Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Categoria: Saúde
Comentários: 4
Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

O verão traz inúmeras expectativas positivas de realizações e descanso. A luminosidade e o calor que a data naturalmente traz, proporciona uma mudança de ânimo e comportamento nas pessoas.  O calor e a luminosidade geram bem-estar e necessidade de se estar mais ao ar livre. É nesse ponto que devemos ter mais atenção a fim de não transformar bem-estar em problemas futuros. Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar transtornos e problemas de saúde.

Junto com o calor do verão vêm com maior incidência os raios ultravioletas. Ou na verdade nós nos dispusemos a estar mais em contato direto e em exposição a esses raios. A radiação proveniente dos raios ultravioleta UVA e UVB podem desenvolver câncer de pele, além de queimaduras e mal-estares, ocasionando até desmaios em alguns casos. Essa radiação é responsável também pelo fotoenvelhecimento que é o processo de envelhecimento da pele com o aparecimento de rugas, manchas e marcas de expressão. A prevenção é bastante simples. É questão de reeducação e práticas simples.

O uso do protetor solar é imprescindível para evitar essa radiação ultravioleta. Quanto mais clara a pela maior o fator de proteção solar deve ser. Protetores de valor de proteção menor do que 15 devem ser evitados. O ideal é usar o fator trinta. Crianças menores de seis meses não devem ser expostas ao sol e as maiores devem usar protetores de alto fator e específicos para a faixa etária. O filtro deve ser aplicado meia hora antes da exposição e reposto a cada duas horas. É importante lembrar que o filtro não deve ser usado somente na praia ou na piscina. Ele deve ser usado em todos os momentos e locais. Existem protetores específicos para a região do rosto. Os melhores filtros protegem contra os dois tipos de raios ultravioleta: o UVA e o UVB.

Além disso, mesmo com o uso do filtro solar, é importante buscar ambientes que têm sombra. A radiação solar é refletida pela areia, pelo concreto e pela água. Os cuidados devem ser mantidos inclusive em dias nublados e chuvosos. Os raios ultrapassam as nuvens e são igualmente negativos. Usar tecidos grossos a base de algodão é bom, porque barra um pouco a radiação. Os demais tecidos sintéticos não garantem esse benefício.

Uma alimentação adequada é também importantíssima nessa época do ano. Evitar alimentos pesados, ingerir mais legumes, verduras e frutas, carne branca é a receita ideal para evitar mal-estar. Procurar alimentar-se equilibradamente e hidratar-se constantemente evita maiores problemas. É preciso estar constantemente ingerindo líquidos saudáveis, como água, sucos naturais e chás.

Os cuidados com os olhos nesse período também é muito importante. Eles também sofrem com a radiação solar. Esses raios, quando em contato direto com os olhos, podem ocasionar problemas de visão como a catarata, por exemplo. A proteção para as vistas é o uso de óculos escuros. No entanto estes devem ser de boa qualidade. Óculos mais baratos nem sempre possuem o filtro contra raios UVA e UVB. É o recomendado é procurar óculos que garantam essa proteção. Geralmente eles apresentam um selo  que garante tal proteção.


Rosana Fernandes

Título: Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

Autor: Rosana Fernandes (todos os textos)

Visitas: 0

771 

Imagem por: Richard0

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 4 )    recentes

  • Briana AlvesBriana

    21-07-2014 às 21:28:22

    É bom ir para o sol em horários que nos fazem bem, por exemplo, logo o sol da manhã e o fim da tarde. Evitar o sol do meio-dia, pois é maléfico. Temos que ter muito cuidado mesmo para ter um verão bem saudável. Amo o verão!!!

    ¬ Responder
  • rafael

    20-11-2012 às 22:13:57

    axei muito interesante e serviu para meu trabalho de escola e para minha vida

    ¬ Responder
  • marcela

    10-10-2012 às 00:46:49

    nao achei o queria

    ¬ Responder
  • juliane Araújo dos santosjuliane Araújo dos santos

    05-11-2010 às 23:30:38

    maravilhoso essas dicas sobre saúde, pois aprendemos nos cuidar diariamente!!! valeu pelasdicas

    ¬ Responder

Comentários - Cuidados que devemos ter para viver um verão saudável

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Imagem por: Richard0

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios