Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cuidados a Ter com a Voz

Cuidados a Ter com a Voz

Categoria: Saúde
Visitas: 10
Cuidados a Ter com a Voz

A forma como falamos e o tom com que o fazemos diz muito sobre nós. Naturalmente que as cordas vocais são diferentes em cada um de nós, mas conseguimos perceber perfeitamente quem trata mal o som que emitimos para nos expressar.

Já pensou bem na importância da voz? É por ela que nos expressamos e é quase como uma impressão digital, que varia de acordo com a idade, o sexo, a personalidade e até o estado emocional.

Se para aqueles que utilizam a voz de forma profissional os cuidados a ter são absolutamente essenciais, fique a saber que até para os que só a utilizam para falar são necessários alguns cuidados. Ora vejamos.

Bebidas geladas não são o melhor para as cordas vocais. São consideradas agressões para a voz, pelo que bebidas á temperatura ambiente são o mais indicado para que não hajam choques térmicos nas cordas.

Não “puxe” pela voz desnecessariamente. Numa noite animada, pode tender a cantar com os amigos. Atenção ao entusiasmo e ao esforço que faz com a sua voz.

As bebidas alcoólicas são a evitar. O álcool tem um efeito anestésico pelo que na altura poderá não sentir, mas vai esforçar a voz e no dia seguinte notará a sensação de irritação constante.

Não fume. Este habito é de evitar por todos os motivos, mas no que diz respeito à voz, evite mesmo. Nunca reparou que os fumadores de há muitos anos têm uma voz rouca e “velha”? Isto quer dizer qualquer coisa, certo?

O ar condicionado provoca a secura das mucosas e consequentemente altera a vibração das pregas vocais. Evite o ar condicionado e também os ambientes com muito fumo. Ar puro aconselha-se.

A ingestão de alimentos muito quentes e picantes ou muito condimentados. Também os chocolates e derivados não fazem bem à voz pois aumentam a secreção de muco no trato vocal.
Por fim, articule bem as palavras e mantenha a cabeça reta quando fala. Uma boa postura quando trabalha as suas cordas vocais são hábitos de ouro.

Uma boa utilização da voz é fundamental e os perigos em que colocamos as nossas cordas vocais são inúmeras, sem darmos sequer por isso.

Para além de todas as dicas acime descritas, existe uma que é de ouro para que qualquer órgão do nosso corpo funcione na perfeição. Beba sempre muita água.


Carla Horta

Título: Cuidados a Ter com a Voz

Autor: Carla Horta (todos os textos)

Visitas: 10

639 

Comentários - Cuidados a Ter com a Voz

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Fine and Mellow

Ler próximo texto...

Tema: Música
Fine and Mellow\"Rua
"O amor é como uma torneira
Que você abre e fecha
Às vezes quando você pensa que ela está aberta, querido
Ela se fechou e se foi"
(Fine and Melow by Billie Holiday)

Ao assistir a Bio de Billie Holiday, ocorreu-me a questão Bluesingers x feminismo, pois quem ouve Blues, especialmente as mais antigas, as damas dos anos 10, 20, 30, 40, 50, há de pensar que eram mulheres submissas ao machismo e maldade de seus homens. Mas, as cantoras de Blues, eram mulheres extremamente independentes; embora cantassem seus problemas, elas não eram submissas a ponto de serem ultrajadas, espancadas... Eram submissas, sim, ao amor, ao bom trato... Essas mulheres, durante muito tempo, tiveram de se virar sozinhas e sempre que era necessário, ficavam sós ou mudavam de parceiros ou assumiam sua bissexualidade ou homossexualidade efetiva. Estas senhoras, muitas trabalharam como prostitutas, eram viciadas em drogas ou viviam boa parte entregues ao álcool, merecem todo nosso respeito. Além de serem precursoras do feminismo, pois romperam barreiras em tempos bem difíceis, amargavam sua solidão motivadas pelo preconceito em relação a cor de sua pele, como aconteceu a Lady Day quê, quando tocava com Artie Shaw, teve que esperar muitas vezes dentro do ônibus, enquanto uma cantora branca cantava os arranjos que haviam sido feitos especialmente para ela, Bilie Holiday. Foram humilhadas, mas, nunca servis; lutaram com garra e competência, eram mulheres de fibra e cheias de muito amor. Ouvir Billie cantar Strange Fruit, uma das primeiras canções de protestos, sem medo, apenas com dor na alma, é demais para quem tem sentimentos. O brilho nos olhos de Billie, fosse quando cantava sobre dor de amor ou sobre dor da dor, é insubstituível. Viva elas, nossas Divas do Blues, viva Billie Holiday, aquela que quando canta parte o coração da gente; linda, magnifica, incomparável, Lady Day.

O amor vai fazer você beber e cair
Vai fazer você ficar a noite toda se repetindo

O amor vai fazer você fazer coisas
Que você sabe que são erradas

Mas, se você me tratar bem, querido
Eu estarei em casa todos os dias

Mas, se você continuar a ser tão mau pra mim, querido
Eu sei que você vai acabar comigo

Pesquisar mais textos:

Sayonara Melo

Título:Fine and Mellow

Autor:Sayonara Melo(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios