Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O que são e como surgem as ludotecas?

O que são e como surgem as ludotecas?

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
O que são e como surgem as ludotecas?

As ludotecas são instituições pensadas para as crianças e adolescentes, que através do jogo podem desenvolver a sua personalidade, durante o seu tempo livre. Para isso, as ludotecas oferecem e estimulam o jogo infantil, oferecendo às crianças os materiais necessários bem como as orientações, ajudas e companhia que o jogo requer.

As ludotecas surgem como solução para a falta de formação que os adultos têm acerca do jogo que é adequado para as suas crianças, assim como, o problema económico que muitas famílias apresentam, agravado por falta de espaço na rua e nas suas casas. Atualmente, as ludotecas pertencem a administrações locais dentro de centro cívicos, bibliotecas, casas de cultura e escolas, podendo também pertencer a instituições independentes de interesse educativo, social ou outras identidades socioculturais.

As ludotecas estão especialmente pensadas para as crianças e jovens, mas alguns projetos inovadores podem também ser dirigidos para pessoas adultas e para a terceira idade.

Os variados jogos e brinquedos devem ser seguros, selecionados com critérios de qualidade em função das características dos usuários, tendo em conta as suas preferências, gostos, necessidades e com base em critérios pedagógicos e de educação. Deve-se facilitar ás crianças critérios de seleção para os seus próprios brinquedos, educando-os a um consumo responsável.

Os brinquedos de uma ludoteca devem ser, para uma melhor higiene, desinfetados periodicamente.

O mobiliário deve ser facilmente amovível e higiénico e deve estar ao nível da estrutura das crianças para que estes possam dispor do material de uma forma livre e responsável.

Deve-se procurar espaços interiores e exteriores onde jogar. As crianças devem dispor de cenários agradáveis, adequados e acondicionados, que as levem a descobrir a imaginar e a mover-se com liberdade.

Tem que haver uma correta distribuição de espaços para facilitar as funções (tipos de jogo, atividades de animação, participação de adultos, guarda-roupa, entre outras.) e deve-se utilizar portas corredoras para haver espaços polivalentes.

As instalações técnicas para que sejam agradáveis devem ter iluminação natural e iluminação artificial, ventilação e ar condicionado para regular a temperatura.
O tipo de solo onde se leva a cabo as atividades é muito importante. Este deve ser de material plastificado, resistente, de fácil limpeza e de desinfeção.
Os horários de atendimento ao público são flexíveis, ou seja, vão de acordo com as necessidades da população a que se destina.

Nos períodos de férias é quando os usuários frequentam mais as ludotecas, uma vez que têm mais tempo livre.

A criação de um espaço cativante, leva a que as normas mínimas assegurem a convivência entre os usuários e o bem funcionamento do meio.

É muito importante que todos os usuários conheçam as normas. As normas têm de ser muito claras e sem quaisquer dúvidas. Assim, se devem cumprir e fazer cumprir.
As ludotecas pretendem favorecer o desenvolvimento integral da criança através da habilitação para o próprio prazer do ócio.

As ludotecas rodeiam em redor de uma atividade de ócio muito concreta como a diversão é.

É um espaço especialmente adequado para o jogo infantil, onde os monitores desenvolvem projetos educativos baseados no jogo como metodologia de intervenção.


Laura Andrade

Título: O que são e como surgem as ludotecas?

Autor: Laura Andrade (todos os textos)

Visitas: 0

631 

Comentários - O que são e como surgem as ludotecas?

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Eventos
Como Organizar Qualquer Tipo De Evento\"Rua
Com todas as mudanças no mundo precisamos de pessoas capacitadas e qualificadas para se organizar um evento de porte. Não mais uma pessoa que faz tudo, que quebra-galho, mas um profissional estudioso no ramo para levar um evento de grande estima que atinja seu público de forma satisfatória e abrangente.

Para estar na frente exige-se muito trabalho, esforço e dedicação extrema para que se obtenha grande sucesso não somente para quem recebe como também para a própria instituição em que se realiza o evento. Isso tem causado uma procura por esses profissionais e até tem sido reconhecido como uma profissão que será valorizada muito nesses próximos anos.

Como Organizar?

Para estar na frente de um evento é necessário muita dedicação e amor. Muitas horas planejando e com uma grande antecedência. Pois, qualquer problema que ocorra no dia, será de responsabilidade de quem está organizando.

Então, todos os cuidados devem ser levados em consideração, devemos ter ações prevenidas e tudo deve ser listado, feito e dado uma atenção especial. Diante dos que se pretende fazer em um evento seja ele cultural, religioso, comercial, precisa de alguns parâmetros para serem seguidos cuja finalização tenha muito sucesso.

Eis quais são as etapas para você compreender melhor:
1. Objetivos: você deve primeiramente traçar um objetivo daquilo que se pretende realizar. Deve ser dividido em duas partes: a geral e a específica;

2. Públicos: quem são os públicos que serão atingidos? É um grupo de mulheres, um grupo de homens? Que faixa de idade? Essas e outras perguntas devem ser feitas;

3. Estratégias: essas estratégias consistem simplesmente em como você vai atingir o seu público, o que mais irá atraí-los para que possam ir ao seu evento?

4. Recursos: os recursos tanto materiais, humanos, físicos, todos esses recursos devem ser bem estruturados e anotados;

5. Implantação: Que métodos serão usados para o evento desde o início até o término do evento? Refere-se a todos os procedimentos;

6. Acompanhamento e controle: estipular alguém que irá acompanhar todo o processo e controlar, como por exemplo, as despesas;

7. Avaliação: feita após o término do evento, ela é produzida em formato de relatório e entregue a quem organizou o evento;

8. Orçamento Previsto: este deve ser feito bem detalhado. Uma das mais importantes partes de todo o evento. Pode buscar patrocínio, parcerias com empresas para assim evitar os gastos, mas tudo deve ser anotado e controlado.

Pesquisar mais textos:

Luene Zarco

Título:Como Organizar Qualquer Tipo De Evento

Autor:Luene Zarco(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios