Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como lidar com uma consulta médica decisiva?

Como lidar com uma consulta médica decisiva?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
Como lidar com uma consulta médica decisiva?

Já há algum tempo que se sentia doente e o seu médico mandou lhe fazer diversos exames médicos. Parecendo que não, fazer exames é sempre a parte mais fácil, o pior é depois saber o prognóstico. Muitas são as questões que se levantam na hora de ir saber os resultados. Será que deve ir sozinho? Quais as questões a colocar? Será que o seu médico é o mais indicado? Ou deve pedir uma segunda opinião? Estas são apenas algumas das perguntas que devem passar pela sua cabeça, mas saiba que há mais coisas a ter em conta. Mas para que vá bem preparado, dou -lhe aqui algumas dicas que até eu já tive que usar.

Quando for à consulta, leve consigo alguém com quem tenha uma relação próxima, pois caso venha a receber uma má notícia, o acompanhante poderá ser essencial, não só em ajudá-lo a tomar uma decisão, mas também em questionar o médico e lembrar das respostas dadas. Na hora de fazer questões, é essencial perguntar pelos custos financeiros caso necessite de algum tratamento, porque se tiver seguro de saúde, certamente irá cobrir algumas das despesas. Além disse certifique-se em saber as implicações da doença em termos físicos, psicológicos, laborais. Não seja demasiado ansioso em saber o prognóstico, o médico dir-lhe-á quando achar que é o momento indicado. Caso venha a saber que padece de uma doença grave, peça uma segunda opinião, ao menos não fica com o peso na consciência de que não tentou tudo. E se com esta segunda opinião houver uma divergência, peça aos médicos para dialogarem e chegarem a um consenso.

A escolha do sistema de saúde também é primordial, deve tratar-se pelo público ou pelo privado? É certo que no privado terá uma maior atenção por parte da equipa médica, mas pondere bem, porque os custos são elevados e se não tiver um seguro de saúde bom, depressa fica sem plafond. Além disso, no sistema público pode escolher em que hospital quer ser tratado, só terá que pedir ao seu médico de saúde que o referencie. Quando se tem alguma doença para a qual não há solução em Portugal, trate de saber se no estrangeiro há solução e se sim, o próprio Ministério da Saúde comparticipa as despesas. Se continuar a trabalhar, o melhor é informar de imediato quais as restrições que vai ter e avise também a família, respondendo às perguntas das crianças e se de alguma forma quiser chorar, não se contenha, porque ninguém é de ferro. Se depois de tudo isto, começar a sentir que se isola e que está sem vontade para nada, procure de imediato a ajuda de um apoio psicológico.

Apesar de dar aqui algumas dicas, espero que nunca venha a precisar de utilizá-las, mas mais vale estar prevenido, porque mesmo que não seja para si, poderá ter que apoiar alguém…

Catarina Guedes Duarte

Título: Como lidar com uma consulta médica decisiva?

Autor: Catarina Guedes Duarte (todos os textos)

Visitas: 2

769 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Sofia NunesSofia Nunes

    15-09-2012 às 15:48:27

    Termina o seu texto referindo que, apesar de deixar estas dicas espera não ter de vir a servir-se delas. Eu já esperei consultas médicas decisivas e sei o quanto essa espera nos consome. Sou suspeita, porque todas as etapas do contacto médico me deixam nervosa, mesmo uma simples consulta de rotina (que não faço). As consultas médicas decisivas que referi vivi-as muito nova, não me esquecendo no entanto da ansiedade e medo puro que senti.

    ¬ Responder

Comentários - Como lidar com uma consulta médica decisiva?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Manutenção Automovel

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Automóveis
Manutenção Automovel\"Rua
Faça você mesmo a revisão do seu automóvel e poupe dinheiro em oficinas. Primeiro verifique com a ajuda de outra pessoa a iluminação exterior. Uma pessoa fica no interior do carro e liga as luzes, verifique á frente os mínimos, os médios, os máximos e os piscas. Depois atrás verifique os mínimos os stop a marcha atrás e o farol de nevoeiro.

A seguir verifique a iluminação do interior do veículo e do painel de instrumentos e a afinação do travão de mão.

Agora está na hora de verificar os filtros de ar, gasóleo e habitáculo. Dependendo da utilização eles podem fazer em média 40.00km, se estiverem sujos substitua-os por novos.

A seguir vem a mudança do óleo este em geral pode-se retirar pelo bujão de vazamento do cárter, convém substituir a anilha e o filtro de óleo. O óleo novo deve respeitar as especificações do fabricante, verificar no livro de manual de utilizador do veículo os litros de óleo do motor. Meter o óleo novo pelo bucal superior do motor com a ajuda de um funil, o nível do óleo não pode ultrapassar o máximo. Se não sabe a quantidade de óleo deite 4 litros e depois verifique o nível pela vareta de verificação de nível e vá deitando até chegar ao nível certo.

Agora é preciso verificar as pastilhas de travões, hoje em dia como quase todos os veículos têm jantes especiais consegue verificar sem desmontar as rodas. Substituir se necessário as pastilhas, ao desmontar repare como desmonta para depois voltar a montar tudo de novo. Por fim verifique a pressão dos pneus com um manómetro, a pressão indicada varia de carro pra carro se não sabe a pressão indicada ponha 2.2bar que é em média a pressão que todos utilizam.

Convém dizer que qualquer material que precise basta procurar numa loja de peças auto próxima de si ou então encomendar via net pois existem vários sites especializados em peças e materiais de manutenção auto. Vai ver que não custa nada se eu aprendi você também pode aprender e além disso fica a conhecer melhor o seu carro.

Com isto tudo pode poupar em média 200€ por cada revisão.
Obrigado e até a próxima.

Outros textos do autor:
Manutenção Automovel

Pesquisar mais textos:

Vendas Online

Título:Manutenção Automovel

Autor:Vendas Online(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 04:55:10

    Há inúmeros benefícios para fazer a manutenção do automóvel, pois isso garante melhor preservação do veículo e se prolonga o uso por muitos e muitos anos.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios