Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Categoria: Saúde
Comentários: 4
Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

O verão traz inúmeras expectativas positivas de realizações e descanso. A luminosidade e o calor que a data naturalmente traz, proporciona uma mudança de ânimo e comportamento nas pessoas.  O calor e a luminosidade geram bem-estar e necessidade de se estar mais ao ar livre. É nesse ponto que devemos ter mais atenção a fim de não transformar bem-estar em problemas futuros. Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar transtornos e problemas de saúde.

Junto com o calor do verão vêm com maior incidência os raios ultravioletas. Ou na verdade nós nos dispusemos a estar mais em contato direto e em exposição a esses raios. A radiação proveniente dos raios ultravioleta UVA e UVB podem desenvolver câncer de pele, além de queimaduras e mal-estares, ocasionando até desmaios em alguns casos. Essa radiação é responsável também pelo fotoenvelhecimento que é o processo de envelhecimento da pele com o aparecimento de rugas, manchas e marcas de expressão. A prevenção é bastante simples. É questão de reeducação e práticas simples.

O uso do protetor solar é imprescindível para evitar essa radiação ultravioleta. Quanto mais clara a pela maior o fator de proteção solar deve ser. Protetores de valor de proteção menor do que 15 devem ser evitados. O ideal é usar o fator trinta. Crianças menores de seis meses não devem ser expostas ao sol e as maiores devem usar protetores de alto fator e específicos para a faixa etária. O filtro deve ser aplicado meia hora antes da exposição e reposto a cada duas horas. É importante lembrar que o filtro não deve ser usado somente na praia ou na piscina. Ele deve ser usado em todos os momentos e locais. Existem protetores específicos para a região do rosto. Os melhores filtros protegem contra os dois tipos de raios ultravioleta: o UVA e o UVB.

Além disso, mesmo com o uso do filtro solar, é importante buscar ambientes que têm sombra. A radiação solar é refletida pela areia, pelo concreto e pela água. Os cuidados devem ser mantidos inclusive em dias nublados e chuvosos. Os raios ultrapassam as nuvens e são igualmente negativos. Usar tecidos grossos a base de algodão é bom, porque barra um pouco a radiação. Os demais tecidos sintéticos não garantem esse benefício.

Uma alimentação adequada é também importantíssima nessa época do ano. Evitar alimentos pesados, ingerir mais legumes, verduras e frutas, carne branca é a receita ideal para evitar mal-estar. Procurar alimentar-se equilibradamente e hidratar-se constantemente evita maiores problemas. É preciso estar constantemente ingerindo líquidos saudáveis, como água, sucos naturais e chás.

Os cuidados com os olhos nesse período também é muito importante. Eles também sofrem com a radiação solar. Esses raios, quando em contato direto com os olhos, podem ocasionar problemas de visão como a catarata, por exemplo. A proteção para as vistas é o uso de óculos escuros. No entanto estes devem ser de boa qualidade. Óculos mais baratos nem sempre possuem o filtro contra raios UVA e UVB. É o recomendado é procurar óculos que garantam essa proteção. Geralmente eles apresentam um selo  que garante tal proteção.


Rosana Fernandes

Título: Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

771 

Imagem por: Richard0

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    21-07-2014 às 21:28:22

    É bom ir para o sol em horários que nos fazem bem, por exemplo, logo o sol da manhã e o fim da tarde. Evitar o sol do meio-dia, pois é maléfico. Temos que ter muito cuidado mesmo para ter um verão bem saudável. Amo o verão!!!

    ¬ Responder
  • rafael

    20-11-2012 às 22:13:57

    axei muito interesante e serviu para meu trabalho de escola e para minha vida

    ¬ Responder
  • marcela

    10-10-2012 às 00:46:49

    nao achei o queria

    ¬ Responder
  • juliane Araújo dos santosjuliane Araújo dos santos

    05-11-2010 às 23:30:38

    maravilhoso essas dicas sobre saúde, pois aprendemos nos cuidar diariamente!!! valeu pelasdicas

    ¬ Responder

Comentários - Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Imagem por: Richard0

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios