Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Síndrome de Down

Síndrome de Down

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Síndrome de Down

O Síndrome de Down, também conhecido com a trissomia do cromossoma vinte e um, trata-se de um disturbio genetico, total ou parcial. Estima-se existir em cada mil nascimentos, um apenas com este disturbio, tornando-se como uma das deficiencias mais comuns a nivel genetico.

O nome Down foi designado devido a homenagear o médico britânico John Down, que descreveu esta doença a mil oitocentos e sessenta e dois, no entanto, só em mil novecentos e cinquenta e oito Jérome Lejeune descobriu uma das cópias do cromossoma vinte e um.

Este síndrome é caracterizado a partir de algumas dificuldades cognitivas e físicas com maiores ou menores diferenças entre estas pessoas, como os olhos amendoados devido às pregas nas pálpebras e pontos brancos na iris, uma prega simiesca transversal, membros curtos, o nariz achatado, a língua protrusa devido á cavidade oral, pescoço curto, defeitos cardíacos, flexibilidade excessiva nas articulações, entre outras, sendo geralmente identificada no nascimento. Existe ainda testes genéticos, como é o caso da amniocentese, que leva a identificar a deficiente na criança antes do nascimento.

As dificuldades cognitivas podem-se focar abaixo da média, conforme o retardo mental se basear no leve, com um Q.I. de cinquenta por cento, ou moderado com um Q.I. de trinta e cinco por cento, e em alguns casos poderá chegar ao retardo mental profundo. Nesta síndrome é frequente existir a microcefalia, ou seja, reduzido peso do cérebro.

Com o avanço da tecnologia, vem também o avanço da melhoria do desempenho cognitivo e físico destas pessoas, podendo desempenhar funções que antes não desempenhavam. Em outros tempos, estas pessoas eram rotuladas como incapazes, logo não existia escolas com ensino especializado e direcionado para estas diferenças, nem professores com formação para tal, integrando primeiramente estes portadores de deficiência mental junto de outros alunos, sendo posto de lado até pelo próprio professor, que não fazia questão de esclarecer possíveis duvidas existentes em relação a matéria.

Como todos nós sabemos, as crianças tornam-se crueis, brincando ou gozando com os males de outros, que é o caso destes deficientes, designado pelas crianças como os “mongos” ou “mongueloides”, levando os pais muitas das vezes a manter os proprios filhos fechados em casa, longe das vista daqueles que olham e comentam.

Estas pessoas, como muitas outras portadoras de deficiencia mental ou fisica, sofrem de descriminação. No entanto, nos dias de hoje muitos portadores de deficiencia do sindrome de Down romperam a grande barreira da descriminação, conseguindo vencer na vida, até mais que muitas pessoas normais, como arranjar um emprego, vivendo sozinhas e independentes, estudar em universidades, casarem-se como numa vida normal se trata-se.


Sandra Mendes

Título: Síndrome de Down

Autor: Sandra Mendes (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sarah Cristina Doná

    02-10-2014 às 01:11:54

    Olá,
    Gostaria de saber informações sobre casas com portadores do Down para fazer uma visita, em São Paulo, podem me informar por favor?
    Obrigada

    ¬ Responder

Comentários - Síndrome de Down

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios