Plantas para catarro e bronquite
As folhas secas são utilizadas para chás , infusões e xaropes, benéficos para quase tudo. Podem ser adquiridas nas ervanárias, já prontas para consumir, em sacquinhos que contêm o nome delas.
Para quem sofre de bronquite, por fumar em demasia ou devido às diferenças de temperatura ou mudança de estação, o ideal é optar por plantas expectorantes. Estas são indicadas para aumentar a secreção e a expulsão das mucosidades bronquicas. Facilitam ainda a expulsão dos escarros, limpam os canais da bronquite, traqueia e laringe. Por consequência, opõem-se aos prpgresso da bronquite, da pneumonia e da tuberculose e evitam edemas e tumores.
As principais são: a avenca que se encontra vulgarmente nas grutas, junto ás fontes, aos poços e à beira dos rios. Trata-se de um feto fácil de reconhecer, fácil de arrancar da terra para ser cultivada em casa e é utilizada pelos floristas para compor ramos de rosas ou outras flores. É um excelente peitoral, e emoliente. A sua infusão também pode ser usada para gargarejos em anginas. As folhas devem ser fervidas em infusão.
A tussilagem, planta frequente de locais húmidos, terrenos arborizados e margens dos rios. tem propriedades tónicas, expectorantes e resolutivas. Para catarro e tosse deve ferver-se oito ou dez flores por chávena.
è conveniente coar com um filtro as infusões de tussilagem para eliminar os pêlos dos papilhos, que podem provocar irritações de garganta. Está ainda indicada para a asma, feridas,pele, rugas, laringite, voz e tabagismo.
A hera-terrestre, é vulgar nos lugares húmidos e sombrios, baldios, é muito eficaz em catarros, irritações das mucosas,(tosse, asma,bronquite crónica). Externamente é um cicatrizante de feridas e trata ferúnculos, úlceras, gastrite, queimaduras, varizes mucosas intestinais e enfisema.
A alteia, é parente da malva-silvestre, alivia a irritação das mucosas inflamadas. A sua raiz sob a forma de tisana, é usada para gargarejar as inflamações da boca e laringe, osse por irritação da laringe, e bronquite das crianças. O chá é rico em mussilagem e auxiliar nas inflamações da mucosa do estômago e doenças dos intestinos. Pode utilizar-se a raíz, folhas e as flores, que têm propriedades emolientes.
A alteia é ainda ideal para constipações, gripe, ataques de tosse, irritação da traqueia, dores de garganta.Pode usar-se externamente para anginas, bochechos para aftas, ferúnculos, feridas inflamadas, afecções benignas e agudas de intestinos. Os banhos emolientes sã ainda aconselhados.
O nabo é utilizado para combater os catarros, bronquite e tosse convulsa. Pode ser obtido, deitando numa tigela camadas sucessivas de rodas finas de nabo cozido e açucar, deixando em repousovárias horas (tomar uma colher de sopa várias vezes ao dia).
A violeta é excelente para chás, á razão de dez folhas por chávena e é ideal para as afecções das vias respiratórias, bronquite, arrite, tosse, tumores e cancro.