Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Saiba como evitar a hipotermia

Saiba como evitar a hipotermia

Categoria: Saúde
Visitas: 2
Saiba como evitar a hipotermia

A hipotermia tem lugar sempre que a temperatura corporal desce abaixo dos 35º C. Os primeiros sintomas caracterizam-se por calafrios, irritação e tremuras. Estas últimas são uma reacção natural do organismo, tendo como objectivo combater o frio. E, de facto, assim sucede: os tremores elevam um pouco a temperatura corporal, mas envolvem grandes gastos de energia, pelo que é necessário aquecer rapidamente o corpo de uma outra forma. Numa segunda fase, mais grave, a pessoa afectada revela desorientação, tremores mais intensos e, gradualmente, começa a ostentar sonolência, perda de memória e da fala e prostração quase completa. Numa terceira e última fase, a pessoa cai imóvel e permanece inconsciente, com batimentos cardíacos muito ténues. Nesta fase, infelizmente, e se não se intervir de forma nenhuma, costuma sobrevir a morte.

Este perigo costuma ter lugar entre os sem-abrigo que passam as noites de inverno ao relento, entre os náufragos que passam muito tempo com o corpo submerso na água, entre vítimas de acidentes de viação, que ficam ao relento, muitas vezes feridas e sem possibilidade de pedirem ajuda e, ainda, entre os alpinistas.

Existem, no entanto, formas de prevenir que este mal venha a instalar-se. Assim, sempre que souber antecipadamente que vai atravessar uma região fria ou estar exposto/a ao frio, vista diversas camadas de roupa (três ou mais) finas e não somente uma grossa camisola de lã. As camadas, entre si, guardarão uma estreita porção de ar, uma autêntica caixa-de-ar que permitirá isolar e conservar o calor do corpo. Deve evitar o consumo de álcool ou medicamentos antes de entrar na zona com baixas temperaturas, já que o álcool vai forçar a pele a irradiar mais calor, de forma a libertar rapidamente a energia ganha com o mesmo e a pessoa arrefecerá subitamente. Lembre-se também de instalar ou prever um sistema alternativo de aquecimento no seu carro – nem que sejam vulgares mantas e cobertores – e, em caso de avaria do carro, não permaneça sentado/a no seu interior. O movimento é necessário e aproveite para ir procurar ajuda, por exemplo. Deve, ainda, preparar-se para enfrentar temperaturas baixas associadas a vento gelado, o que induz mais facilmente a hipotermia. Assim, uma capa de plástico revelar-se-á fundamental para quebrar a acção do vento. Antes de sair para o exterior, deve, igualmente, alimentar-se bem, pois, em presença do frio, o corpo consome muita energia.

Lembre-se, pois, de se proteger contra o frio intenso. A sua vida depende do seu cuidado!

Isabel Rodrigues

Título: Saiba como evitar a hipotermia

Autor: Isabel Rodrigues (todos os textos)

Visitas: 2

806 

Imagem por: jlrsousa

Comentários - Saiba como evitar a hipotermia

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: jlrsousa

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios