Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > O que é a Apneia do Sono

O que é a Apneia do Sono

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 3
O que é a Apneia do Sono

Se não sabia o que era, fica desde já a conhecer, se já tinha ouvido falar, mas não sabia ao certo do que se trata, chegou a altura de se informar na realidade.

A apneia do sono é uma doença bastante comum e muitas vezes confundida com outras como o ato de ressonar.

Eis as diferenças - O ato de ressonar, deve-se a uma perturbação durante o sono. Não passa de um ruído provocado pela passagem do ar através das vias respiratórias, que devido à posição com que se está a dormir, uma constipação, ou problemas respiratórios vários, provoca uma obstrução no seu fluxo. O barulho pode incomodar quem dorme no mesmo quarto, mas também pode incomodar quem ressona.

A diferença entre o ato de ressonar e a apneia é bastante grande e embora ambas tenham cura, a apneia traduz-se num problema mais complicado e em consequência mais difícil de tratar.

Mas afinal, o que é a Apneia do sono?

A apneia é uma perturbação caracterizada por paragens respiratórias com uma duração superior a 10 segundos e que se podem repetir muitíssimas vezes durante uma noite de sono. Como será de prever, a qualidade do sono é quebrada por causa dos instantes que se fica sem respirar.

Quando o sono se torna cada vez mais profundo, existe um relaxamento muscular. Os músculos necessários à atividade respiratória. Este problema pode persistir e agravar, causando graves obstruções na passagem do ar.

A apneia também pode ter motivos cerebrais e psicológicos, respeitantes aos controladores da respiração.

Em suma, uma noite de sono de um doente de apneia do sono, pode passar por adormecer, parar de respirar, acordar, reinicia r a respiração e tornar a adormecer. Esta situação pode acontecer 5 ou mais vezes na mesma noite.

Tendo em conta que o nível de oxigénio no sangue baixa, o coração é obrigado a entrar num maior esforço, o que traduz um aumento da tensão arterial e arritmias cardíacas.

Existem alguns truques para se aliviar a apneia tal como o ressonar. Passa por não ingerir bebidas alcoólicas à noite, dormir de lado, praticar exercício físico, ou até mesmo por um descongestionante nasal.

Existe ainda no mercado farmacêutico um pequenos pensos que se colocam no nariz para a desobstrução da congestão nasal. No entanto e em casos mais graves, a cirurgia é a única saída. A extração das amígdalas e adenoides podem ser uma saída para este problema.

Se mesmo assim a apneia persistir, as cirurgias terão de ser mais concretas e exaustivas.


Carla Horta

Título: O que é a Apneia do Sono

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

608 

Imagem por: pedrosimoes7

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    25-07-2014 às 02:06:12

    Para ser um problema bem preocupante, mas que deve ser tratado com um especialista o mais rápido possível. A apneia do sono é muito ruim, pois o sono que deveria ser algo relaxante - não é!

    ¬ Responder
  • henricária

    03-01-2013 às 21:06:07

    qual remedios a criança deveria tomar para o tratamnto ?

    ¬ Responder
  • veravera

    21-05-2010 às 17:09:51

    Olá ,tenho um filho com 10 meses "a luz da minha vida" e penso que tem esse problema ...pois durante o sono e principalmente o da noite ,faz bastante barulho a respirar e por vezes a respiração pára por alguns segundos ,o que deixa os papás muito preocupados !recentemente o seu pediatra revelou que tem adnóides alteradas ,bastante e que só a cirurgia resolve a situação !! mas ele é tão pequenino ...por favor dêem-me outras soluções! obrigada

    ¬ Responder

Comentários - O que é a Apneia do Sono

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Imagem por: pedrosimoes7

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios