Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Sua Saúde

A Sua Saúde

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
A Sua Saúde

Para quem sofre de escorbuto, doenças cardíacas, artrite, artrose, reumatismo, cancro, envelhecimento precoce, sistema imunológico baixo, o limão, devido à sua vitamina C, é ótimo alimento para ingerir (antioxidante). Caso note diarreia, dores musculares e/ou erupções deve parar a ingestão de limão, pois pode ser intolerante. Por dia deve comer cerca de 70 mg de limão. Se fumar deve aumentar esta quantidade para 100 mg.

No seio da sua família deve cultivar algumas plantas medicinais de uso habitual. As crianças vão adorar fazer um mini-canteiro em casa. Para apanhá-las deve optar fazê-lo durante o dia e para secá-las deve procurar uma sombra. As raízes que estão estragadas devem ir para o lixo. Depois de secá-las (raízes, folhas e flores), armazene-as num lugar seco. Agora pode usá-las para fazer chá. O chá pode ser através da infusão (despejar água quente sobre as ervas e deixar em repouso), tisana (colocar as ervas na água a ferver e deixar ferver mais 5 minutos), decocção (despejar água fria sobre as ervas e colocar a aquecer) e maceração (deixar as ervas de molho entre 10 e 24 horas). Os tratamentos com chás deve durar entre 5 a 10 dias. Depois deve optar por fazer uma pausa de 10 dias até retomar o tratamento. Os chás devem ser tomados em jejum, pela manhã

Nos alimentos pode encontrar propriedades terapêuticas. Para ajudar os rins a trabalhar deve privilegiar nas hortaliças a abóbora, a beterraba e o agrião; nas frutas, o abacaxi, a maçã, a pera e a melancia; e nas plantas, cavalinho e erva-doce. Com efeito calmante deve procurar a alface, a beterraba, o pepino e a couve; nas frutas, a laranja e a maçã; e nas plantas, arruda, cravo e malva. Para um resultado cicatrizante coma cebola, cenoura, tomate e repolho; nas frutas, banana, maçã e limão; e nas plantas, alecrim e eucalipto. Se tiver prisão de ventre deve ingerir alface e beterraba; nas frutas, ameixa, laranja e quivi; e nas plantas, sabugueiro. Se precisa de suplementos para o cérebro deve comer abóbora, cenoura e espinafre; nas frutas, maçã, limão, ameixa e abacaxi; e nas plantas, guaraná.

Daniela Vicente

Título: A Sua Saúde

Autor: Daniela Vicente (todos os textos)

Visitas: 0

603 

Comentários - A Sua Saúde

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios