Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Dicas Para Melhorar a Memória e a Concentração

Dicas Para Melhorar a Memória e a Concentração

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 3
Dicas Para Melhorar a Memória e a Concentração

A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis no cérebro. No entanto, com a idade e o sedentarismo mental, esta capacidade vai-se reduzindo.
Ficam aqui algumas dicas para recuperar e conservar as capacidades de memorização e de concentração.

ALIMENTOS PARA MELHORAR A MEMÓRIA

Para melhor a memória e a capacidade de concentração é necessário fornecer ao cérebro o tipo certo de energia. Aconselham-se alimento ricos em:

• Ómega 3 (essencial para a formação e desenvolvimento saudável do tecido cerebral): Peixe
• Cafeína (estimulante natural que aumenta a capacidade de concentração): Café, chá verde;
• Antioxidantes (protegem as células cerebrais): Frutos, especialmente os vermelhos, e vegetais;
• Vitaminas B, C e E: Sumo de laranja, nozes, chocolate meio amargo;
• Magnésio: Folhas verdes, brócolos, amêndoas, castanhas de caju e frutas.

Destacam-se ainda o ginseng, a beterraba, o alecrim e a cebola.

BEBER MODERADAMENTE

Alguns estudos mostram que o consumo leve e moderado de álcool pode melhorar a memória e a percepção. Por outro lado, o abuso do álcool tem um efeito negativo nas células do cérebro relacionadas com a memória.

FAZER EXERCÍCIO REGULARMENTE

Uma das melhores formas de manter o cérebro saudável é exercitando o corpo. Não basta ter uma alimentação adequada, é necessário que os nutrientes referidos anteriormente, assim como o oxigénio, cheguem ao cérebro. Para isso, é importante que os vasos sanguíneos sejam capazes de bombear o sangue facilmente, sem placas de gordura que se acumulam nas artérias, obstruindo-as. Daí a necessidade do exercício regular. Caminhe, corra, dance, ande de bicicleta,… só não fique parado!

EXERCITAR O CÉREBRO

Para evitar problemas de esquecimento e desenvolver a capacidade de memória é necessário manter o cérebro activo. Para isso existe uma grande variedade de estratégias, cada uma adequada ao tipo de área que pretende melhorar (memorizar nomes, caras, etc.). O importante é fazer ginástica mental diariamente. Aqui ficam alguns tipos de exercícios que poderá fazer para melhorar a memória e aumentar a capacidade de concentração:

• Criar o hábito de leitura ou de escrita;
• Jogar cartas, xadrez, dominó, sudoku,…;
• Fazer palavras cruzadas;
• Ler textos e representá-los;
• Pintura;
• Aprender uma nova língua;
• Fazer coisas novas, como por exemplo fazer percursos diferentes quando for aos lugares que costuma frequentar.

A memória é como um músculo, para crescer precisa ser exercitada.

EVITAR PREOCUPAÇÕES

A ansiedade, ou outros factores que causem stress, afectam as partes do cérebro responsáveis pela memória, destruindo-as pouco a pouco. Nos casos de depressão, existe um aumento do nível de cortisol na corrente sanguínea, e consequentemente, no cérebro, reduzindo certas áreas do mesmo, sendo a mais importante delas o Hipocampo, uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória.

PRESTAR ATENÇÃO

Muitas vezes não nos conseguimos lembrar de determinadas coisas porque não prestamos atenção a elas o tempo suficiente para que fiquem armazenadas no banco de memória. Para melhorar a capacidade de concentração é importante focar-se e prestar a devida atenção à tarefa que está a realizar, minimizando as distracções, como música, televisão, Internet. Uma forma de se manter atento é repetir em voz alta o que está fazer.

DORMIR BEM

Uma boa noite de sono ajuda a armazenar o que foi aprendido no dia, na memória de longo prazo.


Liliana Moita

Título: Dicas Para Melhorar a Memória e a Concentração

Autor: Liliana Moita (todos os textos)

Visitas: 0

677 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 3 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    23-07-2014 às 19:09:45

    É bem interessante a memorização e a concentração. Isso se adquiri muito na infância com bons hábitos. Mas, na fase adulta é possível e tende a melhorar de acordo com dicas como essa. Adorei!!!

    ¬ Responder
  • Liliana MoitaLiliana Moita

    13-03-2013 às 09:17:28

    Compreendo perfeitamente. Eu muitas vezes, a meio de uma frase, esqueço-me do que estou a dizer.
    Este texto que escrevi resulta de uma pesquisa que fiz para tentar melhorar os meus problemas de memória. Enquanto não melhora, o ideal é apontar as coisas importantes num papel e colocá-lo num local bem visível para não esquecer onde o colocámos =P. E como disse, o mais importante é manter o cérebro activo! Estar sempre a aprender coisas novas. Escolher um tema que lhe interesse e estudá-lo. Por exemplo, "como aumentar as visitas do seu blog". Ah, e faço sudoku todos os dias =)

    ¬ Responder
  • mara de fortaleza-ce

    25-02-2013 às 13:30:48

    eu tenho um grande poblema de memoria as vezes fico ate muito deprimida com isso, meu marido as vezes pénsa ate q e de proposito ou pq eu nao dou atensao pras coisas q ele me fala e q as vezes sao muito emportantes e q eu esqueco compretamente.

    ¬ Responder

Comentários - Dicas Para Melhorar a Memória e a Concentração

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Secretária em vidro

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Mobiliário
Secretária em vidro\"Rua
A maior parte das casas tem um escritório para fazer os trabalhos relativos Á profissão ou outros. È uma divisão extremamente necessária para as pessoas se recolherem a trabalhar. Por isso o escritório deve ser um local com conforto e agradável. O ambiente torna-se extremamente importante para o recolhimento necessário e a concentração que certos trabalhos exigem. Se não se tiver no local de trabalho tem de construir-se em casa.

Em todas as profissões é útil ter uma secretária para colocar um computador portátil. Livros e outros acessórios. É uma peça de mobiliário que não se dispensa de forma nenhuma. Desde sempre que foi indispensável na escola, no escritório, na empresa. A sua funcionalidade é como a do computador que praticamente não se dispensa. Para onde se vá leva-se o computador portátil a servir de complemento.

No que diz respeito à secretária ela exige um bom material e design bonito. E de facto há secretárias muito belas desde o seu modelo ao material e design. Por exemplo uma secretária em vidro fica muito bem num escritório amplo de uma vivenda ou numa empresa particular bem decorada. Pode colocar-se também num pequeno escritório de um apartamento ou numa sala especial e decorada a gosto. Há quem prefira ter uma secretária num espaço pequeno especificamente para trabalho. Deste modo concentra-se mais nele e não pensa no que tem para fazer em casa. Ou seja, dá mais prioridade ao que eventualmente tenha que fazer numa secretária. Para além de ajudar a decorar e embelezar o espaço onde se coloca dá um certo ar de charme e gramou num ambiente. Se este for decorado com objectos bonitos de decoração e uma estante para livros dá um ar mais intelectual ao ambiente. Deste modo mais propício para o recolhimento.

Não é por acaso que muita gente prefere o seu escritório para passar as horas que dispõe no seu quotidiano ou fins – de - semana. É um local propício a pensar mais nos projectos, no trabalho e nos encargos da vida. Deste modo cada divisão da casa tem uma funcionalidade diferente e um ar distinto dos restantes.

Não quer dizer que uma secretária em vidro não fique adaptada noutro local que não seja para o trabalho de estudantes ou outros, ela pode ainda adaptar-se para embelezar ou harmonizar espaços que estejam por preencher numa casa maior ou outro local. Sem dúvida que a secretária em vidro não vai deixar mal nenhum espaço onde se coloque.

Pesquisar mais textos:

Teresa Maria Batista Gil

Título:Secretária em vidro

Autor:Teresa Maria Gil(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    20-04-2014 às 15:52:38

    Fantástico texto! A Rua Direita agradece!

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios