Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Vantagens do aleitamento materno

Vantagens do aleitamento materno

Categoria: Saúde
Vantagens do aleitamento materno

O que o bebé ingere durante o primeiro ano de vida terá repercussões no seu crescimento e na saúde futura. O leite adaptado (artificial) é muito diferente do leite materno e a sua utilização comporta riscos para o bebé. Inúmeros estudos têm sido levados a cabo nos últimos anos, no sentido da promoção do aleitamento materno, e têm evidenciado alguns dos perigos do aleitamento artificial e as suas manifestações na criança ou já na idade adulta.

Apesar de dar de mamar ser um acto natural, facilitado pelo facto de o bebé já nascer com os reflexos intrínsecos à amamentação, é vulgar, de princípio, a mãe, sobretudo se for “marinheira de primeira viagem”, sentir algumas dificuldades, pois ela tem de aprender a segurar na mama e posicionar o bebé, da mesma maneira que a própria criança terá de aprender a pegar na mama e realizar uma sucção eficaz.

É aconselhável começar a dar de mamar imediatamente após o nascimento, uma vez que isso irá estimular a produção de oxitocina, permitindo que o bebé assimile desde logo a “arte” de mamar, beneficiando, deste modo, das propriedades do colostro.

O aleitamento materno apresenta vantagens para o bebé, mas também para a mãe. No que se refere à criança, reduz a propensão para alergias ao leite de vaca (que está na origem do leite artificial); aumenta as defesas e fortalece o sistema imunitário, devido à recepção de quantidades mensuráveis de anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos, que compõem o leite materno (torna-se menos susceptível a infecções - respiratórias, gastrointestinais, urinárias, etcétera – e com menor grau de gravidade); diminui o risco de linfomas, leucemias, diabetes do tipo I e asma; mitiga a propensão para a obesidade infantil; melhora o desenvolvimento mental e emocional, assim como a formação da boca e dentição, contribuindo para o não aparecimento da cárie dentária.

No que concerne à mãe, o seu leite é muito prático, pois não é preciso preocupar-se em esterilizar e preparar biberões; acelera a recuperação física do pós-parto, tornando a perda de peso mais rápida e efectiva, já que amamentar queima calorias; reduz o risco de ocorrência de várias doenças, como osteoporose, diabetes, cancro da mama e do ovário; confere maior segurança e serenidade, propiciando incremento da auto-estima e da satisfação emocional; promove o vínculo afectivo entre mãe e filho (é importante que a mãe fale com o bebé, sorria e olhe para ele, se ele estiver de olhos abertos, para ele associar o momento ao rosto da mãe); atenua a possibilidade de anemia, pois a mulher que amamenta demora mais tempo a ter menstruações, pelo que as suas defesas de ferro não diminuem; é assaz económico, com custo zero (o que em tempos de crise e óptimo!). Em suma, ficam todos a ganhar…



Maria Bijóias

Título: Vantagens do aleitamento materno

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

803 

Comentários - Vantagens do aleitamento materno

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

O meu instrumento musical avariou!

Ler próximo texto...

Tema: Instrumentos Musicais
O meu instrumento musical avariou!\"Rua
É inevitável que, mais cedo ou mais tarde, um instrumento musical precise de reparação.

Mesmo que conheçamos bem o nosso instrumento e o consigamos arranjar, na maioria das vezes é necessário um técnico para o fazer com a melhor das qualidades.

Eventualmente, nem será necessário existir um problema com o instrumento, poderá ser apenas uma questão de manutenção. 

No caso de uma guitarra, por exemplo, qualquer instrumentista é perfeitamente capaz de substituir uma corda partida e tirar da guitarra o mesmo som que ela tinha.

No entanto, existem reparações, seja uma amolgadela no tampo ou uma tarraxa arrancada, que convêm ser feitas por técnicos especializados.

Por norma, as próprias casas que vendem instrumentos musicais efectuam essas reparações ou são capazes de aconselhar técnicos para as fazer.

Mediante o instrumento musical em questão, a reparação ou manutenção poderá ser mais cara. É sempre mais fácil arranjar um técnico que repare um piano do que um que arranje oboés.

Apesar de ser normal cuidar do nosso instrumento musical regularmente, os percalços acontecem todos os dias. Para os contornar, há sempre alguém que nos poderá aconselhar melhor do que nós próprios.

Apesar de poder sair mais caro, temos também a certeza de que o nosso instrumento foi arranjado por especialistas no assunto.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:O meu instrumento musical avariou!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • luiz fabiano 18-02-2012 às 15:48:28

    boa tarde amigos preciso de um cabo flex da lcd da camera g70 se aulguem tiver mande um email obrigado

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios