Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Nutrição e prevenção do câncer

Nutrição e prevenção do câncer

Categoria: Saúde
Visitas: 6
Comentários: 3
Nutrição e prevenção do câncer

O câncer é definido como uma enfermidade multicausal crônica e sua prevenção têm tomado uma dimensão importante no campo da ciência já que foi apontada como a primeira causa de mortalidade no mundo. No Brasil o câncer é a segunda causa de morte por doença, apenas superada pelas doenças cardiovasculares. O desenvolvimento de várias das formas de câncer, resulta da internação entre fatores endógenos e ambientais, sendo o mais notável desses fatores a dieta, que contribui com cerca de 35% dos novos casos seguida pelo tabagismo 30%. Estima-se que 35% das mortes por câncer podem ser prevenidas, através de modificações dietéticas, pois há várias evidências de que a alimentação tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer.

Estudos demonstram que algumas neoplasias estão associadas ao excesso de peso e acúmulo de gordura abdominal e dentre os fatores de risco relacionado ao processo carcinogênico incluem-se: a ingestão excessiva de gordura, conservas, defumados, alimentos salgados, cocção direta em carvão e o baixo consumo de frutas, hortaliças, e fibras. É importante enfatizar que a alimentação adequada além de fornecer energia e nutrientes essenciais, pode contribuir na promoção de efeitos fisiológicos benéficos, prevenindo ou retardando a doença. Os alimentos que contêm estas propriedades são denominados alimentos funcionais, responsáveis por exercer ação metabólica ou fisiológica que contribui para a saúde e para a diminuição de morbidades crônicas.

Dentre as principais estratégias preventivas do combate ao câncer destaca-se a quimioprevenção, que surge como uma opção terapêutica através do uso de uma ou mais substâncias químicas com objetivo de inibir, ou retarda, ou reverter o processo carcinogênico. Os principais alimentos funcionais com ação quimiopreventiva são: fotoquímicos (isoflavonas e licopeno); ação antioxidante que previne a formação de radicais livres. Ácidos graxicos poliinsaturados (Omega 3), ação antiinflamatória que reduz o crescimento tumoral. Peptídeos ativos (arginina e glutamina), nutrientes com ação imunomoduladora. Prebióticos (inulina ou fruto oligossacarídeo) e probioticos (lactobacilos) protegeram o intestino contra agentes carcinogênicos. Dentre os alimentos que apresentam estes componentes destacamos a soja, tomate, brócolis, couve-flor, repolho, alho, cenoura, linhaça, óleo de peixe, chá verde, uva roxa, frutas vermelhas, açafrão, gengibre alcachofra dentre outros. A expectativa das frutas aponta para a recomendação de um plano dietético específico, destacando a importância dos compostos quimiopreventivos que atuam na probabilidade de reduzir o numero de casos novos e de reincidência da doença.

Algumas orientações nutricionais preventivas também podem ajudar a reduzir o risco de surgimento de câncer e são considerados metas para a saúde, tais como: ingerir mais porções de frutas e hortaliças ao dia. Preferir grãos integrais em relação a refinados, reduzir o açúcar refinado, limitar o consumo de carne vermelha riscas em gordura, consumir alimentos processados com limitação, limitar alimentos calóricos, manter o peso saudável em longo prazo, limite o consumo de sal, eliminar o excesso de consumo de bebidas alcoólicas, em fim saúde e alimentos saudáveis.

Waldiney Melo

Título: Nutrição e prevenção do câncer

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 6

781 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Luene ZarcoLuene

    12-08-2014 às 22:20:47

    Não tem coisa melhor que prevenir o câncer. É muito bom quando a gente pode usufruir dos alimentos saudáveis para evitá-lo. Adorei o artigo e parabéns.

    ¬ Responder
  • cleydecleyde

    06-12-2011 às 22:48:50

    tirou as minhas duvidas,muito bom;

    ¬ Responder
  • karolainekarolaine

    28-09-2011 às 22:46:28

    muito legal essa pagina!

    ¬ Responder

Comentários - Nutrição e prevenção do câncer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Ler próximo texto...

Tema: Desporto
Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!\"Rua
A Maratona de Boston é a mais antiga maratona anual do mundo e se classifica como um dos eventos de corrida de estrada de grande prestígio. O Boston Athletic Association gera esse clássico americano, que é patrocinado pela John Hancock Financial Services.

A Maratona de Boston tem se destacado como o evento máximo dentro do esporte de corridas de estrada em virtude de sua tradição, longevidade e método de ganhar a entrada na corrida (via qualificação). Para isso, você terá aqui algumas informações sobre esse evento que atrai milhões de pessoas e que tem a participação de patrocinadores, voluntários, corredores, imprensa e muito mais!!!

Aos Participantes:
Todos os participantes receberão:
* A entrada para a festa das massas na pré-corrida e festa pós-corrida
* Programa Oficial da raça e Racers Resultados Livro
* A T-shirt de manga comprida
* Transporte para o início
* Finalizadores receberão uma medalha comemorativa.

Desde 1996, a Maratona de Boston tem utilizado um sistema de cronometragem computador. Os relógios digitais que exibem o tempo decorrido estão localizados em cada milha e com o marcador de cinco quilômetros. A distância a percorrer é de 26 milhas, com 385 metros (42,195 km).

Informações sobre o evento:
A cidade de Boston oferece uma variedade de artes de palco, com emocionantes passeios aos locais turísticos, eventos esportivos, e áreas comerciais. Para ajudar a fornecer-lhe algumas ideias para quando você estiver esse evento na cidade, por favor consulte os seguintes links:

http://www.bostonusa.com/
http://www.massvacation.com/
http://www.cityofboston.gov/

Os voluntários:
Todos e cada um dos 10 mil voluntários são de vitais importâncias para a experiência que é dada aos participantes locais e internacionais da corrida. Pode-se ver a união no trato uns com os outros com todo o respeito, compaixão e empatia. Cada um encoraja uns aos outros para alcançar seus objetivos e cumprir ao máximo do seu potencial. A comunidade que você cria dentro do rol de voluntários é algo que todo mundo merece fazer parte.

Os patrocinadores:
Desde 1986, o Boston Athletic Association usou patrocínios para ajudar a manter a Maratona de Boston como a corrida mais venerada e respeitada no mundo. Graças ao principal patrocinador John Hancock Financial - que estará comemorando seu 30 º ano em 2015 - a Maratona de Boston oferece uma premiação de $ 806.000 para o qual os atletas competem todos os anos. John Hancock também fornece recursos financeiros para supervisionar a John Hancock Elite Athlete Team, que traz muitos dos melhores corredores de todo o mundo a cada dia Hopkinton Patriots. A empresa hospeda os atletas para a semana da corrida no "John Hancock Elite Athlete Village" criado no John Hancock Conference Center.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Maratona de Boston: O maior evento de corrida do mundo!

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios