Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Mochila da Escola – O Peso do Mundo nas Costas

Mochila da Escola – O Peso do Mundo nas Costas

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Mochila da Escola – O Peso do Mundo nas Costas

A cada inicio de ano letivo muito se fala do peso das mochilas escolares, repleta de livros e de material para aprender. No entanto, com o passar do tempo, o assunto acaba por cair no esquecimento e lá vão as nossas crianças carregadas a caminho da escola.

Em algumas escolas já existem os sistemas de cacifos onde as crianças podem trazer para casa somente os livros que necessitam para estudar, mas nem todas as escolas estão preparadas para este sistema. O problema não é novo e trás com o passar do tempo, problemas de saúde em gente tão miúda.

O peso de uma mochila da escola não deve ultrapassar 10% do peso total da criança e entre lápis, livros, cadernos e outros materiais, o peso deve ser controlado.

Para além do peso das mochilas as modas ditadas sabe-se lá por quem, também não favorece e são muitos os modelos de mochilas que prejudicam. Mochilas com duas alças são o ideal. É necessário ter atenção às conhecidas mochilas com rodinhas, pois apesar de serem puxadas,o peso destas mochilas com as rodas também deve ser tomado em consideração.

A mochila deve ser colocada com as duas alças aos ombros e ensine ao seu filho como ele pode ser prejudicado com a moda da mochila num só ombro. As alças devem ser ajustadas às costas mas a base da mochila não deve ficar a mais de 10cm da cintura.

Também a forma como se guardam os materiais se guardam dentro da mochila são importantes. Os mais pesados devem ser colocados no lado que vai encostar ás costas e sempre na vertical. Na eventualidade de terem de ser usadas duas mochilas, o peso deve estar equilibrado em cada um dos ombros, utilizando de preferência as malas de uma só alça por cada mala.

Os pais devem educar no sentido de dizer aos filhos para que não carreguem material desnecessário. Se não vão utilizar nas aulas determinados materiais, o mais indicado é retirá-los da mochila. Problemas graves de coluna são frequentes em crianças que carregam a mochila ás costas e as dores de cabeça podem começar a ser um problema diário.

Se as queixas se mantiverem o melhor será consultar o médico.


Carla Horta

Título: Mochila da Escola – O Peso do Mundo nas Costas

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 0

651 

Comentários - Mochila da Escola – O Peso do Mundo nas Costas

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios