Colonoscopia Virtual
O cancro do cólon é considerada a causa de morte mais frequente em Portugal.
Para o prevenir, não há nenhum exame tão eficaz quanto a colonoscopia. Contudo, a evolução tecnológica permitiu, que esta técnica evoluisse para uma não invasiva.
As tradicionais sondas de colonoscopia são agora substituidas pelas imagens da tomografia por feixe de eletrões EBT.
Esta técica, virtual, é, com efeito, um exame de tipo imagiológico, que permite visualizar as paredes do cólon, através de uma reconstrução tridimensional do intestino.
A colonoscopis virtual, permite ver as imagens endoscópias em três prespetivas diferentes, chamadas, axial, coronal e sagital.
As imagens são vistas a três dimensões, e identificam qualquer anomalia fácilmente, e com exatidão, no interior do cólon, desde pólipos, projeções anormais da mucosa do cólon a tumores.
O exame de rastreio é a única forma de prevenir a doença dos intestinos, no seu estado mais precoce.
Este processo, apresenta um elevadíssimo grau de conforto e mais-valia, como seja fazer dois exames num só.
A sua vntagem, em relação á tradicional,é de aceder fácilmente às zonas mais difíceis, nomeadamente as angulares.
O exame é particularmente indicado para a doença inflamatória do intestino e mostra uma imagem completa do seu exterior, bem como dos órgâos circundantes do intestino.
A colonoscopia por sonda não alcança a dimensão desta, em virtude de detetar patologias silenciosas, como o aneurisma da aorta abdominal, qualquer massa anómala do fígado, pâncreas, baço ou rins. Deste modo é uma enorme vantagem em relação ao método tradicional.
Além disso, este exame, não corre o risco de perfuração, tal como a outra, motivado pelo perigo da sonda endoscópica perferurar acidentalmente as paredes do intestino.
O risco de desenvolver uma peritonite, infeção comum, é também elevado, na colonoscopia tradicional.
A única fdiferença deste método em relação ao anterior, é que não permite retirar os pólipos, que possam ser visualizados, ao passo que o outro permite.
No caso de ter um pólipo, a pessoa leva consigo um relatório médico, onde consta a localização exata do pólipo a retirar, o que minimiza o possível desconforto de todo o processo, quer para o paciente quer para o médico.
Também vai gostar:
Comentários ( 4 ) recentes
- neli
11-10-2014 às 01:31:28ola gostaria de saber onde faz a colonoscopia virtual em salvador bahia
¬ Responder - Rafaela
24-07-2014 às 05:28:43Que ótimo saber que já há tratamento como a colonoscopia. Um avanço medicinal e sem dúvida, tecnológica! Muito obrigada por essas informações.
¬ Responder - tania m.a.pereira
30-12-2012 às 08:45:19ha um ano fiz a colonoscopia tradicional e deu normal, mas de uns oito meses para ca, estou sentindo dores no abdomem como se fossem para defecar e eu acho que e no intestino, quero saber se em Salvador - Bahia no hospital Portugues faz a colonoscopia virtual?
¬ Responder - Teresa Maria Batista Gil
18-09-2012 às 10:54:17Atualmente já é possível fazer a colonoscopis virtual, mais fácil do que a tradicional colonoscopia por sonda.A grande diferença entre uma e outra é que com a anterior os pólipos podem ser logo removidos, enquanto que com a virtual não.Com esta há necessidade de fazer a outra, caso haja pólipos ou células cancerígenas para remover.
¬ Responder