Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Os Cuidados no Pós-Parto

Os Cuidados no Pós-Parto

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Os Cuidados no Pós-Parto

Acabou de ser mãe? Então os meus parabéns. Acabou de chegar à mais extraordinária aventura da sua vida e acaba de conhecer o amor mais incondicional de todos.

Sente-se feliz, concretizada e perde largos minutos a olhar para o seu bebé recém-nascido, que tem a certeza, é o mais maravilhoso e perfeito do mundo. Apesar de toda esta forma fantástica de amar e de toda a felicidade que está a viver, existe um medo em si que julga mais ninguém conhece e sente até algum receio de o manifestar. Acredite que todas as mães, principalmente as que o acabam de o ser pela primeira vez o sentem e isso é perfeitamente normal. Mas afinal o que há para saber sobre o pós-parto?

Apesar de sentir que a sua casa é o seu castelo, é perfeitamente natural que na altura que chegue a casa com o seu bebé recém-nascido, se sinta insegura. Acabou de deixar para trás um ambiente hospitalar onde estava rodeada de médicos e enfermeiros e agora está por sua conta com um ser tão pequenino. Para combater alguns receios e inseguranças, evite estar sozinha. Peça ao seu companheiro ou à sua mãe para estarem consigo na maior parte do tempo nos primeiros dias.

Deixe que alguém trate das tarefas domesticas e se a sua mãe, sogra ou irmã quiserem ajudá-la permita e agradeça. Alguém que lhe coloque a roupa em dia ou que lave a loiça é uma ajuda que a vai libertar.

Se foi sujeita a uma cesariana a recuperação é mais complicada, pelo que o descanso é o mais indicado. No entanto, mesmo para quem passou por um parto natural, as coisas não estão facilitadas. Algumas cólicas ou constipação intestinal são normais e é natural que sinta algum receio na hora de ir ao banheiro.

No que diga respeito ao bebé, não acredite em todas as histórias antigas que as avós têm para contar no que diga respeito aos primeiros dias dos bebés. Faça perguntas ao médico e oiça os conselhos de uma amiga ou irmã que tenha sido mãe recentemente. Elas sabem na prática o que é ser mãe de um recém-nascido nos dias de hoje.

Organize a sua vida e a sua rotina. Durante os primeiros tempos é perfeitamente natural que se sinta um pouco perdida, pelo que organizar-se, mesmo que com a ajuda de uns apontamentos é o ideal.

Vá ao médico ao fim de um mês, tanto ao pediatra como ao ginecologista. Na eventualidade de se sentir angustiada, nervosa e ansiosa. Se estes sintomas persistirem poderá estar a passar por uma depressão pós-parto e ai aconselha-se uma visita ao médico de família.

Em todo este processo é perfeitamente normal que se sinta mais cansada ou ansiosa, mas não se esqueça que deverá usufruir desta fase da melhor maneira possível. Aos poucos o seu bebé vai habituar-se à casa e á rotina da mãe e do pai, pelo que transformar e equilibrar o vosso mundo familiar vai ajudar em todo o processo.


Carla Horta

Título: Os Cuidados no Pós-Parto

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

601 

Comentários - Os Cuidados no Pós-Parto

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios