Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > As chamadas “manchas da pele”

As chamadas “manchas da pele”

Categoria: Saúde
Comentários: 1
As chamadas “manchas da pele”

As manchas da pele são um problema quase exclusivamente feminino e têm um fundo genético, quer isto dizer que existem algumas pessoas que têm uma maior tendência para padecer deste problema.

No meio médico e científico, as manchas são chamadas de melasma, porque têm origem na deposição excessiva, permanente e irregular de melanina na pele da pessoa. Sob o ponto de vista estético, os casos mais problemáticos acontecem quando essa deposição ocorre no rosto, originando manchas no rosto da pessoa.

A melanina é a substância responsável pela cor da pele, e é produzida pelos melanócitos, que são células que se encontram junto ao folículo piloso, na camada mais profunda da epiderme.

A principal função da melanina é proteger a pele dos raios solares, sendo que quanto mais melanina existe mais escura é a pele. Nos casos em que há uma maior exposição ao sol, a pele (no sentido de se proteger) produz mais melanina, e é por essa razão que as pessoas ficam bronzeadas. Por esta mesma razão os nórdicos (que têm menor exposição solar) apresentam uma pele mais clara.

Não existe cura para o melasma e este pode ocorrer em qualquer tipo de pele. Além disso, o melasma tem tendência a alastrar e a piorar com o tempo.

Apesar de não haver cura, o melasma pode ser controlado, nomeadamente através de tratamentos que actuam ao nível do processo de formação da melanina. Este tipo de tratamentos apenas pode ser aconselhado e executado por médicos experientes e profundos conhecedores deste tipo de situações.

Apesar de o melasma ter um fundo genético existem também outros factores que contribuem para o seu aparecimento, tais como: radiação ultravioleta (tanto natural como artificial), a poluição, os cosméticos de baixa qualidade, o tabaco, a acne, as depilações mal feitas e os traumatismos. Todos estes factores são considerados factores externos, sendo que existem ainda alguns factores internos, nomeadamente os contraceptivos (como a pílula), as doenças endócrinas, o envelhecimento, a gravidez, a amamentação e a flutuação hormonal mensal (normal das próprias mulheres).



Carlos Vieira

Título: As chamadas “manchas da pele”

Autor: Carlos Vieira (todos os textos)

Visitas: 0

779 

Imagem por: titlap

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • Raquel HelenaRaquel Helena

    22-02-2012 às 15:54:46

    Olá! Sou morena e tenho uma mancha de nascença café-com-leite na testa. É uma despigmentação na pele que atinge também meu olho direito (que é verde) e os cabelos (que onde a mancha passa nascem loiros). Gostaria de saber qual a probabilidade de meu filho ter a mesma mancha, já que meu marido é branco. Obrigada!

    ¬ Responder

Comentários - As chamadas “manchas da pele”

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Ler próximo texto...

Tema: Informática
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?\"Rua
Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Bom, Não é de hoje que tecnologia vem surpreendendo a todos nós com grandes revoluções e os custos que diminuem cada vez mais.
Hoje em dia é comum ver crianças com smarthphones com tecnologia que a 10 anos atrás nem o celular mais moderno e caro do mercado tinha.
Com isso surgiram sugiram vários profetas da tecnologia e visionários, tentando prever qual será o próximo passo.

E os filmes retratam bem esse tema e usam essa formula que atrai a curiosidade das pessoas.
Exemplos:

Minority report - A nova lei de 2002 (Imagem)

Transcendence de 2014

Em Transcendence um tema mais conspiratório, onde um ser humano transcende a uma consciência artificial e assim se torna imortal e com infinita capacidade de aprendizagem.
Vale a pena ver tanto um quanto o outro filme. Algumas tecnologias de Minority Report, como utilizar computadores com as mãos (caso do kinect do Xbox 360 e One) e carros dirigidos automaticamente, já parecem bem mais próximo do que as tecnologias vistas em Transcendence, pois o foco principal do mesmo ainda é um tema que a humanidade engatinha, que é o cérebro humano, a máquina mais complexa conhecida até o momento.

Eu particularmente, acredito que em alguns anos teremos realmente, carros pilotados automaticamente, devido ao investimento de gigantes como o Google e o Baidu nessa tecnologia.

Também acho que o inicio da colonização de Marte, vai trazer grandes conquistas para humanidade, porém grandes desafios, desafios esses que vão nos obrigar a evoluir rapidamente nossa tecnologia e nossa forma de encarar a exploração espacial, não como um gasto, mas sim como um investimento necessário a toda humanidade e a perpetuação da sua existência.

A única salvação verdadeira para humanidade e para o planeta terra, é que seja possível o ser humano habitar outros planetas, seja localizando planetas parecidos com a terra ou mudando planetas sem condições para a vida em planetas habitáveis e isso só será possível com gente morando nesses planetas, como será o caso do Marte. O ser humano com a sua engenhosidade, aprendeu a mudar o ambiente a sua volta e assim deixou de ser nômade e da mesma forma teremos que aprender a mudar os mundos, sistemas, galáxias e o universo a nossa volta.

Espero que tenham gostado do meu primeiro texto.
Obrigado à todos!
Até a Próxima!


Pesquisar mais textos:

Érico da Silva Kaercher

Título:Futuro da Tecnologia, Qual o Limite?

Autor:Érico da Kaercher(todos os textos)

Imagem por: titlap

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios