Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Azia? Conheça-a melhor e ‘trate-lhe da saúde!’

Azia? Conheça-a melhor e ‘trate-lhe da saúde!’

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Azia? Conheça-a melhor e ‘trate-lhe da saúde!’

A azia é sentida por vezes por detrás do esterno, muito próximo da área onde se situa o coração. Por vezes, o médico necessita de recorrer ao seu equipamento para decifrar se setrata de azia ou problema coronário (normalmente um ataque cardíaco). Uma dor invulgar perto do coração ou uma dor forte acompanhada de náuseas, vómitos, fraqueza, falta de ar ou desmaio e transpiração pode ser sinal de ataque cardíaco.

Então, o melhor é conhecer bem a azia. Os sucos gástricos são intragáveis. Ele compreende uma mistura de ácidos, enzimas e outras substâncias químicas que ajudam a dissolver os alimentos ingeridos. Essa mistura ácida deve manter-se no estômago para auxiliar a digestão. Ao mesmo tempo, uma camada protetora de muco impede que o estômago sofra com a presença dessa acidez. Se tudo correr bem, não sentirá nada de anormal. O problema é quando esse suco escapa para o esófago, que é o tubo que liga a boca ao estômago. Se esse suco permanecer muito tempo no esófago vai queimar o seu revestimento e provocar dor ou sensação de ardor.

Para aliviar este ‘ardor’, deve recorrer a anti-ácidos. Tome bloqueadores histamínicos, que evitam que o estômago produza ácido. Se os osintomas persistirem ou agravarem consulte um médico. Todavia, as mulheres grávidas, as crianças e as pessoas com úlceras ou problemas renais não devem nunca tomar uma atitude sem consultar previamente o médico.

As algas, quando misturadas com os ingrdientes habituais das sopas, saladas ou outros pratos elaborados, isolam o ácido gástrico que provoca a sensação de ardor.

Se for um potencial sofredor de azia, evite a ingestão de bebidas alcoólicas ou gaseificadas, chocolate e café (incluem-se as bebidas com cafeína), todos os citrinos (são muito ácidos), alimentos com elevado teor de gordura, alho e cebola, hortelã, alimentos picantes , tomate e o leite gordo e seus derivados.

Ajude-se a si próprio neste tratamento. Faça refeições mais pequenas e mais frequentes, beba água regularmente e às refeições, evite esforços físicos, não se deite imediatamente após as refeições, faça uma caminhada noturna depois do jantar, mastigue uma pastilha elástica (a saliva que se produz irá ajudar a revestir e proteger o estômago) e, caso seja fumador, deixe de fumar (o tabaco seca a boca, inibe a salivação e, por isso, não contribui em nada para a proteção do seu estômago).


Rua Direita

Título: Azia? Conheça-a melhor e ‘trate-lhe da saúde!’

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

613 

Comentários - Azia? Conheça-a melhor e ‘trate-lhe da saúde!’

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Literatura
Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal\"Rua
Gertrude Stein foi uma escritora de peças de teatro, de peças de opera, de ficção, de biografia e de poesia, nascida nos Estados Unidos da América, e escreveu a Autobiografia de Alice B. Toklas, vestindo a pele, e ouvindo pela viva voz da sua companheira de 25 anos de vida, os relatos da historia de ambas, numa escrita acessível, apresentando situações caricatas ou indiscretas de grandes vultos da arte e da escrita da sua época. Alice B. Toklas foi também escritora, apesar de ter vivido sempre um pouco na sombra de Stein. Apesar de ambas terem crescido na Califórnia, apenas se conheceram em Paris, em 1907.


Naquela altura, Gertrude vivia há quatro anos com o seu irmão, o artista Leo Stein, no numero 27 da rue de Fleurus, num apartamento que se tinha transformado num salão de arte, recebendo exposições de arte moderna, e divulgando artistas que viriam a tornar-se muito famosos. Nestes anos iniciais em Paris, Stein estava a escrever o seu mais importante trabalho de início de carreira, Three Lives (1905).


Quando Gertrude e Alice se conheceram, a sua conexão foi imediata, e rapidamente Alice foi viver com Gertrude, tornando-se sua parceira de escrita e de vida. A casa, como se referiu atrás, tornou-se um local de reunião para escritores e artistas da vanguarda da época. Stein ajudou a lançar as carreiras de Matisse, e Picasso, entre outros, e passou a ser uma espécie de teórica de arte, aquela que descrevia os trabalhos destes artistas. No entanto, a maior parte das críticas que Stein recebia, acusavam-na de utilizar uma escrita demasiado densa e difícil, pelo que apenas em 1933, com a publicação da Autobiografia de Alice B. Toklas, é que o trabalho de Gertrude Stein se tornou de facto reconhecido e elogiado.


Alice foi o apoio de Gertrude, foi a dona de casa, a cozinheira, grande cozinheira aliás, vindo mais tarde a publicar algumas das suas receitas, e aquela que redigia e corrigia o que Gertrude lhe ditava. Assim, Toklas fundou uma pequena editora, a Plain Editions, onde publicava o trabalho de Gertrude. Aliás, é reconhecido nesta Autobiografia, que o papel de Gertrude, no casal, era o de marido, escrevendo e discutindo arte com os homens, enquanto Alice se ocupava da casa e da cozinha, e de conversar sobre chapéus e roupas com as mulheres dos artistas que visitavam a casa. Depois da morte de Gertrude, Alice continuou a promover o trabalho da sua companheira, bem como alguns trabalhos seus, de culinária, e um de memórias da vida que ambas partilharam.


Assim, este livro que inspirou o filme “Meia noite em Paris”, de Woody Allen, é um livro a não perder, já nas livrarias em Portugal, pela editora Ponto de Fuga.

Pesquisar mais textos:

Liliana Félix Leite

Título:Autobiografia de Alice B. Toklas, de Gertrude Stein, pela primeira vez em Portugal

Autor:Liliana Félix Leite(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios