Como Preparar Pomadas Caseiras
Pomadas:
As plantas para as pomadas colhem-se e/ou lavam-se no dia anterior. Enxugam-se num pano e deixam-se dum dia para o outro para secarem (enxugarem) completamente; se não, quando se fritam no óleo ou gordura, “espirram”, salpicam, para todo o lado.
Procedimento geral para preparação das pomadas:
Colocar na panela, tacho ou púcaro as folhas das plantas (ou as plantas), maceradas, e o óleo suficiente para cobrir essas folhas ou plantas. Usa-se uma parte dos óleos que entram na preparação da pomada, conforme a receita respectiva.
Acender o lume e manter até as folhas ficarem secas (crocantes), mexendo bem.
Deixar arrefecer (esfriar) o suficiente para não se queimar e coar ainda morno usando um pano fino e ralo; (rejeitar as plantas).
Juntar os restantes ingredientes até obter a consistência de pomada.
Experimenta-se a consistência retirando um pingo do preparado (morno) e colocando em recipiente frio. Se secar e ficar em pasta está preparada a pomada.
Pomada de cenoura
Indicações: rugas e manchas da pele.
Uma lata de óleo de algodão, 3 a 4 cenouras médias, parafina líquida q.b.
Pomada milagrosa:
Base: cera de abelha e parafina
Fitoterápicos: Arnica, confrei, tanchagem, espinheira santa, chapéu de couro, alecrim, erva baleeira, erva de santa maria, calêndula, bardana, erva de bicho, babosa (aloé), sabugueiro, fortuna, guaco, pariparoba, mil folhas, própolis.
Pomada de folha de guaco
Indicações: derrames (vasinhos) e estrias
Usar 2 chávena de folhas de guaco (lavar e deixar secar de um dia para o outro)
1 chávena de óleo de amêndoas doces
1 chávena de óleo de girassol ou de soja ou outro de boa qualidade.
Pomadas e sua aplicações:
Planta; indicações da pomada
Alecrim; Cicatrizante
Arnica; anti-reumática
Babosa (aloé); eczema, queimaduras, erisipela, reumático
Bálsamo; micose
Barbatimão; Feridas
Bardana; cicatrizante, afecções da pele
Erva-de-bicho; Erisipela, reumático, cicatrizante
Guaco; derrames (vasinhos) e estrias
Sabugueiro; Furúnculos, queimaduras; (catapora)
Pomada para Psoríase
(comentário da lulu)
"Para a psoríase encontrei um bom remédio caseiro, muito simples de fazer e miraculoso:
Usa-se "pingo de porco" (banha de porco) sem sal, junta-se uma boa mão cheia de urtigas frescas e deixa-se ferver 15 a 20 minutos. Deixar arrefecer um pouco (para não se queimar) e coar usando um pano fino e ralo. Rejeitar as urtigas. Guardar em frasco de vidro (p. ex. frasco de compota, ou outro).
Esfregar com essa pomada as zonas afectadas com psoríase.
Já sofria há mais de 30 anos e ficava cada vez pior com os remédios de farmácia. Usei este remédio caseiro, 3 meses e já passou.
Espero que tenham bom resultado!"
Os nossos agradecimentos À Lulu.
.../...
Nota: na preparação destas receitas, a tradição manda colher as plantas bem cedo conversando com o pé da planta. Pedir licença para colher as folhas e explicar que se destinam ao tratamento de alguém. Colhem-se as folhas bem cedo para as plantas não se ressentirem tanto.
Ter os máximos cuidados de higiene e estar "de bem com a vida" para não contaminar (com energias negativas) o preparado. Usar luvas; e usar máscara também se houver constipação ou gripe, pelo mesmo motivo.
Escolher bem as plantas e rejeitar as que não tenham boa aparência. Lavar muito bem, em várias água e secar com panos bem limpos. Usar utensílios específicos e não usar os utensílios da cozinha. Guardar em frascos esterilizados.