Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como melhorar a vida do idoso: artesanato

Como melhorar a vida do idoso: artesanato

Categoria: Saúde
Como melhorar a vida do idoso: artesanato

Sabemos que a decoração é capaz de deixar qualquer lar mais aconchegante. E isto motiva muitas pessoas a investirem no artesanato. Além de enfeitar e organizar o ambiente, dá também um toque de exclusividade. Mas tem uma questão sobre artesanato que muitas pessoas não sabem. São os benefícios que ele traz para a saúde. E hoje vamos falar destes benefícios na terceira idade.
Pesquisas apontam que idosos que realizam algum trabalho artesanal são sete vezes menos propícios a apresentarem demência do que os que não costumam realizar atividade alguma.

As técnicas ajudam a manter a mente mais ativa exercitando o cérebro e, consequentemente, preservando a memória.
É por este motivo que o artesanato é recomendado para quem já está na terceira idade, a arte estimula a criatividade e faz com que o idoso exponha suas ideias e aptidões ajudando a exercitar a mente.
As artes feitas com as mãos são recurso terapêutico, ajuda a equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos, além de manter o corpo e a mente ativa, porque as terminações nervosas, que ficam localizadas nas pontas dos dedos, estão ligadas a diversas partes do cérebro. Dessa forma, aumentam a percepção, a atenção, as funções executivas e até mesmo a linguagem.

Outro benefício é que o artesanato, quando praticada em grupos, estimula a interação social, evitando que os mais velhos se sintam sozinhos ou entediados pela solidão.
E ideias para artesanato é o que não falta, pode-se produzir arte com materiais recicláveis como caixas de leite, papelão, jornais e garrafas pet. O artesanato permite a troca de experiências entre os alunos, desenvolve a autoestima, além de trabalhar a coordenação motora e a memorização dos idosos.

As atividades fortalecem o convívio social dos alunos e aumentam a qualidade de vida.
O trabalho realizado com prazer é um meio de manter-se ocupado e melhorar a qualidade de vida. Formas de lazer como viajar, passear, dançar, jogar baralho, cultivar plantas, cuidar de animais, praticar exercícios e fazer artesanato proporcionam prazer e também melhoram a disposição.

A vida é um processo de aprendizagem constante, seja na infância, na idade adulta ou na velhice. O tempo produz limitações para o corpo, mas o idoso que permanecer ativo e integrado terá alegrias de forma ilimitada.


Meirilene Reis

Título: Como melhorar a vida do idoso: artesanato

Autor: Meirilene Reis (todos os textos)

Visitas: 0

0 

Comentários - Como melhorar a vida do idoso: artesanato

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios