
Não há quem não conheça a mais famosa das bonecas, que encanta a pequenada. Todos brincámos com ela ou pelo menos conhecemos alguém que tenha brincado. Eu recordo-me que na minha infância também tive umas quantas, só que o meu irmão, que sabia o quanto ela representava para mim, usava-a como forma de me arreliar, escondendo-a, tirando-lhe a roupa, cortando-lhe o cabelo… Acabávamos sempre a discutir, é que ele não percebia o quanto aquela simples bonequinha, representava para mim. Nela eu idealizava o meu futuro, mal sonhava eu que a vida nem sempre é assim tão fácil…
Barbie nasceu em 1959, pela mão de Ruth Handlers, mulher do fundador da empresa norte-americana Mattel.
Esta observava muito as brincadeiras de Bárbara, a filha mais nova do casal, e reparava que Barbie (nome pelo qual era carinhosamente tratada) adorava despir e vestir as suas bonequinhas. Isto, deu a Ruth a ideia de criar uma boneca-mulher, que fizesse as crianças sonhar com o futuro. Pensou numa boneca de plástico, com idade entre os 16 e 20 anos e que permitisse às crianças despi-la, vesti-la, penteá-la… enfim, transformá-la ao gosto de cada qual.
Baptizou-a com o diminutivo da filha e mais tarde criou o Ken, namorado da Barbie e a Skipper, sua irmã. Sendo os nomes inspirados nos outros dois filhos do casal.
Assim, a 9 de Março do mesmo ano, Barbie foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova Iorque, revelando-se de imediato um sucesso.
Barbie apresentava-se como uma jovem modelo, vestida com as últimas tendências da moda, de pernas longas e cintura fina, cabelo comprido loiro. Sempre a par da evolução, Barbie espelha uma boneca versátil e sofisticada, tendo já encarnado mais de 100 profissões diferentes, conduz um carro desportivo, tem vários amigos e foi vestida por mais de 70 ilustres criadores de moda.
É certamente um mundo encantado, feito à medida dos sonhos e brincadeiras de todas as meninas e, apesar de alguns psicólogos alertaram para o facto desta perfeição gerar um mundo de ilusão nas crianças,
Barbie não pára de vender.
Imagine-se que por ano vendem-se cerca de 120 milhões de exemplares em todo o mundo, o que dá uma média de duas Barbies por segundo.
Tudo é pensado com rigor e até ao produto final estar pronto, existe um extenso processo, necessitando de cerca de 100 pessoas, desde estilistas, costureiras, maquilhadoras e cabeleireiras. Nada é deixado ao acaso, por isso mesmo, é que a Barbie é a boneca mais conhecida mundialmente e assim o deverá continuar a ser por muitos anos…