Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Prevenir e detectar o cancro da pele

Prevenir e detectar o cancro da pele

Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 3
Prevenir e detectar o cancro da pele

O cancro da pele, embora não tão badalado como outros, é o tipo de cancro mais frequente nas pessoas de raça branca (caucásica), sendo a exposição ao sol apontada como a principal causa do desenvolvimento desta patologia (em cerca de 90 por cento das ocorrências).

Apesar de o cancro da pele não ser uma exclusividade do Verão (até porque o frio também tem os seus efeitos perniciosos), nesta altura insiste-se mais na prevenção, pois a informação é a arma mais eficaz para lutar contra um “inimigo silencioso” que pode demorar muitos anos a manifestar-se.

O basalioma, ou carcinoma baso-celular, é o género de cancro da pele mais comum. Afecta mormente indivíduos de tez clara, com exposição habitual ao sol: agricultores, operários da construção civil, pescadores, etcétera, sendo que são precisamente as zonas mais expostas (rosto, pescoço e dorso) os focos de localização do tumor, geralmente depois dos 40 anos. É possível que comece com um nódulo rosado e luzidio, que vai crescendo devagar ou uma ferida na epiderme, sem origem conhecida e que não sara. Tratado, pode evoluir benignamente; caso contrário, é capaz de se tornar bastante agressivo e provocar mutilações de relevo.

O cancro espincelular é o segundo da lista. Aflige também os profissionais continuamente debaixo de sol, mas com idades mais avançadas. Normalmente, aparece sobre lesões pré-cancerosas, cicatrizes, fístulas crónicas, úlceras e outras áreas frágeis. O contacto assíduo com substâncias carcinogénicas (tabaco, alcatrão e derivados, arsénico, raios-X, …) constitui, igualmente, um factor de risco. Trata-se de um cancro mais lesivo e de desenvolvimento mais célere que o basalioma, sendo susceptível de criar metástases à distância, inclusive em órgãos vitais. Todavia, quando diagnosticado a tempo, tem grandes possibilidades de cura.

O melanoma é o tumor cutâneo que oferece maior perigo (e dos mais perniciosos da espécie humana) e está mais relacionado com os “escaldões”, surgindo em idades mais jovens. A sua chegada caracteriza-se, usualmente, pela aparição de um nódulo ou mancha de cor negra, sobre sinais já existentes ou em pele aparentemente sã. Como nos outros casos, o diagnóstico precoce é fundamental. Tratado em fases iniciais, o melanoma possui elevados índices de cura. Se não, o tumor tende a espessar e a metastização é um risco eminente. Indícios de alarme no que se refere ao melanoma passam por: sobrevinda de um novo sinal de cor escura em pele supostamente sã; alteração de um sinal que já se tinha, em termos de tamanho, forma e cor; sobrevinda de comichão, inflamação, ulceração ou hemorragia.

Nem todos os sinais espalhados pelo corpo, de nascença ou adquiridos representam perigo. Na realidade, a maioria é benigna. Não obstante, é necessário reeducar e apostar na prevenção. Por exemplo, no decorrer da exposição ao sol, é muito importante envergar roupa protectora, óculos de sol e protectores solares na cara, corpo e lábios. Esta exposição e o uso dos referidos protectores em crianças com menos de um ano estão interditos. A partir dos três anos, o estímulo deve ir no sentido de procurar uma sombra. A soma dos escaldões apanhados durante a infância tem enorme influência no desenvolvimento de melanoma na idade adulta.


Maria Bijóias

Título: Prevenir e detectar o cancro da pele

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 6

783 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Kizua UriasKizua

    25-07-2014 às 04:23:45

    É sempre melhor prevenir que remediar - um ditado bem popular, mas bem verdadeiro. Ainda mais, quando o assunto é cancro na pele, aí sim temos que cuidar muito.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoAdelaide

    05-02-2011 às 16:00:50

    Ola boa tarde
    tenho 19 anos e o em agosto de 2010 apanhei um grande escaldao. começou a aparecer uns sinais mas nao liguei.
    Agora estao a ficar maiores e cada vez tenho mais e mais escuros...
    sou muito branca e tenho algumas sardas...
    Sera que tenho o cancro de pele?
    Tenho medo. e nao sou capaz de ir ao médico.

    ¬ Responder
  • LaurindaLaurinda

    05-09-2009 às 19:17:25

    Muito Boa tarde
    Queria saber se o que tenho é grave.
    no principio de agosto com o calor que estava expus-me ao sol e fuqei com umas borbulhas nos braços, tenho muita comichão, e avermelhado e agora alastrou-se um bocado. sou morena e não costumo apanhar escladões. mas como ja ha 15 dias ando a por nivia e não passa pelo contrario, gostaria que me dissesem o que tenho que fazer.
    Muito obrigada
    Cumprimentos
    Laurinda Ramos

    ¬ Responder

Comentários - Prevenir e detectar o cancro da pele

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios