A tiróide e o coração
Na realidade são as hormonas tiroideias que regulam a rapidez dos batimentos cardíacos, a pulsação, a circulação sangúinea, as contrações cardíacas e o consumo de oxigénio.
Quando há um excesso ou um défice de hormonas tiródeias, o coração reage imediatamente.
Isto significa que se deve cuidar da tiróide, fazendo exames regulares, para averiguar o seu funcionamento.
Há muita gente que desconhece a relação da tiróide com o coração, do impacto que tem neste, casa não esteja a funcionar corretamente.
Em virtude da sua correlação, o coração acelera ou abranda, conforme o seu défice ou ou excesso.
Sem o tratamento adequado, as perturbações da tiróide agravam a condição cardíaca existente ou causam o desenvolvimento de outros problemas. É por isso que ouvimos dizer a expressão," quando a tiróide fala, o coração escuta".
Quando se verifica hipertiroidismo, a tiróide não produz hormonas suficientes, o que faz desacelerar o metabolismo, levando o coração a bater de uma forma mais irregular.
Por outro lado, as pessoas que sofrem de hipertiroidismo, desenvolvem arritmias e pressão elevada, o que pode levar a um maior risco de ataque cardíaco, e AVC. Se a tiróide for deficiente tam agrava outras patologias do coração.
Estas podem ser taquicardia, aumento da frequ^encia cardíaca, palpitações e aumento da pressão arterial.
Nos idosos , o mau funcionamento da tiróide, é mais complicado, tanto para o coração, como agrava ou desenvolve a arteriosclerose.
O mau funcionamento da tiróide é muito mais comum do que se pensa, sofrendo atualmente dela muita gente.
Segundo estatísticas, as doenças da tiróide, afetam atualmente mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e nalguns países mais do que outros.
Apesar de tudo, a doença da tiróide ainda é pouco valorizada pela maioria da população.
Muitos, inclusive desconhecem-na e nem realizam as análises.
Sem o tratamento adequado, as perturbações da tiróide, agravam as funções cardíacas e causam inúmeros problemas, ou desenvolvem outros.
Os idosos, especialmente, deviam fazer análises, mais vezes para detetar a sua relação com outras patologias.
Comentários ( 1 ) recentes
- Alexandra
10-08-2012 às 16:15:27Obrigada pela excelente informação. Presumo que, quando escreve "Quando se verifica hipertiroidismo", se refere ao hipotiroidismo. Estou correcta? Obrigada.
¬ Responder