conhecimento matemático de hoje é que o ensino de apenas memorizar ou decorar as tabelas não é satisfatório e apenas superficial. É importante que a criança no seu processo ensino/aprendizagem individual, entenda o raciocínio multiplicativo. Depois de entendê-lo, o caminho é a automatização e a interiorização do apreendido.

É importante lembrar também que a tabuada de multiplicar está diretamente ligada à tabuada de somar, ou seja, ao processo de adição. Então é lógico que esse ensino deve co-relacionar as tabuadas e as operações, pois uma depende da outra. A escola como fonte de construção de conhecimento deve proporcionar ao educando situações em que ele possa buscar resolvê-las, ampliando o seu conhecimento através da interação entre os conhecimentos já adquiridos e os que ainda vai construir no futuro.