Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como detetar uma depressão num homem

Como detetar uma depressão num homem

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Como detetar uma depressão num homem

Se para uma mulher é díficil em admitir um estado depressivo, para um homem o é ainda mais. Pois os homens vivem o estigma de que a depressão é uma fraqueza, e que se trata de uma doença feminina, por ser mais frequente nas mulheres. Por isso, a dificuldade que os homens têm em falar sobre os sentimentos e o estigma social que associa a depressão à mulher, podem atrasar o diagnóstico.

Em caso de uma depressão, muitos homens tendem a ignorar os sentimentos negativos que estao a sentir, e sentem-se relutantes em falar sobre eles ou mesmo admitir-los para si próprios, acreditando que fazer-lo seria visto como uma atitude que não é própria dos homens.
Os homens são educados para desenvolverem as suas aptidões profissionais e de independência, o que condiciona a capacidade de falar sobre os seus sentimentos.
A incapacidade de um homem em reconhecer a doença e de manifestar os seus sentimentos, pode atrasar o diagnóstico de uma depressão. Esta situação aumenta a probabilidade do desenvolvimento de um estado depressivo crónico que se complica com outros problemas, como é o alcoolismo.
Por isso, um diagnóstico tardio agrava a situação clínica e mais díficil será a capacidade da resposta ao tratamento. Sendo, por isso, um dos fatores responsáveis pelas elevadas taxas de suicídios.

Os homens deprimidos tornam-se irritáveis. E, se após poucas semanas de desânimo e tristeza surgirem sintomas como: dificuldade em adormecer, isolamento, desinteresse por atividades de lazer, dificuldades de concentração e perda de memória, pode-se estar perante uma depressão com necessidade de um tratamento específico.
As mulheres, normalmente, falam da sua tristeza e pedem mais prontamente ajuda para tratar da doença, já os homens isolam-se na televisão, nos videosjogos ou voltam-se para as drogas.

Mesmo sendo díficil para os homens admitirem que estão a sentir dor emocional, é possível ajudá-los a compreender que a depressão é uma perturbação que, na sua maioria, não depende de si. Ou seja, uma depressão pode surgir em qualquer pessoa e que não significa fraqueza.

O risco dos homens sofrerem uma depressão aumenta com a idade, e está associada a uma diminuição dos níveis de testosterona que ocorre a partir dos 50 anos. Mas, estão especialmente vulneráveis à depressão, se estiverem reformados ou desempregados.


Cristina Sousa

Título: Como detetar uma depressão num homem

Autor: Cristina Sousa (todos os textos)

Visitas: 0

625 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de Climatizaçãoteresa

    15-12-2012 às 11:54:43

    gostei muito , finalmente entendo o que se passa com meu iramoa....obrigado

    ¬ Responder

Comentários - Como detetar uma depressão num homem

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como fazer disfarces de Carnaval

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Vestuário
Como fazer disfarces de Carnaval\"Rua
O ano começa e depressa chega uma data muito ansiada principalmente pelos mais jovens: o desejado Carnaval!

Esta é uma data que os pequenos adoram e deliram com as fantasias. O problema maior é a despesa que os disfarces representam e no ano seguinte já não usarão o mesmo disfarce ou, no caso dos mais pequenos, já não lhes serve.
O melhor nesta data é mesmo reciclar e aprender a fazer disfarces caseiros utilizando truques mais económicos e materiais reciclados para preparar as fantasias dos pequenitos!

Uma sugestão para os meninos é o traje de pirata que pode facilmente ser criado a partir de peças que tenha em casa. Procure uma camisa de tamanho grande e, de preferência, de cor branca com folhos. Se não tiver uma camisa com estas características facilmente encontrará um modelo destes no guarda-vestidos de alguma familiar, talvez da avó.

Precisará de um colete preto. Na falta do colete pode utilizar um casaco preto que esteja curto, rasgue as mangas pelas costuras dos ombros. As calças devem ser velhas e pretas para poderem ser cortadas na zona das pernas para envelhecer a peça. Coloque um lenço preto ou vermelho na cabeça do menino e, de seguida, com um elástico preto e um pouco de velcro tape um dos olhos.

Para as meninas não faltam ideias originais para fazer disfarces bonitos e especiais para este dia. Uma ideia original é a fantasia de Flinstone. É muito fácil e prática de fazer e fica um disfarce muito bonito. Comece por arranjar um pedaço de tecido branco. Coloque o tecido em volta do corpo como uma toalha de banho e depois amarre num dos braços fazendo uma alça. Depois corte as pontas em ziguezague mantendo um lado mais comprido que o outro. Amarre o cabelo da menina todo no cimo da cabeça, como se estivesse a fazer um rabo-de-cavalo mas alteie-o mais. Com o auxílio de um pente frise o cabelo, pegando nas pontas e passando o pente em sentido contrário até que fique todo despenteado. Numa loja de disfarces compre um osso de plástico e prenda na fita da criança.

Pegue nos materiais, puxe pela imaginação e ponha mãos ao trabalho!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Como fazer disfarces de Carnaval

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    09-06-2014 às 04:01:21

    Não em carnaval, mas em bailes de fantasia, sempre usei o TNT. Eles são ótimos para trabalhar o corte, para costurar e deixa bem bonito!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios