Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Osteoporoses: defenda os seus ossos

Osteoporoses: defenda os seus ossos

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Osteoporoses: defenda os seus ossos

A osteoporose, muito em voga hoje em dia é a doença em que os ossos vão perdendo progressivamente a densidade. Como consequência há um aumento de risco de fracturas, sendo as mais usuais as de pulso, coluna e colo do fémur (anca).

Esta doença tem um impacto muito grande na vida do doente, requerem cirurgia e têm uma taxa de mortalidade de 20%. Normalmente os doentes ficam acamados e fragilizados.

Desde há muito tempo que se coloca a questão se os lacticínios são os melhores fornecedores de cálcio. Há especialistas que defendem que sim, outros porém argumentam que não são a única fonte deste mineral dado que há outros que o contêm tis como os brócolos, vegetais verdes e frutos secos.

Na realidade o cálcio e os lacticínios baixam o risco de osteoporose e cancro do cólon, no entanto o seu consumo elevado pode levar a riscos de cancro no cólon e ovários. Podem ainda estar carregados de retinol (vitamina A), que em níveis elevados pode enfraquecer os ossos. È conveniente fazer uma alimentação equilibrada tomando um copo de leite ou uma fatia de queijo por dia.

O ideal para prevenir a osteoporose é fazer exercício físico toda a vida pois os ossos ficam mais resistentes e com Maio densidade. Os exercícios mais recomendados são a dança, a marcha, os de peso, tai chi, caminhada, hidroginástica, e ginástica de reabilitação. Os exercícios de movimentação articular combatem a rigidez das articulações e mantêm a coordenação motora e previnem quedas.

Os grupos de risco associados a esta doença são as mulheres com mais de sessenta e cinco anos, pessoas de baixa estatura e magras, os que consomem exageradamente álcool, sal, cafeína, tabagismo, vida sedentária, dieta pobre em cálcio, e os que tomam cortisona e asmáticos.

Associada á osteoporose, está a ideia errada de que basta beber leite para prevenir osteoporoses. Isto é falso se não se fizer exercícios, tomar café e sal moderado e não se apanhar sol, fonte de vitamina D, para fixar o cálcio. Os idosos que não podem já apanhar sol, devem tomar suplementos de Vitamina D.

Outra ideia errada é a de que as mulheres depois da menopausa, são mais susceptíveis de ter osteoporose devido à queda dos níveis de cálcio. Os ossos devem ser formados resistentes desde a juventude e vida adulta. Por outro lado os homens também são muito afectados se não se mexerem e fizerem exercícios.

Esta é uma doença que afecta milhares de pessoas na Europa, EUA e Japão.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Osteoporoses: defenda os seus ossos

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

615 

Imagem por: timparkinson

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 21:13:03

    quando começamos a ter peso a mais o corpo começa a armazenar gordura.não só nos sítios mais óbvios, mas também nos ossos.isto cria algumas problemas nas mensagens que a lectina manda o cérebro. diz-lhe para continuar a comer em vez de parar. mesmo depois de comer uma óptima refeição vai ter desejo de comer e mais. o cérebro não vai conseguir ver os sinais. causa muita confusão e faz com que as pessoas ganhem peso.

    ¬ Responder

Comentários - Osteoporoses: defenda os seus ossos

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: timparkinson

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios