Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Viver com diabetes

Viver com diabetes

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Viver com diabetes

O pâncreas humano, entre outras funções, é responsável pela produção de insulina, hormona essencial para a degradação das moléculas de açúcar que ingerimos. Exerce funções essencialmente no fígado, promovendo o armazenamento de diferentes moléculas provenientes da degradação dos alimentos. Quando sucede um decréscimo na produção de insulina, o nível de açúcar no sangue aumenta, podendo originar problemas de diversas ordens ao organismo.

A diabetes é uma doença hereditária, mas ainda se desconhece a intensidade com que é transmitida. Ainda não foi descoberta uma cura para esta doença, mas com os tratamentos actuais e vigilância, o doente diabético pode ter uma vida normal.

Uma forma de prevenir o aparecimento desta doença ou, no caso de esta já se ter manifestado, reduzir os seus efeitos, é seguir estes quatro pontos de intervenção:

- Promover uma alimentação equilibrada e nutritiva, na qual se deve reduzir a ingestão de açúcar (glucose), bolos, refrigerantes e outras guloseimas. Para além disso, deve procurar fazer seis refeições ao longo do dia;

- Devem procurar realizar exercício físico regularmente. A sua prática é fundamental para a prevenção e tratamento da doença;

- Muitos dos doentes, não conseguem a compensação da doença através destas medidas, tendo de ser medicados com insulina (designa-se por Diabetes do tipo I) ou com comprimidos hipoglicemiantes ou antidiabéticos (Diabetes do tipo II);

- Todos os doentes devem ser ensinados e treinados, de modo a terem consciência das medidas terapêuticas e da vigilância necessárias. Deve, ainda, ser alertado para as complicações que pode vir a sofrer.

Uma alteração excessiva dos níveis de glucose no sangue, pode dar origem a hipoglicémia ou hiperglicémia, consoante se verifique uma quebra ou aumento de glucose, respectivamente. Entre estes dois casos, a hipoglicémia é o caso mais preocupante e frequente, por ser de instalação súbita. A vítima queixa-se de mal estar, tonturas, fraqueza e membros trémulos. Pode ainda apresentar palidez, transpirar, estar confuso ou com um comportamento agressivo. Em alguns casos, pode ocorrer perda de consciência. Eis o que deve fazer se se deparar com uma caso destes:

1 – Se a vítima se encontrar consciente, dê-lhe uma bebida doce ou um pacote de açúcar. se o estado dela permitir, dê-lhe um bolo ou uma sanduíche, de forma a elevar o nível de açúcar no sangue. Em princípio, a vítima recompor-se-á rapidamente, o que não dispensa a consulta de um médico;

2 – No caso de a vítima se encontrar inconsciente, deite-a em posição lateral de segurança, faça uma papa de açúcar e esfregue-a no interior da bochecha. Peça auxílio, chamando uma ambulância.



Cláudia Bandeira

Título: Viver com diabetes

Autor: Cláudia Bandeira (todos os textos)

Visitas: 0

687 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:18:22

    a diabetes é uma doença que no caso das senhoras pode mesmo vitimar. surgia por volta dos 65-70 anos. a diabetes tipo I surge no início da vida e a diabetes tipo II está relacionado com a nossa vida: sedentarismo, alimentação pouco saudável. quando há dificuldade doa açúcar entre nas células começa a haver muito açúcar em circulação. este é um sinal da diabetes. a diabetes é silenciosa. a pessoa não vê grandes alterações.

    ¬ Responder

Comentários - Viver com diabetes

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios