Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Cancro da mama - Auto-exame

Cancro da mama - Auto-exame

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Cancro da mama - Auto-exame

Atualmente o cancro da mama afeta uma em cada dez mulheres, no mundo ocidental, sendo que na Europa surgem cerca de meio milhão de novos casos por ano.

Neste contexto, todas as mulheres, e especialmente as que têm mais de 40 anos de idade, devem aprender a técnica de autoexame para detetar protuberâncias ou manchas nos seios e devem fazer esse autoexame mensalmente (de preferência logo após a menstruação), pois o diagnóstico precoce e posterior remoção cirúrgica do cancro são a única esperança de cura.

Se por acaso sentir um nódulo ou espessamento da mama, enquanto toma duche, deve imediatamente fazer um autoexame, e mesmo que nunca tenha tido motivos de suspeita deve começar a realizar autoexames de rotina. Deve começar por deitar-se com a mão direita atrás da cabeça, e com a mão esquerda palpar suavemente a mama direita, pressionando muito levemente e assegurando-se que “explora” toda a mama e axila. De seguida, deve colocar a mão esquerda atrás da cabeça e examinar o peito esquerdo com a mão direita, da forma anteriormente descrita. Deve manter os dedos achatados, enquanto a mão faz pequenos movimentos circulares para detetar eventuais crescimentos dentro do tecido.

O mesmo procedimento (sentindo delicadamente todas as partes de cada mama) deve ser repetido na posição sentada, com a mão atrás da cabeça.

A inspeção visual, em frente de um espelho, também deve ser feita. Com os braços ao longo do corpo, deve observar cuidadosamente a pele e o contorno do mamilo de cada seio, à procura de qualquer irregularidade suspeita. Deve ser feita também uma observação adicional, com as mãos pressionando para dentro sobre os quadris para levantar o peito e músculos do peito - anormalidades da forma ou textura da pele ou uma mudança no tamanho da mama são possíveis indícios de doença e devem ser relatados imediatamente a um médico.

Ao estabelecer uma rotina de exames periódicos, mesmo pequenas mudanças podem ser notadas. A deteção precoce de um tumor ou um quisto permite receber um tratamento antes da condição se tornar grave ou de a malignidade se estender a outros órgãos. Desta forma, pode erradicar o mal na sua fase inicial e evitar males maiores. Neste caso, como em tantos outros, a prevenção é a melhor cura.


Carlos Vieira

Título: Cancro da mama - Auto-exame

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

647 

Imagem por: zoha_n

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:27:33

    há sinais, claro. as células começam a dividir-se mal e surge o tal tumor. no cancro da mama, as massa que se formam são os gânglios aumentados, ficando salientes. a partir dos 40 anos a mulher deve fazer o auto-exame. deve deitar-se com uma mão atrás da cabeça e com a outra, usando três dedos, tactear a a mama. quando a mama tem seio grandes deve fazer movimentos mais profundos para sentir.

    ¬ Responder

Comentários - Cancro da mama - Auto-exame

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: zoha_n

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios