
Como diminuir a taxa de condomínio, é assunto debatido entre condôminos em todos os edifícios, quando o condominio é constituido de prédios, como nos condomínios constituídos por casas. Esse é um tema que sempre é abordado nas reuniões mas que nem sempre, todos os condôminos ou seus respectivos representantes comparecem e a ata é aprovada pela menoria. A participação nas assembléias de condominio são de suma importância na tomada das decisões, é ali que se determina como e em que será empregada as taxas, quais as prioridades. É sabido que as maiores altas são devido ao acréscimo dos valores dos serviços de fornecimento de água, luz e aumento salarial de funcionários, no mais, é importante considerar as prioridades de eventuais serviços e mão-de-obra.
Quando a pessoa indicada para atuar como síndico não estiver apto para gestão ou se os custos com mão de obra e taxas elevadas por assim dizer, seria interessante consultar e analisar, a possíbilidade da contratação de uma
empresa gestora de condomínios. A empresa contratada deve ter experiência nesse tipo de administração para lidar com toda parte jurídica e financeira apresentando relatório contínuo das atividades sempre que solicitada.
Para que se consiga reduzir a taxa de condomínio, cada condômino precisa contibuir fazendo sua parte, com medidas simples e concientização de todos, é perfeitamente possível alcançar pequenas reduções que farão diferença como um todo. Então vamos a elas:
Vamos começar pela água evitando o desperdício: cada um deve usar a água com mais atenção, ou seja, ao tomar banho, desligar o
chuveiro para se ensaboar, ao usar a máquina de lavar, não liga-la para lavar poucas peças, esperar um poco para lavar maior quantidade. No jardim, se tiver; regar as plantas pela manhã ou à tarde, nunca quando o sol estiver quente e não lavar a calçada com a mangueira d'agua, melhor ainda se puder adotar um sistema de recolhimento e armazenamento da água de chuva para regar o jardim.
Com os funcionários, montar um quadro de horário no qual não seja necessário que hajam horas extras, pois é um pagamento excedente.
Tratando-se do elevador, sendo mais de um, procurar deixar apenas um de cada vez em funcionamento, se for um prédio com muitos apartamentos, observar os horários de maior fluxo e estabelecer a utilização dos dois nesses períodos como por exemplo, no início da manhã até às dez e no fim da tarde das cinco às vinte horas.
É interessante experimentar tais medidas e comparar as despesas, ao menos as taxas principais de água e luz tendem a sofrer redução de gastos.