
Personalizar mensagens-alvo
A tendência, de acordo com o rumo dos mercados, é a de personalizar cada vez mais as mensagens, de forma a tratar o Cliente como um ser dotado de personalidade e características próprias e não apenas um número a angariar.
Continua a ser necessário um conhecimento do segmento de mercado ao qual pertence e dele próprio.
O entendimento entre os seres, entidades,
empresas, que se pretende atingir com o recurso à comunicação, só é possível se conhecermos bem o alvo da nossa mensagem, pois só assim poderemos conhecer os códigos, linguagem, valores, tabus que podem facilitar ou dificultar a absorção da mensagem consoante eles sejam respeitados, conhecidos e partilhados, ou não.
No tecido empresarial, é fundamental conhecer bem os seus públicos-alvo, criando para cada um, a mensagem mais adequada ao seu universo, veiculada pelo meio mais apropriado à preservação da sua integridade, evitando as distorsões de sentidos.
Futuramente, assistiremos a pequenos desvios da mensagem de forma a que a mesma seja ajustada a cada membro desse segmento-alvo.
Já começamos a perceber essa viragem através do uso da
Internet, através da qual o Cliente determina a forma como conhece e acede aos produtos ou serviços.