Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Diabetes por que acontece

Diabetes por que acontece

Categoria: Saúde
Visitas: 28
Comentários: 9
Diabetes por que acontece

Saiba que a diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, é do mesmo jeito que o organismo usa a digestão dos alimentos, para crescer e produzir energia. A maioria dos alimentos que comemos é quebrada em partículas de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o nosso corpo. Depois da digestão, o açúcar passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a açúcar possa entrar nas células, ela precisa de ajuda de outra substância, a insulina.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, é uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, ela produz automaticamente a quantidade certa de insulina, que é necessária para mover a açúcar do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. E por isso acontece que a açúcar sai do sangue e vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, que aumenta o que se chama de glicemia, ou concentração de açúcar que também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há açúcar no sangue, mas ela não jogada fora sem ser utilizada.

Saiba quais os tipos de diabetes, a diabetes do tipo 1 e a diabetes do tipo 2, e diabetes gestacional. A diabetes tipo 1 é uma doença de auto-imune. Que significa que o sistema é responsável por defender o corpo de infecções, ou seja, sistema imunológico que atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. Nos diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão que passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.

Diabetes do tipo 2 Essa é a forma mais comum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, já o diabético do tipo 2. Este está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo. Menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal. Por causa do aumento da obesidade entre crianças e adolescentes, já que as dietas de hoje em dia não são nada saudáveis, esta doença vem aumentando nestas faixas etárias. Nesta doença, o pâncreas produz a quantidade suficiente de insulina, mas, por razões desconhecidas, o corpo não consegue utilizar esta substância de forma correta.

Waldiney Melo

Título: Diabetes por que acontece

Autor: Waldiney (todos os textos)

Visitas: 28

796 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 9 )    recentes

  • Rafaela CoronelRafaela

    15-07-2014 às 23:40:00

    É horrível ter diabetes. Só quem tem sabe como é difícil manter uma alimentação onde poucos alimentos devem ser ingeridos. Muito bom esse artigo que trata de forma simples. Amei!

    ¬ Responder
  • meire mendes sabino

    22-05-2014 às 04:55:01

    Estou muiiito triste pois descobri q estou com a tal diabetes, estou confusa,com medo,sem saber como agir ou como aceitar essa tal doença! Dizem q essa doença pode vir de fator genético, histórico famíliar. E isso não tenho!por favor me ajude, me oriente como devo fazer pra levar minha vida normal!
    Obrigada desde já

    ¬ Responder
  • SophiaSophia

    23-05-2014 às 17:12:28

    Olá, primeiramente mantenha a calma, pois ter diabetes não é algo tão desesperador. Claro, você terá algumas limitações quanto a alimentação e outros. Leia este artigo que é bem interessante e que vai ajudar-lhe bastante:
    http://www.pelesaudavel.com/pele-saudavel/301-diabetes-como-levar-uma-vida-normal.html
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoArthur

    18-08-2012 às 14:30:31

    Muito Obrigado, ajudou bastante mesmo no meu dever de casa.

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoreinaldo melo

    19-01-2012 às 18:24:28

    cmo fazer para evitar o nivel d glicose do sangue . E faz com o q a insulina seja produzida pelo corpo do individuo?

    ¬ Responder
  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãokaren de avila

    10-06-2011 às 13:00:25

    por a diabetes causa sede na pessoa?

    ¬ Responder
  • José FerreiraAlmerinda Coutinho

    30-04-2011 às 11:54:39

    As vezes quando aplico a insulina ela sai, por que ?

    ¬ Responder
  • josé pereirajosé pereira

    22-04-2011 às 13:49:41

    O aumento do açucar no organismo,para 108,ja é o inicio do diabetes,e nesse estagio,pode se reverter e como ?

    ¬ Responder
  • Michele Chemello BersaniMichele Chemello Bersani

    01-03-2010 às 21:09:01

    Gostaria de mais informaçao sobre a diabete , pois meu filho de 12 anos esta com diabete ..

    ¬ Responder

Comentários - Diabetes por que acontece

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Cães e Humanos: Amizade por interesses

Ler próximo texto...

Tema: Animais Estimação
Cães e Humanos: Amizade por interesses\"Rua
Não é de hoje que os cães são considerados nossos melhores amigos, porém como toda amizade ela não é totalmente incondicional e livre de interesses, pense bem, você pode discordar a princípio, mas analise a fundo e verá que tenho razão.

Cães convivem conosco a mais de 10mil anos, foi lá atrás na pré história que essa amizade começou, uma das mais duradouras da história. Teorias dizem que essa conexão iniciou pois ambas as espécies precisavam de algo que não possuíam e juntos se completaram.

Em plena era do gelo onde a sobrevivência estava sendo testada a todo vapor, aquele lobo considerado mais corajoso se encontrou com um homem também corajoso e resolveram unir forças, talvez não conscientemente, mas deu certo para ambos, e ali iniciava uma amizade que duraria por milênios.

Nesse estágio da nossa história, corríamos perigo de sobrevivência; faltava comida, segurança e energia ! ... E então percebemos que esses lobos simpáticos poderiam nos dar uma vantagem na corrida contra a morte, afinal eles caçavam muito bem , coisa que tínhamos dificuldade em fazer pela falta de energia naquele momento; então pensamos, eles nos ajudam a caçar, nós dividimos o alimento e em troca eles ganham segurança e afeto, e foi assim que essa amizade nos ajudou a enfrentar todos os percalços do caminho, e hoje evoluímos tanto que não precisamos mais de seus serviços e ainda sim continuam sendo nossos melhores amigos, posso dizer então que realmente é uma amizade verdadeira, que surgiu da dificuldade e interesses mas que não se deixou abalar por nada.

Então, agora quando virmos alguém maltratar esses animais, desdenhar deles dizendo que "não prestam pra nada", "não fazem nada de útil", como a galinha que põe ovos, ou a vaca que dá leite, lembremo-nos o quão útil eles foram na nossa caminhada, não só no quesito físico mas também no emocional, numa época em que as aparências não importavam e nem o QI para se fazer um amigo, bastava ser corajoso o bastante pra ultrapassar barreiras e conhecer mais o outro, do jeito que ele viesse, garanto que vantagens incríveis nascerão dessa amizade, e não pense em vantagens como algo ruim, quando digo penso em a vantagem da gente se sentir o humano mais importante do mundo quando esses seres peludos nos olham nos olhos sem pedir mais nada em troca, damos e recebemos carinho como nunca, uma retribuição silenciosa a quem sempre esteve do nosso lado, no pior e melhor momento.

O maior interesse em uma amizade é que ela dure para sempre, e acho que com os Cães conseguimos isso.

Pesquisar mais textos:

Lara Lavic

Título:Cães e Humanos: Amizade por interesses

Autor:Lara Lavic(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios