Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Estime o seu coração

Estime o seu coração

Categoria: Saúde
Comentários: 4
Estime o seu coração

Muitas vezes, pensa-se que se começa a ter doenças cardíacas por uma questão de genética, idade, problemas da vida ou elementar inevitabilidade. Pois bem, a saúde do nosso coração está mais nas nossas mãos do que imaginamos, e circunstâncias que nos passam, amiúde, despercebidas podem despoletar a patologia coronária.

O colesterol exagerado é um dos inimigos mais públicos, porque amplamente divulgado. Toda a gente tem colesterol. E convém que assim seja, já que ele é indispensável para que as células orgânicas se regenerem, substituam e desenvolvam. Não obstante, e dado que não se dilui no sangue, o colesterol tem de ser transportado entre células através de lipoproteínas, que não devem apresentar valores elevados, porque quanto maior for a acumulação destas proteínas, maior será a probabilidade de se armazenarem nas paredes das artérias, constituindo, deste modo, obstáculo à passagem da circulação sanguínea para o coração e para o cérebro. Neste sentido, as carnes vermelhas devem ser substituídas por peixes gordos e proteínas vegetais, como a soja. Para reduzir o colesterol de maneira natural há que recorrer à actividade física e consumir esteróis vegetais. Estes são extractos naturais de plantas com uma estrutura idêntica ao colesterol, que dificultam e impedem a sua absorção.

Por outro lado, a raiva e a hostilidade, acolhidas de forma habitual e persistente, também são factores de risco para eventos cardiovasculares. De facto, atacam o sistema imunitário e colocam vários órgãos em perigo. Portanto, se é daquelas pessoas que “ferve em pouca água”, ou pressente que quase nem precisa de “água” para “ferver” (!), descontrolando-se com situações aparentemente banais, preste atenção, pois essa atitude é passível de lhe acarretar dissabores bem piores do que conflitos com familiares, amigos ou colegas de trabalho!...

A boa notícia é que a Psicologia fornece técnicas de gestão da raiva descontrolada, onde se incluem a meditação, o yoga do riso (que sugere o riso, mesmo forçado, como mecanismo desencadeante do bom humor), a prática de hobbies ou de exercício físico, entre outros auxiliares com valores científicos comprovados. O exercício físico constitui um dos métodos naturais mais eficazes para melhorar a função cardíaca e regular a tensão arterial.

Optar por um estilo de vida saudável, alimentos certos e cinco minutos de exercitação diária soam como música para o seu coração. Se lhe der a “melodia” correcta, ele não falhará um compasso e a restante “orquestra” do seu organismo agradece. É que, basicamente, estamos a tratar do “órgão-rei”, que é, simplesmente, o “maestro”!



Maria Bijóias

Título: Estime o seu coração

Autor: Maria Bijóias (todos os textos)

Visitas: 0

609 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    22-07-2014 às 20:08:12

    Adoro exercitar-me! Creio que nosso coração é bem especial assim como nosso corpo e devemos constantemente nos avaliarmos se estamos cuidando dele com afinco. Uma alimentação saudável, exercícios diários e uma boa disposição da mente, têm efeitos surpreendentes!

    ¬ Responder
  • Daniela VicenteDaniela Vicente

    14-09-2012 às 15:56:21

    os tomates têm licopeno que ajudam a baixar as tensões. pode por exemplo juntar-lhe requeijão e fica com um óptimo aperitivo. é uma excelente maneira de introduzir nutrição nas nossas vidas. o salmão é rico em ácidos gordos ómega 3 e previne a criação de placa e a formação de coágulo. feijão-fava também deve ser considerado na sua alimentação. tenho um estilo saudável para ter um coração saudável.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 18:49:47

    para desobstruir as artérias beba sumo de romã com metade de uma banana, 5 iogirtes e meio iogurte. fica um óptimo batido. muito nutritivo. é uma óptima maneira de iniciar o dia. os oregãos são óptimos para ajudar na função cardíaca e pode comer por exemplo na pizza. estes baicxam o LDL (o colesterol mau) e aumenta o HDL (o bom colesterol). saiba ainda que o cacau escuro em pó também é muito bom.

    ¬ Responder
  • keli noronhakeli noronha

    19-09-2010 às 04:52:42

    queria saber se o coraçao rigido e veias comprimidas tem cura se o coraçao volta a ser normal?

    ¬ Responder

Comentários - Estime o seu coração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios