Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > Veja como você pode treinar o seu raciocínio

Veja como você pode treinar o seu raciocínio

Categoria: Outros
Visitas: 2
Veja como você pode treinar o seu raciocínio

No edital de um determinado concurso público sempre estão listadas as matérias que deverão ser estudadas para o exame. Mas, além disso, está se tornando cada vez mais comum a utilização de questões que visam avaliar o raciocínio lógico dos candidatos. E normalmente, estas perguntas são as famosas “pegadinhas”. Então, veja como você pode treinar o seu raciocínio para não ser enganado por esse tipo de questão.

Este método que está sendo cada vez mais empregado nos exames, tem prejudicado muitos candidatos. E, segundo especialistas, não existe uma fórmula definida para estudar esse tipo de exercício, por isso, muitas pessoas acabam sendo reprovadas por não conseguirem atingir a pontuação exigida.

Como estudar – De acordo com o autor do livro Raciocínio Lógico: Teoria e Treinamento Prático (Ed. Método), Bruno Villar, o raciocínio lógico é algo que exige muita preparação. Os exercícios que empregam o raciocínio lógico são avaliados diferentemente pelos organizadores dos concursos. Por isso, para que você fique de acordo e cumpra com as cobranças dos organizadores, procure fazer provas antigas feitas pelo mesmo grupo que monta as perguntas. Além disso, ter alguns conhecimentos básicos de matemática é indispensável e, o único jeito de se acostumar com tais questões é com a prática.

Dicas

- Além de praticar fazendo exercícios de provas anteriores, você também pode exercitar a mente com atividades simples, como por exemplo: jogando caça-palavras, sudoku e xadrez. Esses jogos ajudam a estimular a capacidade de raciocínio e concentração.

- Também é válida inverter as suas atividades diárias, ou seja, se você sempre acorda, toma café e toma banho, faça o contrário. Assim, você estará ajudando o cérebro a não trabalhar automático.

- Tente mudar os seus trajetos do cotidiano, ou seja, use outro caminho para chegar à escola, ao trabalho ou a qualquer outro local.

- Também existem algumas dicas que ajudam a aumentar as chances de acerto nos concursos. Por exemplo: desmembrar as perguntas em partes. Se a questão contiver três cálculos, faça-os separadamente. Depois, agrupe-os para formar a resposta final da pergunta.

- Leia atentamente a questão e destaque as palavras-chave, isso ajuda a resumir suas tarefas. Por exemplo: multiplique, encontre, divida...

- Para evitar errar as questões, destaque as palavras “e” e “ou” nas opções para não se confundir. Não prestar atenção nesse tipo de coisa é um dos fatores mais comuns que fazem os candidatos errarem a resposta.


Rua Direita

Título: Veja como você pode treinar o seu raciocínio

Autor: Rua Direita (todos os textos)

Visitas: 2

655 

Comentários - Veja como você pode treinar o seu raciocínio

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Martelos e marrettas

Ler próximo texto...

Tema: Ferramentas
Martelos e marrettas\"Rua
Os martelos e as marretas são, digamos assim, da mesma família. As marretas poderiam apelidar-se de “martelos com cauda”. Elas são bastante mais robustas e mantêm as devidas distâncias: o cabo é maior.

Ambos constituem, na sua génese, amplificadores de força destinados a converter o trabalho mecânico em energia cinética e pressão.

Com origem no latim medieval martellu, o martelo é um instrumento utilizado para “cacetear” objectos, com propósitos vários, pelo que o seu uso perpassa áreas como o Direito, a medicina, a carpintaria, a indústria pesada, a escultura, o desporto, as manifestações culturais, etcétera, variando, naturalmente, de formas, tamanhos e materiais de composição.

A diversidade dos martelos é, realmente, espantosa. O mascoto, por exemplo, é um martelo grande empregue no fabrico de moedas. Com a crise económica que assola o mundo actualmente, já se imaginam os governantes, a par dos banqueiros, de martelo em punho para que não falte nada às populações…

Há também o marrão que, mais do que o “papa-livros” que tira boas notas a tudo, constitui um grande martelo de ferro, adequado para partir pedra. Sempre poupa trabalho à pobre água mole…

O martelo de cozinha serve para amaciar carne. Daquela que se vai preparar, claro está, e não da de quem aparecer no entretanto para nos martelar a paciência…!

Já no âmbito desportivo, o lançamento do martelo representa uma das provas olímpicas, tendo sido recentemente adoptado na modalidade feminina. Imagine-se se, em vez do martelo, se lançasse a marreta… seria, certamente, mesmo sem juiz nem tribunal, a martelada que sentenciaria a sorte, ou melhor, o azar de alguém!

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Martelos e marrettas

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios