Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Saúde > A Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Saúde
Visitas: 2
Comentários: 1
A Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer, caracterizada pela degeneração progressiva das células nervosas e desgaste cerebral, não tem as suas causas completamente clarificadas, sabendo-se, no entanto, que os fatores genéricos têm um peso considerável. Apesar de associada ao avançar da idade, o que, inclusivamente, dificulta o diagnóstico por virtude de confusões com outros quadros de demência, a verdade é que o Alzheimer pode ser diagnosticado em pessoas de meia-idade ou até em fases mais precoces da vida adulta. Nas etapas iniciais, caracteriza-se por depressão, enfraquecimento da memória a curto prazo (confusão com coisas e rotinas corriqueiras, como localizações de espaços conhecidos, esquecimento dos caminhos normalmente utilizados, etc.), avançando através da perda de memória (recordando perfeitamente, por vezes com insistência, acontecimentos antigos) até à privação de autossuficiência.

A doença, para além de devastadora para o portador, é-o também para os cuidadores, quando familiares- normalmente cônjuges ou filhos, que têm de assistir ao desaparecimento das características de uma pessoa muito próxima que, em fases avançadas da doença, não reconhece os entes-queridos. Uma vez que a doença é degenerativa, aos cuidadores a única via possível é manter o doente confortável, bem alimentado e nutrido, uma vez que os próprios olvidam a preocupação com a sua saúde. Ainda no respeitante à alimentação, alguns estudos avançam certos alimentos que, não detendo o avançar da patologia, logram alcançar algum sucesso na melhoria da saúde física destas pessoas. Alimentos como espinafres, batata, soja, inhame e alfafa são ricos em coenzima Q10, suplemento cuja administração tem registado algumas melhorias na saúde dos doentes de Alzheimer. Também a cerveja, em doses reduzidas a moderadas, se tem mostrado benéfica.

Estimativas apontam para que, no mundo, o número de pessoas que padece de Alzheimer, uma doença sem cura, ascende a 15 milhões. Sendo o fator genérico parcialmente responsável, especula-se que também exista uma relação entre o alumínio e a doença, uma vez que este metal foi assinalado nas zonas afetadas do cérebro dos pacientes diagnosticados com a patologia. A partir daí, são aconselhados certos cuidados de prevenção (ainda que a relação direta não esteja ainda comprovada), que poderão passar por gestos quotidianos simples como não utilizar instrumentos de cozinha de alumínio.

Sofia Nunes

Título: A Doença de Alzheimer

Autor: Sofia Nunes (todos os textos)

Visitas: 2

606 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 1 )    recentes

  • M.L.E.- Soluções de ClimatizaçãoDaniela Vicente

    13-09-2012 às 16:30:51

    não se sabe muito bem qual é a causa. não é hereditário. não é pelo pai ou a mãe ter que vai ter. não há uma causa definida. a partir de determinada altura o cérebro muda. começa a encolher. o cérebro começa a ter dificuldades de fazer coisas normais. perdem-se com muita facilidade. e depois a família fica muito envolvida. vê-se todo o processo de incapacidade. deve exercitar o seu cérebro.

    ¬ Responder

Comentários - A Doença de Alzheimer

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Smartphone inovador

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Máquinas
Smartphone inovador\"Rua
O novo Xperia S é um novo smartphone que é produzido pela sony, que foi pensado para a reprodução multimédia de alta resolução, atenuando deste modo as diferenças entre um telefone e uma consola de jogos portátil.

Este inovador softwere é capaz de apresentar vídeos de alta definição, a 1080p.

Contêm uma cãmara integrada de 12 MP, sendo capaz de capturar imagens em full HD. O processamento de imagem é feito por um motor de nome Bravia, que é uma tecnologia a pensar na reprodução de imagem e de áudio.

O hardwere e softwarwe deste smartpfhone foi optimizado para ser compatível com o playstachon Suite, que se trata de uma plataforma de videojogos , onde podem ser descarregados e jogados no telemóvel vários títulos previamente lançados na playstation.

O seu ecrâ é quase todo em vidro, separado apenas do revestimento no fundo por uma faixa transparente.

Esta faixa funciona como uma antena do dispositivo, bem como a área visívil para os principais botões, no fundo.

O seu formato é ligeiramente curvo e com uma espessura de apenas um centímetro, o qiue lhe dá um ar muito elegante e leve.

A energia que alimenta o dispositivo é fornecida por uma pequena bateria, que dura para 420 horas em standby, horas para música e outras para vídeo.

De salientar que a Sony Ericsson sempre foi muito forte na qualidade da fotografia, e o destaque deste aparelho vai para o seu sensor Exmor R, que é retroiluminado com circuitos integrados, permitindo tirar fotos com pouco ruído , em situações de fraca luz.

Além de todos os pormenores inovadores, o sensor recebe a luz de trás por um substrato de sílica, garantindo mais eficácia .

Por outro lado, o xperia S, é ainda compatível com várias plataformas de comunicação, tal como a near-fild comunication.

O ecrã é sem dúvida alguma o mais elevado do mercado atual, apresentando milhões de cores.

As características invadoras ddeste smartphone, são: o modelo, aplaystachion, o ecrâ de alta definição, o processador, o software e as suas ligações

No que concerne às ligações, inclui uma superabundância delas, incluindo uma porta HDMI2 para ligar o dispositivo diretamente a um monitor para reproduzir vídeos, audio e imagem.

O lançamento deste sistema da sony, foi lançado só recentemente em Las Vegas, EUA, em Janeiro de 2012, no convention Center.

Para os fâs das novas tecnologias o smartphone Xperia S, é com efeito, uma óptima aquisição, para as férias de verão.

Pesquisar mais textos:

Pedro gil Ferreira

Título:Smartphone inovador

Autor:Pedro gil Ferreira(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios