Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > Aprenda a evitar a desidratação

Aprenda a evitar a desidratação

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Comentários: 1
Aprenda a evitar a desidratação

Podemos viver várias semanas sem comer, mas sem água morríamos em pouco tempo? Deste modo, a água é extremamente importante para hidratar o organismo por dentro, bem como a pele.

Beber pouca água é extremamente prejudicial para a saúde , dado que perdemos muita , devendo esta ser compensada , para evitar a desidratação, causada por inúmeros problemas como febre, diarreia e calor.

Assim, devemos beber diariamente água em quantidade, pelo menos um a dois litros, para obter o equilíbrio e a água não ser retirada das nossas células. Se não bebermos o suficiente o corpo começa a reagir e em casos extremos pode inclusive causar a morte.

É sintomático de sofrimento, os efeitos causados pelo calor excessivo, que pode causar náuseas, transpiração, dores de cabeça, pele vermelha , e até por vezes a perda da consciência. As pessoas que mais sofrem com o calor são as pessoas idosas, que num caso destes devem ser levadas para um local fresco e beber água.

A boca seca é normalmente um sinal de que o organismo está a necessitar de se repor água. Podemos ir buscá-la aos alimentos : vegetais, frutas e água canalizada e mineral.

Para combater a desidratação , a água é a melhor bebida, embora os sumos e o
leite também sejam benéficos. Devemos evitar os sumos com gás, porque aumentam o açúcar. É recomendável , aumentar o consumo de água , quando se pratica desporto, devido a uma maior perda.

Os alimentos que a possuem em mais quantidade são os vegetais ( alface) e a melancia. Por outro lado, ela é benéfica também para os dentes , pois contêm flúor que fortalece o esmalte.

Se quer ter uma pele bem hidratada, a água é um grande aliado da beleza, pois se o organismo não estiver convenientemente hidratado no interior, reflete-se automaticamente no exterior. Por isso , recomendam-se cremes com água para evitar a secura e escamação da pele da face e do corpo.

Os hidratantes podem compensar e tratar este problema que se torna inestético e indesejável. Atenção ás bebidas que ingere e não se esqueça de fornecer muita água ao organismo.

Contudo não será motivo para perguntar: Bebe água suficiente?


Teresa Maria Batista Gil

Título: Aprenda a evitar a desidratação

Autor: Teresa Maria Gil (todos os textos)

Visitas: 0

626 

Imagem por: darkpatator

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • itieluar isairane alves santiagoitieluar isairane alves santiago

    16-06-2010 às 18:55:18

    eu nao gostei muito pois o que fala nao tem muito a ver

    ¬ Responder

Comentários - Aprenda a evitar a desidratação

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Superstições Náuticas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Barcos
Superstições Náuticas\"Rua
Todos temos as nossas manias e superstições. Não que se trate de comportamentos compulsivos, mas a realidade é que mesmo para quem diz que não liga nenhuma a estas coisas, as superstições acompanham-nos.

Passar por baixo de uma escada, deixar a tesoura, uma porta de um armário ou uma gaveta aberta ou até deixar os sapatos em posição oposta ao correcto, são das superstições mais comuns. As Sextas-feiras 13 também criam alguma confusão a muita gente, mas muitos são os que já festejam e brincam com a data.

Somos assim mesmo, supersticiosos, uns mais do que outros, mas é uma essência que carregamos, mesmo que de forma inconsciente.

Existem no entanto profissões que carregam mitos mais assustadores do que outros, e por exemplos muitos actores não entram em palco sem mandar um “miminho” uns aos outros.

Caso de superstição de marinheiro é dos mais sérios e se julga que se trata só de casos vistos em filmes de piratas, desengane-se. Os marinheiros dos dias de hoje carregam superstições tão carregadas de emoção quanto os de outros tempos.

Umas mais caricatas do que outras, as superstições contam histórias e truques. Por exemplo, contra tempestades, muitos marinheiros colam uma moeda no mastro dos navios.

Tal como fazem os actores, desejar boa sorte a um marinheiro antes de embarcar, também não é boa ideia. Os miminhos dados antes de entrar em palco também servem para o efeito.

Dar um novo nome a um barco é uma péssima ideia para um marinheiro. Dizem que muitos há que não navegam em barcos rebaptizados.

Lembra-se que os piratas de outros tempos utilizavam brincos? Pois isto faz parte de uma superstição. Dizem que os brincos evitam que se afoguem.

Entrar com um pé direito na embarcação é sinal de bons ventos. Tal como acontece com muitos de nós, os marinheiros também não gostam de entrar de pé esquerdo.

Já desde remotos tempos se dia que assobiar traz tempestades. Ora aqui está um mote dos marinheiros, pelo que se assobiar numa embarcação, arrisca-se a ter chatices com o marinheiro.

Verdades ou mentiras, as superstições existem e se manter os seus próprios mitos acalma um marinheiro, então que assim seja. Venham as superstições náuticas que cá estamos para as ouvir.

Já agora uma curiosidade ainda maior. Dizem que se tocar a gola de um marinheiro passará a ter sorte. Será verdade ou foi um marinheiro que inventou?

Pesquisar mais textos:

Carla Horta

Título:Superstições Náuticas

Autor:Carla Horta(todos os textos)

Imagem por: darkpatator

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • Rua DireitaRua Direita

    17-06-2014 às 06:39:27

    Não acredito em superstições de forma alguma.
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios