As chamadas “manchas da pele”
No meio médico e científico, as manchas são chamadas de melasma, porque têm origem na deposição excessiva, permanente e irregular de melanina na pele da pessoa. Sob o ponto de vista estético, os casos mais problemáticos acontecem quando essa deposição ocorre no rosto, originando manchas no rosto da pessoa.
A melanina é a substância responsável pela cor da pele, e é produzida pelos melanócitos, que são células que se encontram junto ao folículo piloso, na camada mais profunda da epiderme.
A principal função da melanina é proteger a pele dos raios solares, sendo que quanto mais melanina existe mais escura é a pele. Nos casos em que há uma maior exposição ao sol, a pele (no sentido de se proteger) produz mais melanina, e é por essa razão que as pessoas ficam bronzeadas. Por esta mesma razão os nórdicos (que têm menor exposição solar) apresentam uma pele mais clara.
Não existe cura para o melasma e este pode ocorrer em qualquer tipo de pele. Além disso, o melasma tem tendência a alastrar e a piorar com o tempo.
Apesar de o melasma ter um fundo genético existem também outros factores que contribuem para o seu aparecimento, tais como: radiação ultravioleta (tanto natural como artificial), a poluição, os cosméticos de baixa qualidade, o tabaco, a acne, as depilações mal feitas e os traumatismos. Todos estes factores são considerados factores externos, sendo que existem ainda alguns factores internos, nomeadamente os contraceptivos (como a pílula), as doenças endócrinas, o envelhecimento, a gravidez, a amamentação e a flutuação hormonal mensal (normal das próprias mulheres).
Comentários ( 1 ) recentes
- Raquel Helena
22-02-2012 às 15:54:46Olá! Sou morena e tenho uma mancha de nascença café-com-leite na testa. É uma despigmentação na pele que atinge também meu olho direito (que é verde) e os cabelos (que onde a mancha passa nascem loiros). Gostaria de saber qual a probabilidade de meu filho ter a mesma mancha, já que meu marido é branco. Obrigada!
¬ Responder