Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Síndrome de Down

Síndrome de Down

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Síndrome de Down

O Síndrome de Down, também conhecido com a trissomia do cromossoma vinte e um, trata-se de um disturbio genetico, total ou parcial. Estima-se existir em cada mil nascimentos, um apenas com este disturbio, tornando-se como uma das deficiencias mais comuns a nivel genetico.

O nome Down foi designado devido a homenagear o médico britânico John Down, que descreveu esta doença a mil oitocentos e sessenta e dois, no entanto, só em mil novecentos e cinquenta e oito Jérome Lejeune descobriu uma das cópias do cromossoma vinte e um.

Este síndrome é caracterizado a partir de algumas dificuldades cognitivas e físicas com maiores ou menores diferenças entre estas pessoas, como os olhos amendoados devido às pregas nas pálpebras e pontos brancos na iris, uma prega simiesca transversal, membros curtos, o nariz achatado, a língua protrusa devido á cavidade oral, pescoço curto, defeitos cardíacos, flexibilidade excessiva nas articulações, entre outras, sendo geralmente identificada no nascimento. Existe ainda testes genéticos, como é o caso da amniocentese, que leva a identificar a deficiente na criança antes do nascimento.

As dificuldades cognitivas podem-se focar abaixo da média, conforme o retardo mental se basear no leve, com um Q.I. de cinquenta por cento, ou moderado com um Q.I. de trinta e cinco por cento, e em alguns casos poderá chegar ao retardo mental profundo. Nesta síndrome é frequente existir a microcefalia, ou seja, reduzido peso do cérebro.

Com o avanço da tecnologia, vem também o avanço da melhoria do desempenho cognitivo e físico destas pessoas, podendo desempenhar funções que antes não desempenhavam. Em outros tempos, estas pessoas eram rotuladas como incapazes, logo não existia escolas com ensino especializado e direcionado para estas diferenças, nem professores com formação para tal, integrando primeiramente estes portadores de deficiência mental junto de outros alunos, sendo posto de lado até pelo próprio professor, que não fazia questão de esclarecer possíveis duvidas existentes em relação a matéria.

Como todos nós sabemos, as crianças tornam-se crueis, brincando ou gozando com os males de outros, que é o caso destes deficientes, designado pelas crianças como os “mongos” ou “mongueloides”, levando os pais muitas das vezes a manter os proprios filhos fechados em casa, longe das vista daqueles que olham e comentam.

Estas pessoas, como muitas outras portadoras de deficiencia mental ou fisica, sofrem de descriminação. No entanto, nos dias de hoje muitos portadores de deficiencia do sindrome de Down romperam a grande barreira da descriminação, conseguindo vencer na vida, até mais que muitas pessoas normais, como arranjar um emprego, vivendo sozinhas e independentes, estudar em universidades, casarem-se como numa vida normal se trata-se.


Sandra Mendes

Título: Síndrome de Down

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sarah Cristina Doná

    02-10-2014 às 01:11:54

    Olá,
    Gostaria de saber informações sobre casas com portadores do Down para fazer uma visita, em São Paulo, podem me informar por favor?
    Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Síndrome de Down

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios