Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Unha encravada: o que fazer

Unha encravada: o que fazer

Categoria: Saúde
Visitas: 4
Comentários: 5
Unha encravada: o que fazer

Ter uma unha encravada é um problema de muitos devido a descuidarem-se alguns pormenores de higiene muito importantes e ao uso de calçado pouco apropriado e de plástico. O seu aparecimento deve-se a inúmeros motivos de entre os quais os mais usuais são o uso de sapato apertados e muto estreitos à frente. Como apertam os dedos dos pés, a unha cresce, penetra na pele causando dor e inflamação. A unha encravada è considerado um problema de pele grave se não for convenientemente tratada. Deste modo quando a unha cresce e enterra na pele ao seu redor forma uma barreira ao seu crescimento. Não é aconselhável cortar as unhas com tesoura porque esta não tem formato para os dedos e podem cortar a carne. Estas devem ser cortadas de forma recta e nunca de forma arredondada.

Também não se devem cortar muito curtas especialmente nos cantos. Estes devem ficar visíveis e não com as unhas enterradas. Deve tratar-se muito bem dos pés, fazendo uma boa higiene e trocar de meias todos os dias. Estas devem ser preferencialmente de algodão para não transpirarem. Os sapatos devem ser de pele e no verão convêm usar sandálias ou sapatos abertos para os pés respirarem. Com a transpiração as unhas amolecem e partem permitindo mais problemas para as unhas e pés. A postura e a forma de andar devem ser correcta e deve ainda evitar-se a deformação e joanetes. Isto deve-se a sapatos e meias demasiado apertados que empurram a pele.

O problema das unhas encravadas atinge mais as pessoas muito activas e as idosas e desportistas. Como transpiram mais elas amolecem e quebram com mais facilidade dando intrusão à infecção. Pode atingir também as crianças que usam fatos demasiado apertados nos pés ou ao dormirem com eles de noite. Assim ao ser-se atingido por este problema os primeiros cuidados são desinfectar uma lima e tentar levantar a unha que está enterrada. Se estiver infectada deve tomar-se um antibiótico para evitar que a inflamação espalhe ao redor.

Não se deve extrair a unha porque depois pode crescer em cima da carne esponjosa e inflamar novamente. Deve desobstruir-se a unha para crescer livremente. No caso de a pele estar muito inflamada pode colocar-se algodão entre os dedos para afastar a pele inflamada. Se a unha estiver muito enterrada e com inflamação deve ser removida com cirurgia. Mas o melhor remédio é tomar precauções de higiene, bons sapatos, meias frescas de algodão e ter cuidado com a transpiração dos pés.

Teresa Maria Batista Gil

Título: Unha encravada: o que fazer

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 4

784 

Imagem por: quinn.anya

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • gleicegleice

    24-02-2012 às 15:34:53

    bom vc não precisa ir ao medico...
    pode procurar uma podologa...
    ou uma manicure em um salão de beleza

    ¬ Responder
  • gleicegleice

    24-02-2012 às 15:32:17

    @priscila silva
    pricila oque vc deve fazer é simples
    coloca os pés em um recepiente limpo,com agua morna e sal grosso
    assim sua unha ira desenflamar ai então vc pode ir ate uma manicure

    ¬ Responder
  • anonimoanonimo

    04-07-2011 às 12:17:46

    eu tenho duas unhas encravadas ja fiz tres cirugias de remover as unhas e nao teve resultado,desinfecto duas vezes por dia os dedos e ponho fucidine e ate agora nao teve grande resultado que mais devo fazer??

    ¬ Responder
  • ROBERTO BOMFIM PEREIRAROBERTO BOMFIM PEREIRA

    27-12-2010 às 11:35:03

    estou com a unha encravada ja alguns meses e sinto que ela esta muito enterrada. o que devo fazer ? quem eu devo procurar ? eu nao tenho plano de saude eu posso ir ate um centro de saude do sus e fazer uma cirurgia rapida por la ?

    ¬ Responder
  • priscila silvapriscila silva

    13-07-2010 às 16:27:34

    estou com a minha unha enflamada não consigo colocar tenis de tão machucada q ela esta seria a unha do dedão do pé o q possu usar para desenflamar...

    ¬ Responder

Comentários - Unha encravada: o que fazer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: quinn.anya

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios