Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O que são e como surgem as ludotecas?

O que são e como surgem as ludotecas?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
O que são e como surgem as ludotecas?

As ludotecas são instituições pensadas para as crianças e adolescentes, que através do jogo podem desenvolver a sua personalidade, durante o seu tempo livre. Para isso, as ludotecas oferecem e estimulam o jogo infantil, oferecendo às crianças os materiais necessários bem como as orientações, ajudas e companhia que o jogo requer.

As ludotecas surgem como solução para a falta de formação que os adultos têm acerca do jogo que é adequado para as suas crianças, assim como, o problema económico que muitas famílias apresentam, agravado por falta de espaço na rua e nas suas casas. Atualmente, as ludotecas pertencem a administrações locais dentro de centro cívicos, bibliotecas, casas de cultura e escolas, podendo também pertencer a instituições independentes de interesse educativo, social ou outras identidades socioculturais.

As ludotecas estão especialmente pensadas para as crianças e jovens, mas alguns projetos inovadores podem também ser dirigidos para pessoas adultas e para a terceira idade.

Os variados jogos e brinquedos devem ser seguros, selecionados com critérios de qualidade em função das características dos usuários, tendo em conta as suas preferências, gostos, necessidades e com base em critérios pedagógicos e de educação. Deve-se facilitar ás crianças critérios de seleção para os seus próprios brinquedos, educando-os a um consumo responsável.

Os brinquedos de uma ludoteca devem ser, para uma melhor higiene, desinfetados periodicamente.

O mobiliário deve ser facilmente amovível e higiénico e deve estar ao nível da estrutura das crianças para que estes possam dispor do material de uma forma livre e responsável.

Deve-se procurar espaços interiores e exteriores onde jogar. As crianças devem dispor de cenários agradáveis, adequados e acondicionados, que as levem a descobrir a imaginar e a mover-se com liberdade.

Tem que haver uma correta distribuição de espaços para facilitar as funções (tipos de jogo, atividades de animação, participação de adultos, guarda-roupa, entre outras.) e deve-se utilizar portas corredoras para haver espaços polivalentes.

As instalações técnicas para que sejam agradáveis devem ter iluminação natural e iluminação artificial, ventilação e ar condicionado para regular a temperatura.
O tipo de solo onde se leva a cabo as atividades é muito importante. Este deve ser de material plastificado, resistente, de fácil limpeza e de desinfeção.
Os horários de atendimento ao público são flexíveis, ou seja, vão de acordo com as necessidades da população a que se destina.

Nos períodos de férias é quando os usuários frequentam mais as ludotecas, uma vez que têm mais tempo livre.

A criação de um espaço cativante, leva a que as normas mínimas assegurem a convivência entre os usuários e o bem funcionamento do meio.

É muito importante que todos os usuários conheçam as normas. As normas têm de ser muito claras e sem quaisquer dúvidas. Assim, se devem cumprir e fazer cumprir.
As ludotecas pretendem favorecer o desenvolvimento integral da criança através da habilitação para o próprio prazer do ócio.

As ludotecas rodeiam em redor de uma atividade de ócio muito concreta como a diversão é.

É um espaço especialmente adequado para o jogo infantil, onde os monitores desenvolvem projetos educativos baseados no jogo como metodologia de intervenção.


Laura Andrade

Título: O que são e como surgem as ludotecas?

Autor: Laura Andrade (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - O que são e como surgem as ludotecas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Beleza
Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente\"Rua
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele precisam ser intensificados. É claro que, independente da estação, os cuidados com a saúde e beleza são fundamentais. Mas, no verão, alguns problemas de pele, principalmente da face, tornam-se mais frequentes e, com isso, surgem algumas preocupações. A boa notícia é que, a maior parte dessas preocupações podem ser amenizadas ou até mesmo solucionadas com dicas caseiras de cuidado com a pele.

Logo, certos cuidados como o uso regular de bloqueador solar é importantíssimo, não só para evitar manchas no rosto e no corpo, como também, para evitar doenças graves como o temido câncer de pele. Por isso, a boa hidratação, a limpeza correta da face e o uso de cremes faciais com proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB não podem ser menosprezados.

Outro detalhe relevante é a escolha da alimentação. Para ter uma pele saudável e bonita é preciso evitar o uso de certos alimentos. Sabe-se que os conservantes, corantes e similares, que estão sempre presentes nos alimentos industrializados provocam alergias e outros problemas. Essas substâncias podem fazer surgir ou intensificar doenças como o melasma, aquelas manchas escuras na face. E, essas manchas são sensíveis ao calor do sol e, dependendo da pele, o tratamento exige bastante tempo e recursos financeiros para cuidados e acompanhamento dermatológico.

Mas, você pode preparar em casa uma loção para limpar a pele, reduzir ou até mesmo remover essas manchas escuras. Você vai precisar de um pêssego maduro, um pouco de hidratante facial e uma bisnaga de Bepantol, que é um creme com vitamina A.

Dicas para preparar seu creme removedor de manchas na pele:

Primeiramente, faça o creme de pêssego: é só bater no Mix o pêssego com um pouquinho de água. Para facilitar, amasse o pêssego com uma colher antes de bater no Mix. Depois, peneire a massa de pêssego para o creme ficar mais homogêneo. Em seguida, misture a terça parte da bisnaga de Bepantol ao pêssego com uma colher, preferencialmente de madeira ou de plástico. Com um algodão e com movimentos suaves, aplique a loção no rosto e deixe agir por 40 minutos. Depois lave com água abundante. Evite o uso de esfoliante porque a pele ficará muito sensível. Essa loção pode ser usada até três vezes na semana. Não use sobras de creme.

Pesquisar mais textos:

Zilma Silva

Título:Dica caseira para remover manchas no rosto facilmente

Autor:Zilma Silva(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios