Bem vindo à Rua Direita!
Eu sou a Sophia, a assistente virtual da Rua Direita.
Em que posso ser-lhe útil?

Email

Questão

a carregar
Textos | Produtos                                                    
|
Top 30 | Categorias

Email

Password


Esqueceu a sua password?
Início > Textos > Categoria > Outros > O lobo que vive dentro de nós.

O lobo que vive dentro de nós.

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Categoria: Outros
Visitas: 4
Comentários: 5
O lobo que vive dentro de nós.

Era uma vez um menino e a avó. Certo dia a avó chamou o menino e disse:”temos um lobo dentro de nós”. O menino não percebeu e foi para a cama com medo do lobo mau. Mais tarde, quando cresceu lenbrou-se das palavras da avó epercebeu tudo.

Sim, é verdade. Todos temos um lobo mau e um lobo bom. Cabe-nos a nós alimentar um deles. Há pessoas que alimentam o lobo bom, ou seja, o seu lado bom. Outras alimentam o lobo mau, ou seja, o seu lado mau. É por isso que há pessoas que têm duas personalidades. E mudam como lhes convém. Toda a gente tem escolha. E temos de ser responsáveis pelos nossos atos. Assim, se não dermos atenção ao nosso lado bom, o lado mau vai sobrepor-se. O que resulta muitas vezes em problemas incontornáveis.

A maioria das pessoas esforça-se a alimentar o seu lado melhor para ganhar um nome na sociedade, e o respeito dos demais. Também acontece que muita gente tenta ser perfeita, mas a perfeição não existe. O que existem são pessoas com capacidade de alimentar o seu lado melhor e que lutam pelos seus valores morais. Por outro lado existem também pessoas que não se importam com esses valores e que não pensam nos outros. Têm sempre a desculpa de que os meios justificam os fins e bla bla bla...a conversa é sempre a mesma. Eu não sou assim. Pelo menos tento não o ser pois as duas faces da moeda existem dentro de mim. Só que tento alimentar o que de melhor eu sou.

Dadas as circunstâncias da nossa sociedade cada vez mais pobre em recursos económicos e mentais, os lobos maus invadem as ruas causando ondas de insegurança. Basta ligar a televisão e ver os noticiários para entender onde andam os lobos e para saber o que andam a fazer. Crimes, violações, roubos, violência de todo o tipo. Costuma ser nas situações de maior carência que estes problemas são mais comuns. Claro que em sociedades mais ou menos estáveis e com elevada educação também acontece. Só por dizer que a maldade é camuflada com pele de ovelha. O que ainda é pior, porque as pessoas pensam que está tudo bem e afinal não está. Só se descobre quando vem a público.

A história inicial do menino e da avó é verídica. Dei este exemplo para melhor se perceber o que se passa na sociedade em que vivemos. Todos nós temos um lado bom e outro lado menos bom. Cabe-nos a cada um de nós explorar o que temos de melhor. Todos nós temos vocação para alguma coisa. Todos nós temos valores que aprendemos desde pequenos como o amor, a paz, a benevolência, a verdade, entre outros. Está na hora de alimentarmos o nosso lobo bom para que a nossa sociedade se torne uma sociedade melhor tanto agora como no futuro.


Jovita Capitão

Título: O lobo que vive dentro de nós.

Autor: Jovita Capitão (todos os textos)

Visitas: 4

804 

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários     ( 5 )    recentes

  • SophiaSophia

    26-05-2014 às 06:55:34

    Não existe isso de pessoa má e pessoa boa(lobo mau ou bom, né? rsrs). Há dentro de nós os dois! Cada uma com sua força e devemos decidir qual seguir. Infelizmente, a maioria das pessoas escolhem a má e assim, vivem por anos. Que escolhamos o que é bom, pois teremos uma vida melhor, muito melhor!
    Cumprimentos,
    Sophia

    ¬ Responder
  • Jorge Nuno

    29-08-2012 às 15:38:38

    Digo-lhe só que estou a ler "O Poder do Amor", de Vera Faria Leal e sinto que é uma fonte de inspiração, tanto para a poesia como para a pintura, fazendo virarmos para o lado positivo da vida... se isto ajuda!?... Seguramente que o lobo bom agradece!

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    29-08-2012 às 15:43:20

    Claro que ajuda :) Agradece o lobo e agradeço eu.

    ¬ Responder
  • Jorge Nuno

    28-08-2012 às 18:44:30

    Que continue a alimentar o lobo bom, que o outro deixará de ser problema! Continuação de boa escrita e parabéns pelos trabalhos apresentados, que leio atentamente.
    Jorge Nuno

    ¬ Responder
  • Jovita CapitãoJovita Capitão

    29-08-2012 às 11:09:17

    Obrigada Jorge Nuno. E aceito sugestões de assuntos que lhe interessem. Ideias precisam-se para poder desenvolver o meu lobo bom.

    ¬ Responder

Comentários - O lobo que vive dentro de nós.

voltar ao texto
  • Avatar *     (clique para seleccionar)


  • Nome *

  • Email

    opcional - receberá notificações

  • Mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios


  • Notifique-me de comentários neste texto por email.

  • Notifique-me de respostas ao meu comentário por email.

Os primeiros brinquedos

Ler próximo texto...

Texto escrito nos termos do novo acordo ortográfico.
Tema: Brinquedos
Os primeiros brinquedos\"Rua
O brinquedo é mais do que um objecto para a criança se divertir e distrair, é também uma forma de conhecer o mundo que tem ao seu redor e para dar asas à sua imaginação. Desta forma, os brinquedos sempre estiveram presentes na sociedade.

Os primeiros brinquedos datam de 6500 anos atrás, no Japão, em que as crianças brincavam com bolas de fibra de bambu. Entretanto há 3000 anos surgiram os piões feitos de argila e decorados, na Babilónia.

No século XIII apareceram os soldadinhos de chumbo, porém só eram acessíveis às famílias nobres. Cinco séculos mais tarde, apareceram as caixas de música, criadas por relojoeiros suíços.

As bonecas são muito antigas, surgiram enquanto figuras adoradas como deusas, há 40 mil anos, mas a primeira fábrica abriu apenas em 1413 na Alemanha. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959, mas ainda hoje é das mais apetecíveis pelas crianças.

O grande boom dos brinquedos aconteceu quando se descobriu o plástico para o fabrico. Mesmo assim, muitas famílias não podiam comprar brinquedos aos filhos, como tal, estes utilizavam diversos tipos de materiais e construíam os seus próprios brinquedos.

Actualmente, as crianças têm acesso a uma enorme variedade de brinquedos, desde bonecas, a carros telecomandados, a videojogos… Educativos ou apenas lúdicos, há de tudo e para todos os gostos e preços.

Pesquisar mais textos:

Rua Direita

Título:Os primeiros brinquedos

Autor:Rua Direita(todos os textos)

Alerta

Tipo alerta:

Mensagem

Conte-nos porque marcou o texto. Essa informação não será publicada.

Deixe o seu comentárioDeixe o seu comentário

Comentários

  • umdolitoys 23-01-2013 às 05:46:38

    Adorei a reportagem! e tenho algo para vocês verem!!

    Espero que gostem!!!

    ¬ Responder
  • sofia 22-07-2012 às 21:56:29

    Achei muito interecante e muito legal saber que ano foi fabricadoas bonecas

    ¬ Responder

Pesquisar mais textos:

Deixe o seu comentário

  • Nome *

  • email

    opcional - receberá notificações

  • mensagem *

  • Os campos com * são obrigatórios