Sabe o que é o Vaginismo?
![Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico. Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.](https://www.ruadireita.com/images/new/acordo.png)
![Sabe o que é o Vaginismo? Sabe o que é o Vaginismo?](https://www.ruadireita.com/info/img/sabe-o-que-e-o-vaginismo.jpg)
![Rua Direita Rua Direita](https://www.ruadireita.com/images/new/logo.texto.png)
O vaginismo é um distúrbio sexual feminino que pode impedir uma relação sexual normal ou mesmo na sua totalidade. Também considerado como um espasmo muscular, o vaginismo é raro, tratável mas muito complicado de gerir entre mulheres e também em homens.
Tratando-se de uma síndrome psicofisiológica, a sua característica é a contração involuntária dos músculos do períneo adjacente ao terço inferior da vagina.
Esta contração muscular pode ser alternada mas também persistente e por vezes nem sequer é necessária a tentativa de uma relação sexual. Basta muitas vezes prever ou imaginar a mesma para que a contração / espasmo muscular aconteça.
Contraditoriamente ao que se possa imaginar, o desejo e prazer sexual acontecem, tal como a capacidade orgásmica. No entanto, não pode ser nem previsto a penetração nem tentá-la.
Este síndrome pode ocorrer em situações em que a mulher tem atitudes ou pensamentos negativos relativamente ao sexo. Este distúrbio causa além de dor físico, uma grande frustração e sofrimento, para além de outros distúrbios emocionais como a depressão.
O síndrome pode aparecer em qualquer altura da vida e de forma súbita, sem qualquer aviso ou indicio. Apesar de ainda não estar provado, existem alguns fatores que cientificamente estão a ser estudados para o aparecimento do vaginismo. Sexo sem prazer, falta de atingir o orgasmo na relação sexual, fracasso na própria relação são alguns dos fatores que podem levar à doença. A associação de ideais de falta de prazer, dor ou medo da relação sexual é um facto.
Não há tratamento medicamentoso e anestésicos locais ou tranquilizantes pode prejudicar mais ainda.
Veja na Rua Direita
![](https://www.ruadireita.com/images/new/close.png)
![](https://www.ruadireita.com/images/new/arrow_previous.png)
![](https://www.ruadireita.com/images/new/arrow_following.png)