Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Nutrição e prevenção do câncer

Nutrição e prevenção do câncer

Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 3
Nutrição e prevenção do câncer

O câncer é definido como uma enfermidade multicausal crônica e sua prevenção têm tomado uma dimensão importante no campo da ciência já que foi apontada como a primeira causa de mortalidade no mundo. No Brasil o câncer é a segunda causa de morte por doença, apenas superada pelas doenças cardiovasculares. O desenvolvimento de várias das formas de câncer, resulta da internação entre fatores endógenos e ambientais, sendo o mais notável desses fatores a dieta, que contribui com cerca de 35% dos novos casos seguida pelo tabagismo 30%. Estima-se que 35% das mortes por câncer podem ser prevenidas, através de modificações dietéticas, pois há várias evidências de que a alimentação tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer.

Estudos demonstram que algumas neoplasias estão associadas ao excesso de peso e acúmulo de gordura abdominal e dentre os fatores de risco relacionado ao processo carcinogênico incluem-se: a ingestão excessiva de gordura, conservas, defumados, alimentos salgados, cocção direta em carvão e o baixo consumo de frutas, hortaliças, e fibras. É importante enfatizar que a alimentação adequada além de fornecer energia e nutrientes essenciais, pode contribuir na promoção de efeitos fisiológicos benéficos, prevenindo ou retardando a doença. Os alimentos que contêm estas propriedades são denominados alimentos funcionais, responsáveis por exercer ação metabólica ou fisiológica que contribui para a saúde e para a diminuição de morbidades crônicas.

Dentre as principais estratégias preventivas do combate ao câncer destaca-se a quimioprevenção, que surge como uma opção terapêutica através do uso de uma ou mais substâncias químicas com objetivo de inibir, ou retarda, ou reverter o processo carcinogênico. Os principais alimentos funcionais com ação quimiopreventiva são: fotoquímicos (isoflavonas e licopeno); ação antioxidante que previne a formação de radicais livres. Ácidos graxicos poliinsaturados (Omega 3), ação antiinflamatória que reduz o crescimento tumoral. Peptídeos ativos (arginina e glutamina), nutrientes com ação imunomoduladora. Prebióticos (inulina ou fruto oligossacarídeo) e probioticos (lactobacilos) protegeram o intestino contra agentes carcinogênicos. Dentre os alimentos que apresentam estes componentes destacamos a soja, tomate, brócolis, couve-flor, repolho, alho, cenoura, linhaça, óleo de peixe, chá verde, uva roxa, frutas vermelhas, açafrão, gengibre alcachofra dentre outros. A expectativa das frutas aponta para a recomendação de um plano dietético específico, destacando a importância dos compostos quimiopreventivos que atuam na probabilidade de reduzir o numero de casos novos e de reincidência da doença.

Algumas orientações nutricionais preventivas também podem ajudar a reduzir o risco de surgimento de câncer e são considerados metas para a saúde, tais como: ingerir mais porções de frutas e hortaliças ao dia. Preferir grãos integrais em relação a refinados, reduzir o açúcar refinado, limitar o consumo de carne vermelha riscas em gordura, consumir alimentos processados com limitação, limitar alimentos calóricos, manter o peso saudável em longo prazo, limite o consumo de sal, eliminar o excesso de consumo de bebidas alcoólicas, em fim saúde e alimentos saudáveis.

Waldiney Melo

Título: Nutrição e prevenção do câncer

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 6

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    12-08-2014 às 22:20:47

    Não tem coisa melhor que prevenir o câncer. É muito bom quando a gente pode usufruir dos alimentos saudáveis para evitá-lo. Adorei o artigo e parabéns.

    ¬ Responder
  • cleydecleyde

    06-12-2011 às 22:48:50

    tirou as minhas duvidas,muito bom;

    ¬ Responder
  • karolainekarolaine

    28-09-2011 às 22:46:28

    muito legal essa pagina!

    ¬ Responder

Comentários - Nutrição e prevenção do câncer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios