Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Como desintoxica o fígado?

Como desintoxica o fígado?

Categoria: Saúde
Comentários: 1
Como desintoxica o fígado?

As toxinas entram no corpo através de alimentos, água, pele e por inalação do ar.
As mais habituais são os pesticidas, fármacos, produtos químicos e poluentes na água que passam para a corrente sanguínea.

O papel principal do fígado é filtrar o sangue, a fim de remover as toxinas, caso contrário elas provocam inúmeros problemas na saúde.

O álcool intoxica o organismo, assim como o tabaco e o químico dos fármacos, deste modo deve ser evitado o mais possível.

O desempenho do fígado é crucial para transformar as toxinas lipossuluveis em hidrossulúveis, que são libertadas através dos rins, sendo estas iliminados pela urina, ou pela bílis através do cólon.

As toxinas são absorvidas pelos intestinos, sendo neutralizadas, ou convertidas numa forma mais quimicamente ativa que é depois neutralizada.

O fígado transporta as toxinas para fora do corpo, no entanto se este for preguicoso, acumulam levando a stress oxidativo e à inflamação.

As toxinas que não são eliminadas pelo fígado, em virtude de este estar eventualmente doente são armazenadas em tecidos gordos, o que constitui um problema. Se for durante muito tempo, a sua lenta libertação volta à corrente sangúinea e pode originar várias doenças.
Todas as toxinas, que entram no organismo vêm de diversas formas e tamanhos, mas todas elas têm de ser processadas pelo fígado, para sua excreção.

Este órgão produz também proteínas que são necessárias para o sangue coagular, e transportar nutrientes pelo corpo.

Convêm evitar ao máximo consumir tabaco, drogas e álcool para não entupir o corpo de toxinas difíceis de eliminar. Além disso sobrecarregam o fígado, provocando intoxicação.

O mesmo se diz em relação ao abuso de medicamentos e outras substâncias nocivas ou ao contato com detergentes, pesticidas, ou poluentes.

O fígado é um órgão importante como os pulmões ou coração, por isso deve ser bem tratado, para desempenhar bem as suas funções.

O desempenho perfeito dele é crucial para evitar muitas doenças.

Além de ser um órgão complexo é bastante sensível, e no caso de doença é muito perigoso.
A alimentação deve ser cuidada e selecionada de modo a não sobrecarregar o fígado com tóxicos. Além disso deve tornar-se a digestão fácil, comento alimentos digeríveis e vitaminados.

Para melhor eliminar as toxinas deve ainda beber-se água em abundância, para ajudar neste processo.


Teresa Maria Batista Gil

Título: Como desintoxica o fígado?

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

762 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoTeresa Maria Batista Gil

    09-08-2012 às 17:35:14

    O fígado é um órgão muito sensívil e vital, no nosso organismo. Devemos tratá-lo o melhor possível, a fim de ele desempenhar bem as suas funções. O seu principal papel é filtrar as impurezas através da pele.O bom desempenho do fígado é muito importante para evitar toda a espécie de doenças. Como?. As toxinas entram no corpo através dos alimentos ,da água e por inalação de todo o tipo de tóxicos. São estas toxinas que provocam doenças.Se as toxinas não forem corretamente eliminadas pelo fígado, acabam por entrar na corrente sangúinea. Ao fígado cabe o papel de as remober dessa corrente, a fim de não causarem distúrbios no organismo.O fígado transforma as toxinas lipossulúveis em hidrossolúveis, para que sejam eliminadas através dos rins, pela urina, ou bílis, através do cólon.São as enzimas que decompôem quimicamente as toxinas, que são absorvidas pelo aparelho digestivo.O fígado quando está saudáve, deve produzir cerca de um litro de bílis por dia, para transportar toxinas para fora do organismo. Mas se este ficar doente ou for preguiçoso, as toxinas, acumulam-se, causando oxidação e stress.O fígado contêm vasos capilares que transportam os nutrientes e oxigénio da veia e da artéria hepática através dos hepatócitos e que voltam à veia central. os hepatócitos produzem bílis e segregam-na para canais.As células predominantes do fígado são os hepatócitos, que compôem cerca de 80% da massa deste órgão. estes t~em a função de executar funções metabólicas e endócrinas, bem como fazer a sua desintoxação.As toxinas vêm em diversas formas e tamanhos, mas todas elas têm que ser processadas pelo fígado. Deve beber-se cerca de dois litros de água por dia, para facilitar a eliminação das toxinas e resíduos.As toxinas que não são eliminadas, regressam à corrente sanguínea e acabam por ser armazenadas em tecidos gordos, dando origem a doenças e gordura local. deve facilitar-se a sua eliminação.Beber chás de ervas em quantidade ou água e sumos facilita a eliminação dos tóxicos e limpa as veias.Por isso deve beber-se muito ao longo do dia e comer saladas e sopas.Os alimentos leves e fácilmente digeríveis são os melhores para manter a saúde do fígado. Este é demasiado importante e não deve ser sobrecarregado com gorduras, óleos e açucares, que entopem as veias e não são eliminadas com facilidade.O ideal é escolher os alimentos mais saudáveis e leves e comer em pouca quantidade. Vale mais distribuir os alimentos em pequenas porções .

    ¬ Responder

Comentários - Como desintoxica o fígado?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios